Quantcast
[ ]
Notícias de Última Hora
REGIÃO: Mesão Frio: 4ª Edição da Feira do Petisco, Vinho e Produtos Regionais em Mesão Frio
terça-feira, 29 de julho de 2014 Publicado por Notícias de Resende

Foi pelo quarto ano consecutivo que Mesão Frio voltou a ser a capital do petisco durante os dias 25, 26 e 27 de julho, onde se promoveu e apreciou a excelente gastronomia, aliada aos notáveis vinhos durienses, produzidos no concelho que é precisamente «Porta do Douro». O certame que dinamiza fortemente a economia local está a enraizar-se na tradição concelhia, unindo costumes e criatividade, num apelo aos paladares, que divulga toda a riqueza de sabores.

Esta mostra de petiscos que se tem revelado uma excelente ocasião de convívio e uma oportunidade de troca de experiências em torno de sabores tradicionais, resulta de uma parceria entre o Município de Mesão Frio, os restaurantes do concelho, os produtores de vinhos e produtos regionais e os artesãos do concelho. Do programa fizeram parte a música popular portuguesa, a gastronomia, os vinhos, o artesanato, um torneio de Sueca, um encontro de carros clássicos e duas exposições, onde foi visível a presença de milhares de visitantes.

No dia 25 de julho, pelas 18h30, teve início no Claustro do Convento de São Francisco a Feira do Petisco, Vinho e Produtos Regionais, com a abertura da exposição de pintura «Emoções» de Luís Cortês, natural da freguesia de Barqueiros e da exposição «80 Anos de triciclos», de Gonçalo e Cristiana Rodrigues, onde verdadeiras raridades destes exemplares estiveram expostas. Antes, o presidente da Câmara Municipal de Mesão Frio, Alberto Pereira, acolheu e deu as boas vindas à Confraria dos Enófilos da Região Demarcada do Douro e juntou-se à habitual arruada pela Avenida Conselheiro Alpoim com o Grupo de Concertinas de Baião, seguindo-se um lanche convívio. Logo depois, a visita à exposição de pintura levou o presidente da Câmara Municipal a experienciar um momento de pintura, através do convite feito pelo autor da exposição que, no final o presenteou com uma pintura em tela. Pelas 21h30, os Pequenos Cantores de Mesão Frio subiram ao palco e pouco depois, seguiu-se a atuação da Orquestra Ligeira de Tarouca.

O segundo dia da Feira do Petisco, Vinho e Produtos Regionais foi assinalado pelo Torneio de Sueca organizado pela Associação Juvenil, Cultural e Desportiva de Vila Marim (AJCDVM). À noite, o certame terminou com o espetáculo musical interpretado pela banda Myllenium.

No último dia, a Avenida Conselheiro Alpoim encheu-se de cor e movimento, ao acolher cerca de uma centena de carros antigos para o 4.º Encontro de Clássicos «Porta do Douro» que, teve início pelas 10 horas e que contou com a animação do Grupo de Bombos da Associação Juvenil, Cultural e Desportiva de Vila Marim. Pelas 15 horas do mesmo dia, decorreu o Cortejo de Oferendas, evento organizado pela Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Mesão Frio, com o objetivo de angariar fundos para a aquisição de uma ambulância. No final do cortejo, procedeu-se ao leilão de todas as ofertas. Enquanto isso, o passeio de clássicos para todos os participantes do Encontro desfilou por algumas ruas do concelho, terminando com um lanche convívio oferecido pelo Município. À noite não voltou a faltar animação com o espetáculo musical de Élvio Correia, nem o último dia do fim de semana impossibilitou o recinto de voltar a estar repleto de pessoas.

Alheira, presunto, salpicão e outros enchidos, marrã, francesinha, pataniscas, bola, queijo, bifanas, moelas e ameijoas, são alguns dos mais variados petiscos que, no próximo ano, voltarão a estar à mesa na Feira do Petisco, Vinho e Produtos regionais, sem nunca descurar os doces regionais, o Vinho Generoso e os vinhos branco, tinto, rosé e espumantes, aptos a agradar a todos os gostos.

Na convicção de que este certame representa uma excelente oportunidade de negócio e dinamização para o comércio e economia locais, a Câmara Municipal de Mesão Frio continuará a proporcionar condições para celebrar esta tradição gastronómica tão apreciada na região e que é transversal a todas as gerações.

Notícias de Resende

Obrigado pela sua sua visita..!

0 comentários para "REGIÃO: Mesão Frio: 4ª Edição da Feira do Petisco, Vinho e Produtos Regionais em Mesão Frio"

Deixe um comentário

Regras de utilização aceitável do noticiasderesende.com

Não obstante as regras definidas e a diligência e zelo a que NOTÍCIAS DE RESENDE se propõe, não é possível um controlo exaustivo dos comentários dos utilizadores e, por isso, não é possível a NOTÍCIAS DE RESENDE garantir a correção, qualidade, integridade, precisão ou veracidade dos referidos comentários.

NOTÍCIAS DE RESENDE não é responsável pelo teor difamatório, ofensivo ou ilegal dos comentários. Todos os textos inseridos nas caixas de comentários disponibilizadas em www.noticiasderesende.com expressam unicamente os pontos de vista e opiniões dos seus respetivos autores.

Apesar da referida impossibilidade de exercer um controlo exaustivo, NOTÍCIAS DE RESENDE reserva-se o direito de bloquear e/ou de retirar das caixas de comentários quaisquer mensagens que contrariem as regras que defende para o bom funcionamento do site, designadamente as de caráter injurioso, difamatório, incitador à violência, desrespeitoso de símbolos nacionais, racista, terrorista, xenófobo e homofóbico.

Os comentadores são incentivados a respeitar o Código de Conduta do Utilizador e os Termos de Uso e Política de Privacidade que podem ser consultados neste endereço:
http://www.noticiasderesende.com/p/politica-de-privacidade.html