Quantcast
[ ]
Notícias de Última Hora
REGIÃO: Castro Daire: Semana da Floresta do Concelho de Castro Daire
quinta-feira, 27 de março de 2014 Publicado por Notícias de Resende

A Câmara Municípal de Castro Daire, promoveu de 17 a 21 de Março de 2014 a IX Semana Florestal do Concelho, onde foram realizadas várias ações, com o objectivo de sensibilizar a comunidade escolar e a população em geral para a defesa da floresta.

A abertura da Semana Florestal, teve início no dia 17 de Março com o encontro dos Técnicos dos Gabinetes Florestais das autarquias do distrito. Este dia teve início com a realização do Percurso Pedestre do Trilho dos Lameiros, situado em Mouramorta. Este é um percurso ainda muito rural e os Técnicos puderam ver a sua importância quando situadas em zonas envolventes à ocorrência de incêndios florestais. Na parte da tarde, no Auditório do Centro Municipal de Cultura, realizou-se um workshop, com a participação do Vice Presidente da Câmara Municipal de Castro Daire, Eurico Moita, do Eng.º Nuno Amaral do ICNF, do Eng.º Tiago Pocinho do CDOS de Viseu  e do Tenente Coronel José Machado da GNR de Viseu, , onde se debateram várias questões relacionadas com as tarefas que os GTF têm que desempenhar.

No dia 18 de Março, realizou-se um Workshop sobre Floresta e Proteção Civil, dirigido aos alunos do 1º ciclo do agrupamento de escolas de Castro Daire, onde o Adjunto do Comando dos Bombeiros Voluntários de Castro Daire, Fernando Albuquerque, fez uma abordagem sobre as medidas de autoproteção a adotar para os principais riscos existentes no concelho.

Realizou-se no dia 19 de Março, a plantação de espécies autóctones e aromáticas, na escola EB2, 3, na EB1 de Mões e na Escola Secundária de Castro Daire. Esta plantação contou com a participação interativa dos alunos.

No dia 20 de Março, o dia foi dirigido aos alunos do pré-escolar do agrupamento de escolas de Castro Daire, que assistiram ao espetáculo musico-teatral “O Tobias e o auto-tanque”, que mostrou a centenas de alunos a forma de agir corretamente perante uma situação de incêndio na escola, tendo em conta três linhas de orientação: Prevenir, Planear e Socorrer.

O dia de encerramento da Semana Florestal, dia 21 de Março, datou com o IX Seminário “Floresta sem Fronteiras no Montemuro e Paiva”. Neste Seminário foram abordados temas relacionados com a floresta, agricultura e apicultura, temas estes muito debatidos pelos participantes.

A realização das ações ao longo da semana florestal tiveram como objetivo sensibilizar todos os participantes para a importância dos espaços florestais na multiplicidade dos seus usos e funções e para a responsabilidade coletiva da sua proteção e valorização, através de um melhor conhecimento do que é a floresta. Por outro lado, sensibilizar os jovens para as corretas práticas ambientais, apontando para a importância da floresta e a sua proteção. Desta forma, apostando numa faixa etária que está em formação e por isso, mais “vulnerável” à aprendizagem. Esta iniciativa remete um conjunto de práticas que, com certeza, serão interiorizadas por todos.

A Câmara Municipal de Castro Daire agradece a todos os participantes e colaboradores.

Notícias de Resende

Obrigado pela sua sua visita..!

0 comentários para "REGIÃO: Castro Daire: Semana da Floresta do Concelho de Castro Daire"

Deixe um comentário

Regras de utilização aceitável do noticiasderesende.com

Não obstante as regras definidas e a diligência e zelo a que NOTÍCIAS DE RESENDE se propõe, não é possível um controlo exaustivo dos comentários dos utilizadores e, por isso, não é possível a NOTÍCIAS DE RESENDE garantir a correção, qualidade, integridade, precisão ou veracidade dos referidos comentários.

NOTÍCIAS DE RESENDE não é responsável pelo teor difamatório, ofensivo ou ilegal dos comentários. Todos os textos inseridos nas caixas de comentários disponibilizadas em www.noticiasderesende.com expressam unicamente os pontos de vista e opiniões dos seus respetivos autores.

Apesar da referida impossibilidade de exercer um controlo exaustivo, NOTÍCIAS DE RESENDE reserva-se o direito de bloquear e/ou de retirar das caixas de comentários quaisquer mensagens que contrariem as regras que defende para o bom funcionamento do site, designadamente as de caráter injurioso, difamatório, incitador à violência, desrespeitoso de símbolos nacionais, racista, terrorista, xenófobo e homofóbico.

Os comentadores são incentivados a respeitar o Código de Conduta do Utilizador e os Termos de Uso e Política de Privacidade que podem ser consultados neste endereço:
http://www.noticiasderesende.com/p/politica-de-privacidade.html