Quantcast
[ ]
Notícias de Última Hora
ARS-N reafirma que atendimento noturno em Baião e Resende vai encerrar
sábado, 13 de setembro de 2014 Publicado por Notícias de Resende

Baião, 12 set (Lusa) - O vice-presidente da Administração Regional de Saúde do Norte (ARS-N), Rui Cernadas, disse hoje à Lusa que o atendimento noturno nos centros de saúde de Baião e Resende vai encerrar.

Rui Cernadas admitiu apenas que o encerramento possa ocorrer de forma gradual, o que, frisou, já está a ser analisado com os presidentes das duas câmaras municipais.

Em declarações à Lusa, em Penafiel, onde hoje participou nas comemorações dos 35 anos do Serviço Nacional de Saúde, organizadas pelo Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa, o dirigente da ARS-N sublinhou que o encerramento daqueles serviços em Baião e Resende decorre da pouca procura.

À Lusa, admitiu também ter sido o autor da decisão técnica de encerramento.

Rui Cernadas avançou que, em média, apenas 1,5 utentes recorrem por noite ao atendimento nos dois centros de saúde, o que considerou insuficiente e não justificar o custo de 250.000 euros anuais associado ao funcionamento dos serviços reclamados pelos autarcas.

No dia 28 de agosto, os presidentes das câmaras de Baião e Resende anunciaram, em comunicado, que os centros de saúde daquelas localidades iriam manter-se a funcionar durante a noite.

A posição de José Luís Carneiro, de Baião, e Manuel Trindade, de Resende, contrariava o anúncio feito naquele dia pela Administração Regional de Saúde do Norte de que o atendimento noturno (das 24:00 às 08:00), devido à "pouca procura de doentes", deixaria de funcionar nos dois centros de saúde, a partir de domingo.

No documento conjunto enviado pelos municípios à Lusa, podia ler-se que "os centros de Saúde de Baião e de Resende continuarão a funcionar 24 horas por dia, como até aqui", acrescentando-se que "a informação foi prestada por entidades oficiais aos autarcas".

Anunciava-se também que para as semanas seguintes estavam previstas reuniões entre os autarcas e os responsáveis da ARS-N e da Secretaria de Estado da Saúde.

Contudo, Rui Cernadas disse hoje à Lusa que nas conversas que estão a ser mantidas com os dois presidentes de câmara, envolvendo o secretário de Estado da tutela, estuda-se um eventual período de transição para adaptação da população.

"Pedimos a compreensão deles para possibilitar uma solução que rentabilize os recursos", comentou.

Em aberto estão várias possibilidades, incluindo o funcionamento alternado, semana a semana, entre os serviços dos dois concelhos vizinhos ou a manutenção do atendimento noturno apenas durante o fim de semana.

Ainda a propósito dos custos do atendimento noturno em Baião e Resende, o representante da tutela da saúde no norte do país admitiu que ficava mais barato à ARS-N pagar a um táxi para transportar os doentes ao hospital de Penafiel.

APM // JGJ

Lusa/fim

Notícias de Resende

Obrigado pela sua sua visita..!

0 comentários para "ARS-N reafirma que atendimento noturno em Baião e Resende vai encerrar"

Deixe um comentário

Regras de utilização aceitável do noticiasderesende.com

Não obstante as regras definidas e a diligência e zelo a que NOTÍCIAS DE RESENDE se propõe, não é possível um controlo exaustivo dos comentários dos utilizadores e, por isso, não é possível a NOTÍCIAS DE RESENDE garantir a correção, qualidade, integridade, precisão ou veracidade dos referidos comentários.

NOTÍCIAS DE RESENDE não é responsável pelo teor difamatório, ofensivo ou ilegal dos comentários. Todos os textos inseridos nas caixas de comentários disponibilizadas em www.noticiasderesende.com expressam unicamente os pontos de vista e opiniões dos seus respetivos autores.

Apesar da referida impossibilidade de exercer um controlo exaustivo, NOTÍCIAS DE RESENDE reserva-se o direito de bloquear e/ou de retirar das caixas de comentários quaisquer mensagens que contrariem as regras que defende para o bom funcionamento do site, designadamente as de caráter injurioso, difamatório, incitador à violência, desrespeitoso de símbolos nacionais, racista, terrorista, xenófobo e homofóbico.

Os comentadores são incentivados a respeitar o Código de Conduta do Utilizador e os Termos de Uso e Política de Privacidade que podem ser consultados neste endereço:
http://www.noticiasderesende.com/p/politica-de-privacidade.html