Quantcast
[ ]
Notícias de Última Hora
Rotary Internacional visita Externato D. Afonso Henriques: Organização procura através do município criar um programa de liderança juvenil
quarta-feira, 4 de junho de 2014 Publicado por Unknown

No passado dia 30 de maio, a Governadora do Distrito 1970, Goreti Machado, visitou o concelho de Resende. Iniciou a sua visita, deslocando-se a um estabelecimento de ensino de referência, no distrito de Viseu, o Externato D. Afonso Henriques, onde foi recebida pelo seu Diretor Padre José Augusto Marques.

“Está a comemorar os seus 50 anos. No início o Externato era situado em Massas, perto da escola preparatória, e desde 1979 no lugar atual, Largo da Igreja. Trata-se de uma obra feita por etapas, à medida das possibilidades, e foi feita sobretudo com a coragem e dedicação do antecessor do diretor, Padre Martins” refere Pe. José Augusto Marques, dando a conhecer a Escola de Ensino Particular e Cooperativo.

A escola atualmente tem 11 turmas, cerca de 300 alunos. “O Externato tem vindo enfrentado um grave problema, com a diminuição de alunos devido à baixa taxa de natalidade no concelho, não chegando a 70 nados por ano. Tendo no concelho uma média de 140-150 alunos por ano. Esta situação põe em causa postos de trabalhos, como docentes, funcionários e outros.”

“O Externato também se tem debatido com outro problema, as baixas espectativas dos alunos, porque em virtude da classe média e baixa, e com a quantidade de famílias que estão dependentes de subsídios, seja de desemprego ou rendimento social de inserção, veio de certo modo transformar a mentalidade do concelho e dos alunos. A luta por objetivos maiores tem dificultado em muito o trabalho da escola.”

Goreti Machado refere que “esta escola sobrevive com a sua qualidade. Este tipo de Escolas de Ensino Particular e Cooperativo fica mais barato ao estado. O governo deveria olhar mais para este tido de ensino.”

“Todas as estruturas desta escola foram custeadas pela instituição, enquanto que existem derrapagens do Parque Escolar, custos acrescidos ao estado, sendo a realização destas obras insustentável”, diz Pe. José Augusto Marques.

O Externato D. Afonso Henriques quer continuar a primar pelo ensino de qualidade. Procurando manter o ambiente familiar, uma garantia para preservar e manter. É nesta perspetiva que a escola orienta o seu projeto educativo, sendo a sua mais-valia, “enquanto nos deixarem”.

Na reunião ainda se falou nas dificuldades do concelho de Resende, como as fracas ligações rodoviárias, tecido empresarial pouco desenvolvido e elevada taxa de desemprego.

Para finalizar a visita ao Externato D. Afonso Henriques, Goreti Machado reforça que “tem de haver um luta grande para que esta casa continue a dar os frutos que tem dado. Os melhores defensores para que esta instituição continue, e a formar pessoas com qualidade, que são o futuro de Portugal, são as pessoas que passaram por aqui. Será necessário reunir através de um encontro aqueles que estão a desempenhar funções por este país fora, e contar-lhes o perigo que esta instituição está a correr. Sendo algumas políticas não favoráveis a este tipo de ensino. E é deste ensino que saem os bons políticos, os bons gestores. Está na altura de arranjar de um núcleo duro para enfrentar o que virá daqui para a frente. É a altura de reunir as tropas”.

De seguida deslocou-se à Câmara Municipal de Resende onde se reuniu com Sandra Pinto, vereadora com o pelouro da educação, animação e cultura. Deu a conhecer a organização e deixou um desafio ao município. O desafio seria uma parceria entre o Rotary Club e a Câmara no sentido de criar um programa, Rotary Youth Leadership Awards (RYLA), tendo a ver com a identificação de líderes, e promoção de liderança dentro da juventude. Podendo ser feito com jovens locais e de outras regiões. Os custos deste programa seriam relativos, sendo mais necessários apoios logísticos. Tendo como objetivo aproveitar a dinâmica, filosofia e pujança da juventude, “para abrir Resende”.

A Srª Governadora, Goreti Machado, ainda teve oportunidade de provar as deliciosas cerejas de Resende na Cermouros, empresa de Resende que se dedica a comercialização deste produto de excelência do concelho de Resende. Realizou ainda uma reunião de trabalho com o Rotary Clube de Resende, onde deu uma palavra de estimulo e de apoio ao Clube local. E terminou o dia num animado jantar festivo de confraternização.

Alguns alunos da Universidade Sénior, acompanharam a Sra Governadora durante este périplo, demonstrando o seu apoio ao Rotary Clube de Resende neste dia tão marcante para o Clube.

O Rotary Clube de Resende teve ainda oportunidade de presentear a Sra Governadora com um cheque destinado a fundação Rotaria Portuguesa, flores oferecidas pelo Horto do Bulho, Sabonetes Aregos e o livro “Caldas de Aregos As Águas Milagrosas do Douro” oferecidos pelos responsáveis da Douro Memories.

Rafael Barbosa

Unknown

Obrigado pela sua sua visita..!

0 comentários para "Rotary Internacional visita Externato D. Afonso Henriques: Organização procura através do município criar um programa de liderança juvenil"

Deixe um comentário

Regras de utilização aceitável do noticiasderesende.com

Não obstante as regras definidas e a diligência e zelo a que NOTÍCIAS DE RESENDE se propõe, não é possível um controlo exaustivo dos comentários dos utilizadores e, por isso, não é possível a NOTÍCIAS DE RESENDE garantir a correção, qualidade, integridade, precisão ou veracidade dos referidos comentários.

NOTÍCIAS DE RESENDE não é responsável pelo teor difamatório, ofensivo ou ilegal dos comentários. Todos os textos inseridos nas caixas de comentários disponibilizadas em www.noticiasderesende.com expressam unicamente os pontos de vista e opiniões dos seus respetivos autores.

Apesar da referida impossibilidade de exercer um controlo exaustivo, NOTÍCIAS DE RESENDE reserva-se o direito de bloquear e/ou de retirar das caixas de comentários quaisquer mensagens que contrariem as regras que defende para o bom funcionamento do site, designadamente as de caráter injurioso, difamatório, incitador à violência, desrespeitoso de símbolos nacionais, racista, terrorista, xenófobo e homofóbico.

Os comentadores são incentivados a respeitar o Código de Conduta do Utilizador e os Termos de Uso e Política de Privacidade que podem ser consultados neste endereço:
http://www.noticiasderesende.com/p/politica-de-privacidade.html