Quantcast
[ ]
Notícias de Última Hora
REGIÃO: Baião: Estreia da iniciativa Sabores de Baião no Porto foi uma aposta ganha para a economia local
terça-feira, 7 de outubro de 2014 Publicado por Unknown

Baião, levou ao Porto os seus sabores, nos dias 3,4 e 5 de Outubro. Do cardápio gastronómico destacou-se à mesa o típico Anho Assado com Arroz do Forno e o tradicional Cozido à Portuguesa confecionado com o fumeiro de Baião.

A estreia saldou-se positivamente, para a restauração, produtores locais e para a Autarquia. Estima-se que passaram mais de 4 mil pessoas pela antiga fábrica da EDP no Freixo, mais de 2 mil pessoas usufruíram do serviço de restauração, comercializaram-se mais de 3 mil quilos de produtos locais (fumeiro; doces regionais; biscoito da Teixeira; amêndoas artesanais; queijos; broa de milho; castanhas e figos); cerca de 100 garrafas e frascos de compotas e mais de 2 000 garrafas de vinho de baião (venda direta ao público e consumo nos restaurantes).

“Nestes três dias demos a conhecer a um público mais vasto a qualidade das carnes, dos legumes, dos vinhos e dos doces de Baião. Somos um concelho com características naturais muito preservadas e mantemos igualmente um saber transmitido de geração em geração na agricultura e na confeção da nossa gastronomia, o que confere um sabor único aos nossos produtos”, referiu o presidente da Câmara Municipal de Baião, José Luís Carneiro, na abertura oficial do evento.

Para José Luís Carneiro esta iniciativa é para ter continuidade. “Temos vindo a apostar na dinamização dos recursos endógenos do concelho de Baião, com a promoção de várias iniciativas no concelho, nomeadamente a Feira do Fumeiro e do Cozido à Portuguesa, o Festival do Anho Assado e do Arroz do Forno, a Feira dos Produtos Locais que se realiza semanalmente e, sentimos que esta época do ano a atividade turística, cultural e económica decresce, daí o surgir desta iniciativa para ajudar a dinâmica económica local, a qual será para se realizar também em 2015”.

O vereador dos Assuntos Económicos da Câmara Municipal de Baião, José Lima, responsável por esta iniciativa, ao usar da palavra mencionou a importância de Baião se deslocar ao grande mercado que é o Porto, “primeiro que estamos a promover as nossas potencialidades junto do público que mais nos procura e em segundo lugar, porque nos encontramos num território onde residem muitos baionenses e esta é a forma mais fácil de trazer os sabores de Baião aos nossos conterrâneos.”

A animação também viajou de Baião para o Porto. Grupos de Zés P`reiras, tocadores de concertinas, os grupos musicais O Estaleiro, Os Andarilhos e folclore integraram o cartaz musical durante os três dias.

Para a realização deste evento a Câmara Municipal de Baião teve o apoio da Associação Porto de Baião, do Instituto de Emprego e de Formação Profissional, do Turismo do Porto e Norte de Portugal e da REFER.

Na abertura oficial dos “Sabores de Baião no Porto”, estiveram presentes, o presidente da Assembleia Municipal de Baião, José Pinho Silva, o vice-presidente da Câmara Municipal de Baião, Paulo Pereira, deputados municipais, representantes de instituições do concelho de Baião, vereador da Câmara Municipal de Gondomar, Carlos Brás, representantes da Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa, do IEFP e visitantes.

Unknown

Obrigado pela sua sua visita..!

0 comentários para "REGIÃO: Baião: Estreia da iniciativa Sabores de Baião no Porto foi uma aposta ganha para a economia local"

Deixe um comentário

Regras de utilização aceitável do noticiasderesende.com

Não obstante as regras definidas e a diligência e zelo a que NOTÍCIAS DE RESENDE se propõe, não é possível um controlo exaustivo dos comentários dos utilizadores e, por isso, não é possível a NOTÍCIAS DE RESENDE garantir a correção, qualidade, integridade, precisão ou veracidade dos referidos comentários.

NOTÍCIAS DE RESENDE não é responsável pelo teor difamatório, ofensivo ou ilegal dos comentários. Todos os textos inseridos nas caixas de comentários disponibilizadas em www.noticiasderesende.com expressam unicamente os pontos de vista e opiniões dos seus respetivos autores.

Apesar da referida impossibilidade de exercer um controlo exaustivo, NOTÍCIAS DE RESENDE reserva-se o direito de bloquear e/ou de retirar das caixas de comentários quaisquer mensagens que contrariem as regras que defende para o bom funcionamento do site, designadamente as de caráter injurioso, difamatório, incitador à violência, desrespeitoso de símbolos nacionais, racista, terrorista, xenófobo e homofóbico.

Os comentadores são incentivados a respeitar o Código de Conduta do Utilizador e os Termos de Uso e Política de Privacidade que podem ser consultados neste endereço:
http://www.noticiasderesende.com/p/politica-de-privacidade.html