Quantcast
[ ]
Notícias de Última Hora
REGIÃO: Castro Daire: Inauguração do “PR 8 – Trilho da Pombeira”
quarta-feira, 28 de maio de 2014 Publicado por Unknown

No passado sábado, 24 de maio, decorreu a inauguração do “PR 8 – Trilho da Pombeira”.

Esta iniciativa insere-se na quinta edição do “Maio Pedestre”, promovido pelo Município de Castro Daire, sendo o “Trilho da Pombeira” o quarto de cinco percursos a decorrer nesse âmbito.

Este é um percurso circular de pequena rota, tendo uma extensão de 10,3 Km, um elevado interesse paisagístico, cultural, geológico e ambiental. Está dotado de sinalética vertical de plástico reciclado, possibilitando ainda a aplicação QR Code (disponível para smartphones).

O ponto de partida, junto à Igreja de Lamelas, juntou mais de uma centena de participantes, onde, antes de iniciarem esta caminhada, alguns tiveram a oportunidade de efetuarem um rastreio de avaliação do IMC (Índice de Massa Corporal), tensão arterial, glicémia capilar e pulso, dinamizado pela equipa multidisciplinar da Unidade Móvel de Saúde.

A sessão de inauguração contou com a presença do Vice-Presidente Eurico Moita e do Vereador Dr.º Rui Braguês, que dando as boas vindas, agradeceram a presença dos participantes.

Seguindo as marcações e percorrendo parte do núcleo rural da aldeia de Lamelas, alcança-se o alto da Portela, onde a Serra do Montemuro surge com paisagens magníficas e uma visão esplêndida do horizonte.
Prosseguindo por campos verdejantes e caminhos rurais chegou-se à aldeia de Codeçais, onde a equipa da Unidade Móvel de Saúde realizou uma segunda avaliação. Os participantes foram ainda recebidos com um lanche convívio oferecido pela Associação do Grupo Desportivo e Recreativo de Codeçais, comemorando os seus seis anos de existência.

Continuando o percurso, e agora sempre a descer até ao Lugar da Pombeira, os vários moinhos e a Cascata da Pombeira merecem a nossa especial atenção. Classificada como geossítio, localiza-se sobre um dos grandes blocos graníticos de Montemuro, onde o Rio Pombeiro “aproveitou” a fracturação do maciço granítico, caindo em cascata. Observam-se também pequenas geoformas, como Marmitas de Gigante, provocadas pela erosão fluvial. Este é, sem dúvida, o ponto fulcral deste itinerário.

Deixando este recanto mágico da natureza, prossegue-se até à aldeia de Lamelas, contemplando-se ainda por muito tempo a companhia lá ao fundo do rio Pombeiro.

Chegando ao final, a tarde culminou com novo lanche convívio, oferecido pela Associação Cultural, Desportiva e Recreativa de Lamelas, tendo como animação a atuação das Dance Emotion.

Sendo este o penúltimo percurso a decorrer no “Maio Pedestre” de 2014, contamos com a participação da população no próximo sábado.

Unknown

Obrigado pela sua sua visita..!

0 comentários para "REGIÃO: Castro Daire: Inauguração do “PR 8 – Trilho da Pombeira”"

Deixe um comentário

Regras de utilização aceitável do noticiasderesende.com

Não obstante as regras definidas e a diligência e zelo a que NOTÍCIAS DE RESENDE se propõe, não é possível um controlo exaustivo dos comentários dos utilizadores e, por isso, não é possível a NOTÍCIAS DE RESENDE garantir a correção, qualidade, integridade, precisão ou veracidade dos referidos comentários.

NOTÍCIAS DE RESENDE não é responsável pelo teor difamatório, ofensivo ou ilegal dos comentários. Todos os textos inseridos nas caixas de comentários disponibilizadas em www.noticiasderesende.com expressam unicamente os pontos de vista e opiniões dos seus respetivos autores.

Apesar da referida impossibilidade de exercer um controlo exaustivo, NOTÍCIAS DE RESENDE reserva-se o direito de bloquear e/ou de retirar das caixas de comentários quaisquer mensagens que contrariem as regras que defende para o bom funcionamento do site, designadamente as de caráter injurioso, difamatório, incitador à violência, desrespeitoso de símbolos nacionais, racista, terrorista, xenófobo e homofóbico.

Os comentadores são incentivados a respeitar o Código de Conduta do Utilizador e os Termos de Uso e Política de Privacidade que podem ser consultados neste endereço:
http://www.noticiasderesende.com/p/politica-de-privacidade.html