Quantcast
[ ]
Notícias de Última Hora
REGIÃO: Baião: Câmara de Baião, Agrupamentos de Escolas e APAVO assinaram acordo de cooperação com a "Junior Achievement"
sexta-feira, 11 de abril de 2014 Publicado por Unknown

Foi assinado, no dia 1 de abril, um acordo de colaboração entre a Câmara Municipal de Baião, a Associação Aprender a Empreender "Junior Achievement", os Agrupamento de Escolas de Vale de Ovil, de Sudeste e de Eiriz e a APAVO (Associação de Pais e Encarregados de Educação do Agrupamento de Escolas do Vale de Ovil), que irá vigorar durante o presente ano letivo.

Para o presidente da Câmara Municipal de Baião, José Luís Carneiro " a celebração deste acordo insere-se na política da autarquia de qualificação da escola pública, onde se inscrevem as respostas adequadas aos novos tempos, como é este caso de desenvolvimento de parcerias para o fomento do empreendedorismo".

O acordo tem por objeto regular a forma de envolvimento das partes no processo de promoção e realização de vários programas educativos no sector do empreendedorismo, nestes incluídos os programas "A comunidade" e "É o Meu Negócio" dirigido a alunos do ensino básico, para um total de 466 alunos.
Os Agrupamentos de Escolas de Eiriz e de Sudeste aderiram pela primeira vez aos programas da Júnior Achievement porque consideram importante o fomento cultural do empreendedorismo nas crianças e porque os resultados obtidos na participação do Agrupamento de Escolas do Vale de Ovil nos dois anos letivos anteriores foram positivos, argumentaram os diretores dos Agrupamentos, José de Matos e Manuela Miranda.

Carlos Alberto Carvalho, diretor do Agrupamento de Escolas do Vale de Ovil, referiu que "a participação pela 3ª vez consecutiva nesta iniciativa deve-se ao fato dos resultados efetivos nas duas edições terem sido positivos e em simultâneo, ser um complemento à aprendizagem na escola".

A presidente da APAVO, Joana Azeredo agradeceu à Câmara Municipal de Baião o seu envolvimento e salientou que a metodologia adotada pela Júnior Achievement proporciona aos jovens baionenses um aumento das suas competências na área do empreendedorismo. "Os jovens aprendem muito na Escola, mas a Júnior Achievement ensina-lhes o que a Escola não ensina".

Por sua vez a diretora Regional da Associação Aprender e Empreender, Marta Vieira, para além de ter agradecido o apoio da Câmara Municipal de Baião, salientou o alargamento dos programas da Associação a todos o Agrupamentos de Escolas do concelho de Baião e a participação de 25 voluntários.

"O nosso objetivo é a facilitar a integração dos jovens no mercado de trabalho através do desenvolvimento da responsabilidade, cidadania, inovação e do espirito de equipa. Estas competências são ensinadas por nós desde os 6 anos de idade", acrescentou.

A vereadora da Educação da Câmara Municipal de Baião, Ivone Abreu, deixou uma palavra de agradecimento aos jovens que participaram voluntariamente nos anteriores programas, pelo seu empenho e dedicação à causa.

O trabalho da "Junior Achievement" em Baião

Os programas da Associação Aprender a Empreender foram desenvolvidos em Baião nos dois últimos anos letivos, 2011-2012 e 2012-2013 respetivamente, onde estiveram envolvidas as seguintes entidades: APAVO, Santa Casa da Misericórdia de Baião, através do CLDS e o Agrupamento de Escolas de Vale de Ovil.

No ano letivo 2011-2012 foi implementado o programa "A Empresa", nos 11ºs anos, envolvendo um total de 5 turmas (3 turmas do ensino regular e 2 turmas do ensino profissional) e 5 voluntários, tendo sido apoiado financeiramente pela Santa Casa da Misericórdia de Baião, enquadrado no CLDS.

No ano letivo 2012-2013 implementaram-se dois programas: "A Comunidade" nos 4ºs anos, envolvendo 3 turmas, um total de 67 alunos e 3 voluntários e "A Europa e Eu" nos 6ºs anos, envolvendo 4 turmas, um total de 84 alunos e 4 voluntários. Estes programas foram financiados pela Fundação Calouste Gulbenkian, no âmbito do Projeto EMA - Escola com Melhores Aprendizagens.

Unknown

Obrigado pela sua sua visita..!

0 comentários para "REGIÃO: Baião: Câmara de Baião, Agrupamentos de Escolas e APAVO assinaram acordo de cooperação com a "Junior Achievement""

Deixe um comentário

Regras de utilização aceitável do noticiasderesende.com

Não obstante as regras definidas e a diligência e zelo a que NOTÍCIAS DE RESENDE se propõe, não é possível um controlo exaustivo dos comentários dos utilizadores e, por isso, não é possível a NOTÍCIAS DE RESENDE garantir a correção, qualidade, integridade, precisão ou veracidade dos referidos comentários.

NOTÍCIAS DE RESENDE não é responsável pelo teor difamatório, ofensivo ou ilegal dos comentários. Todos os textos inseridos nas caixas de comentários disponibilizadas em www.noticiasderesende.com expressam unicamente os pontos de vista e opiniões dos seus respetivos autores.

Apesar da referida impossibilidade de exercer um controlo exaustivo, NOTÍCIAS DE RESENDE reserva-se o direito de bloquear e/ou de retirar das caixas de comentários quaisquer mensagens que contrariem as regras que defende para o bom funcionamento do site, designadamente as de caráter injurioso, difamatório, incitador à violência, desrespeitoso de símbolos nacionais, racista, terrorista, xenófobo e homofóbico.

Os comentadores são incentivados a respeitar o Código de Conduta do Utilizador e os Termos de Uso e Política de Privacidade que podem ser consultados neste endereço:
http://www.noticiasderesende.com/p/politica-de-privacidade.html