Quantcast
[ ]
Notícias de Última Hora
REGIÃO: Baião: De 25 a 27 de julho o Anho Assado volta a atrair milhares a Baião
quinta-feira, 17 de julho de 2014 Publicado por Notícias de Resende

As portas de mais uma edição do Festival do Anho Assado e do Arroz do Forno de Baião abrem-se na sexta-feira, dia 25 de julho, às 18h00. Até 27 de julho haverá mesa farta e recheada com sabores tradicionais no local designado por Feira do Tijelinho. Este ano a organização preparou uma nova modalidade de preços, para ir ao encontro das necessidades dos consumidores.

O Festival do Anho Assado e do Arroz do Forno marca o ponto alto do verão por terras de Baião no que à boa gastronomia diz respeito. O protagonista da festa é o anho assado, um manjar que em Baião é confecionado por mãos sábias e com ingredientes de grande qualidade.

É a Câmara Municipal de Baião que prepara as condições para que tudo se processe nas condições ideais. Depois, juntam-se à festa cinco restaurantes a quem cabe a missão de confecionar a receita tradicional do Anho Assado, usando para isso os tradicionais fornos a lenha. É ali que entram os alguidares de barro com o anho e o arroz, cozinhados numa rica calda onde cabem várias carnes.

Este ano a organização segue uma nova modalidade de preços, mais ajustada às necessidades dos consumidores. Passa a estar disponível a opção de uma dose por pessoa, o que inclui a entrada típica designada de “verde” (ou bazulaque) e o Anho Assado com Arroz de Forno, pelo preço de 12,50 euros. Este valor não inclui bebidas. Mas continua também a estar disponível o menu completo, que traz entradas, prato principal e sobremesa.

CONFORTO ASSEGURADO

O festival tem lugar na vila de Baião, numa tenda de grandes dimensões montada especialmente para o efeito. Ali estão reunidas condições de conforto e frescura, tornando-se num espaço agradável, mesmo nos dias quentes de verão.

A frescura vem também dos vinhos verdes da sub-região de Baião que poderão ser encontrados no recinto e que tão bem acompanham a generosa refeição de Anho Assado com Arroz de Forno. Mas existem ainda outros produtos típicos do concelho a provar, como como o biscoito da Teixeira, a broa de milho, os citrinos da Pala ou os doces regionais.

Nos últimos anos juntaram-se a estes outras iguarias produzidas pela arte e engenho dos baionenses, como sejam os licores, as compotas, os chocolates, o mel ou os queijos, que, lentamente, mas de forma determinada, vão conquistando o seu lugar entre as preferências dos locais e dos visitantes. Também não poderiam faltar os elementos do artesanato concelhio, que têm nas bengalas de Gestaçô e nas cestas de Frende os seus principais embaixadores.

“Estes produtos resultam de ideias inovadoras de jovens baionenses e trazem maior variedade à oferta do nosso concelho. Acreditamos que estas iniciativas se irão traduzir no reforço da economia concelhia, proporcionando a fixação das populações ao nosso território”, refere a este respeito o presidente da Câmara Municipal de Baião, José Luís Carneiro.

JOSÉ REZA ATUA NO SÁBADO À NOITE

A animação de todo o festival será assegurada por bandas musicais, grupos de concertinas e ranchos folclóricos, que ao longo dos três dias irão percorrer o recinto levando alegria, música e cantares ao desafio a todas as mesas. O espetáculo principal está reservado para o sábado à noite (26 de julho) onde às 22h30 atua o artista nacional José Reza, acompanhado pela sua banda. O espetáculo tem entrada livre.

Notícias de Resende

Obrigado pela sua sua visita..!

0 comentários para "REGIÃO: Baião: De 25 a 27 de julho o Anho Assado volta a atrair milhares a Baião"

Deixe um comentário

Regras de utilização aceitável do noticiasderesende.com

Não obstante as regras definidas e a diligência e zelo a que NOTÍCIAS DE RESENDE se propõe, não é possível um controlo exaustivo dos comentários dos utilizadores e, por isso, não é possível a NOTÍCIAS DE RESENDE garantir a correção, qualidade, integridade, precisão ou veracidade dos referidos comentários.

NOTÍCIAS DE RESENDE não é responsável pelo teor difamatório, ofensivo ou ilegal dos comentários. Todos os textos inseridos nas caixas de comentários disponibilizadas em www.noticiasderesende.com expressam unicamente os pontos de vista e opiniões dos seus respetivos autores.

Apesar da referida impossibilidade de exercer um controlo exaustivo, NOTÍCIAS DE RESENDE reserva-se o direito de bloquear e/ou de retirar das caixas de comentários quaisquer mensagens que contrariem as regras que defende para o bom funcionamento do site, designadamente as de caráter injurioso, difamatório, incitador à violência, desrespeitoso de símbolos nacionais, racista, terrorista, xenófobo e homofóbico.

Os comentadores são incentivados a respeitar o Código de Conduta do Utilizador e os Termos de Uso e Política de Privacidade que podem ser consultados neste endereço:
http://www.noticiasderesende.com/p/politica-de-privacidade.html