Quantcast
[ ]
Notícias de Última Hora
REGIÃO: Baião: Rios Ovil e Teixeira repovoados com trutas
sexta-feira, 21 de março de 2014 Publicado por Notícias de Resende

Os rios Ovil e Teixeira ganharam mais de 6000 novos habitantes no dia 19 de março. São trutas "truta fário" e foram trazidas para os cursos de água baionenses por um técnico do Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas após um contato estabelecido pela Câmara Municipal de Baião.

Esta ação de repovoamento dos rios insere-se na estratégia de preservação da fauna e da flora concelhias que tem sido seguida pela autarquia baionense.

O vice-presidente da Câmara Municipal de Baião, Paulo Pereira explicou que esta é mais uma das medidas da autarquia para promover o equilíbrio ambiental do concelho que se orgulha do seu lema "Baião Vida Natural". "Somos o concelho do distrito do Porto com maior percentagem de áreas verdes no seu território e temos vindo a desenvolver medidas no âmbito da sensibilização ambiental, da reflorestação e da eficiência energética, mas também da qualificação do território no âmbito da recolha e tratamento de resíduos sólidos e do saneamento", observou Paulo Pereira, acompanhado pelo vereador do Urbanismo e Ambiente, Henrique Gaspar. Para o autarca é importante que Baião seja um concelho com mais qualidade de vida para os baionenses e mais atrativo para os visitantes.

No rio Ovil os repovoamentos foram feitos nos lugares de Outoreça e na zona de Lazer da Fraga do Rio, ambos situados na freguesia de Campelo e Ovil. No rio Teixeira a ação decorreu em Várzea (Teixeira e Teixeiró) e em Arufe (Loivos da Ribeira e Tresouras).

Nas ações participaram o Agrupamento de Escolas de Vale de Ovil, a associação Ecosimbioses, as freguesias de Campelo e Ovil e de Loivos da Ribeira e Tresouras e a Associação de Caçadores e Pescadores de Ovil e Loivos do Monte.

TRAZER VIDA AOS RIOS DE BAIÃO

Esta atividade surge no seguimento de dois outros repovoamentos com trutas realizados no concelho de Baião em 2010 e em 2011. Na primeira destas ocasiões foram colocados nos rios Ovil e Teixeira cerca de 3000 ovos de truta fário. Já em 2011, por iniciativa do Agrupamento de Escolas de Vale de Ovil, efetuou-se outro repovoamento, desta vez apenas no Ovil, tendo sido ali colocados 3500 espécimes.

Notícias de Resende

Obrigado pela sua sua visita..!

0 comentários para "REGIÃO: Baião: Rios Ovil e Teixeira repovoados com trutas"

Deixe um comentário

Regras de utilização aceitável do noticiasderesende.com

Não obstante as regras definidas e a diligência e zelo a que NOTÍCIAS DE RESENDE se propõe, não é possível um controlo exaustivo dos comentários dos utilizadores e, por isso, não é possível a NOTÍCIAS DE RESENDE garantir a correção, qualidade, integridade, precisão ou veracidade dos referidos comentários.

NOTÍCIAS DE RESENDE não é responsável pelo teor difamatório, ofensivo ou ilegal dos comentários. Todos os textos inseridos nas caixas de comentários disponibilizadas em www.noticiasderesende.com expressam unicamente os pontos de vista e opiniões dos seus respetivos autores.

Apesar da referida impossibilidade de exercer um controlo exaustivo, NOTÍCIAS DE RESENDE reserva-se o direito de bloquear e/ou de retirar das caixas de comentários quaisquer mensagens que contrariem as regras que defende para o bom funcionamento do site, designadamente as de caráter injurioso, difamatório, incitador à violência, desrespeitoso de símbolos nacionais, racista, terrorista, xenófobo e homofóbico.

Os comentadores são incentivados a respeitar o Código de Conduta do Utilizador e os Termos de Uso e Política de Privacidade que podem ser consultados neste endereço:
http://www.noticiasderesende.com/p/politica-de-privacidade.html