Quantcast
[ ]
Notícias de Última Hora
REGIÃO: Lamego: Hugo Nascimento e João Paulo Anciães alunos da EHTDOURO – Lamego participaram como muita dignidade no I Campeonato de Jovens Escanções em Pontevedra
sexta-feira, 7 de março de 2014 Publicado por Notícias de Resende

A Escola de Hotelaria e Turismo do Douro – Lamego no âmbito de um conjunto de iniciativas que têm vindo a ser desenvolvidas para criar “parcerias” entre as escolas de hotelaria e turismo de Portugal e da Galiza, foi convidada “especial” pelo Centro Integrado de Formação Profissional, CIFP Carlos Orosa – Ponteverda – Galiza - Espanha.

O I Campeonato de Escanções – Suso Dominguéz apresentou 20 finalistas, entre os quais os dois alunos da EHTDOURO, Hugo Nascimento e João Paulo Anciães, ambos do 3º Ano do Curso de Técnicas de Restauração/Bar, acompanhados pela Formadora de Restaurante e Vinhos, Regina Mões e pelo Diretor da Escola de Lamego, Paulo Morais Vaz.

Sobre esta (primeira) participação, o Diretor da EHTDOURO afirmou no final, …, “A presença da EHTDouro neste Concurso, insere-se na estratégia de promoção de ações de proximidade com escolas congéneres do país vizinho, com particular incidência da Galiza. Foi  uma oportunidade de testar o nosso modelo de formação e a capacidade de integrar novos conhecimentos sobre produtos, até agora, algo desconhecidos para os nossos alunos. Serviu, ainda, para evidenciar um grau de desenvolvimento muito razoável ao nível das técnicas profissionais e uma capacidade muito interessante de comunicação e integração por parte dos alunos. De destacar o empenho e trabalho de preparação dos alunos tanto por parte deles, como por parte da Formadora de Serviço de Restaurante e de Serviço de Vinhos, Regina Mões”.

Para o aluno participante Hugo Nascimento esta presença e participação foram muito importantes, …, “Para mim, foi uma experiência muito gratificante e enriquecedora tanto a nível de aprendizagem como a nível pessoal. Deu para perceber como os alunos das escolas espanholas recebem a sua formação e, deu para comparar com a forma que nós recebemos a nossa. São estilos idênticos mas cada um com a sua especificidade e foi uma experiência que, se tiver oportunidade, gostaria de repetir”.

Já João Paulo Anciães acrescentou, …, "Com esta experiência deu para evoluir os meus conhecimentos a nível técnico mas, sobretudo, a nível pessoal devido ao intercâmbio que tivemos com os outros concorrentes e também de enaltecer a forma como fomos recebidos e acolhidos pela organização do evento. Com este intercâmbio deu para trocar conhecimentos com os outros concorrentes onde  houve uma troca dos mesmos entre as duas partes, isso fez com que eles conhecessem um pouco da nossa forma de aprendizagem e também que eu percebesse a deles” e a concluir, …, “Sem dúvida que foi uma grande experiência".

O Diretor da CIFP Carlos Arosa Manuel Hermo destacou a presença das escolas de hotelaria das duas regiões fronteiriças neste 1º Campeonato de Escanções em homenagem a Suso Dominguéz, diretor que desenvolveu esta escola, hoje com mais de 350 alunos e que faleceu recentemente.

Nesta aproximação das escolas inseridas na Euro região, desde o início destes contactos que se tem contado com o empenho e envolvimentos do responsável autonómico pelas “pastas” da Educação e da Cultura da Xunta da Galiza, Concelheiro D. Jesús Vázquez Abad que, não só deu relevo à participação da EHTDOURO, como manifestou interesse e empenho em acompanhar as próximas iniciativas.

A este propósito Paulo Morais Vaz, Diretor da EHTDOURO – Lamego conclui acrescentando, …, “No seguimento desta ação decorrerá nos próximos dias 10, 11 e 12 de Março uma visita de um grupo de alunos e formadores do CIFP Carlos Oroza à EHTDouro e à região, com um momento alto constituído por uma almoço da gastronomia galega, confecionado e servido pelos alunos do país vizinho a um conjunto de convidados locais e internacionais, bem como a alunos da nossa Escola”.

Notícias de Resende

Obrigado pela sua sua visita..!

0 comentários para "REGIÃO: Lamego: Hugo Nascimento e João Paulo Anciães alunos da EHTDOURO – Lamego participaram como muita dignidade no I Campeonato de Jovens Escanções em Pontevedra"

Deixe um comentário

Regras de utilização aceitável do noticiasderesende.com

Não obstante as regras definidas e a diligência e zelo a que NOTÍCIAS DE RESENDE se propõe, não é possível um controlo exaustivo dos comentários dos utilizadores e, por isso, não é possível a NOTÍCIAS DE RESENDE garantir a correção, qualidade, integridade, precisão ou veracidade dos referidos comentários.

NOTÍCIAS DE RESENDE não é responsável pelo teor difamatório, ofensivo ou ilegal dos comentários. Todos os textos inseridos nas caixas de comentários disponibilizadas em www.noticiasderesende.com expressam unicamente os pontos de vista e opiniões dos seus respetivos autores.

Apesar da referida impossibilidade de exercer um controlo exaustivo, NOTÍCIAS DE RESENDE reserva-se o direito de bloquear e/ou de retirar das caixas de comentários quaisquer mensagens que contrariem as regras que defende para o bom funcionamento do site, designadamente as de caráter injurioso, difamatório, incitador à violência, desrespeitoso de símbolos nacionais, racista, terrorista, xenófobo e homofóbico.

Os comentadores são incentivados a respeitar o Código de Conduta do Utilizador e os Termos de Uso e Política de Privacidade que podem ser consultados neste endereço:
http://www.noticiasderesende.com/p/politica-de-privacidade.html