Quantcast
[ ]
Notícias de Última Hora
REGIÃO: Baião: Plano Mais Baião para Todos aprovado de forma unânime
segunda-feira, 31 de março de 2014 Publicado por Notícias de Resende

“+ Baião para Todos”: assim se designa o Plano de Desenvolvimento Social (PDS), que o Conselho Local de Ação Social de Baião aprovou a 28 de março para os próximos seis anos. Até 2020 deverão ser implementadas cerca de 90 atividades ou medidas, destinadas a atingir 35 objetivos concretos, repartidos por seis eixos temáticos.

O presidente do Conselho Local de Ação Social e vereador dos Assuntos Sociais da Câmara de Baião, Paulo Pereira, congratulou-se pela aprovação por unanimidade do documento e destacou o facto der um documento com “soluções” e “lógicas” à medida de Baião e assente na parceria e na participação entre os vários agentes da rede social do concelho.

Paulo Pereira agradeceu a participação de todas as entidades que fizeram propostas para o PDS, ajudando a construir um plano “rico, adaptado à realidade local e passível de ser colocado em prática”. Referiu, também, que o modelo de governação do plano permite a monitorização e adaptação das medidas, consoante este vá sendo implementado.

Também presente na reunião, o presidente da Câmara Municipal de Baião, José Luís Carneiro referiu que alguns dos problemas sociais e demográficos com os quais o concelho se defronta, como sejam a quebra demográfica e o envelhecimento da população, não são um exclusivo de Baião. “São uma realidade nacional e europeia. Os problemas com que nos confrontamos não devem ser vistos segundo uma perspetiva partidária, mas deve sim unir todas as forças políticas, sociais, empresariais e associativas do concelho na sua resolução”, acrescentou.

José Luís Carneiro elogiou ainda o facto de o PDS estar alinhado com um plano social de âmbito regional e com a estratégia nacional e europeia até 2020.

Na reunião do Conselho Local de Ação Social estiveram presentes autarquias de freguesia, agrupamentos de escolas, instituições de solidariedade social, serviços públicos de saúde e segurança social, forças de segurança e corporações humanitárias, para além de entidades privadas do sector da formação e saúde, com assento no órgão.

DA INFÂNCIA AO ENVELHECIMENTO ATIVO

O Plano de Desenvolvimento Social tem como objetivo essencial a promoção da dignidade da pessoa, assente na supressão e/ou atenuação dos constrangimentos que impedem a sua valorização, conforto e inclusão na sociedade como cidadãos ativos de pleno direito.

O plano desenvolve-se ao longo de seis eixos: “Envelhecimento Ativo e Inclusivo”, “Emprego, Formação e Empreendedorismo”; “Incapacidades e Dificuldades na Autonomia e Mobilidade”; “Família, Infância e Juventude”; “Habitação, Acessibilidades e Transportes” e “Saúde”.

Entre os vários indicadores de impacto definidos no PDS está a garantia uma oferta formativa profissional nas áreas da agricultura e do turismo; a integração de 40 famílias em habitação social até 2020; o envolvimento de 2000 pessoas em idade ativa em ações de qualificação até 2017; o aprofundamento do Projeto Educativo Concelhio de Baião; a criação de um Lar Residencial para Cidadãos com Incapacidades até 2020; a criação de uma Universidade Sénior até 2017; a aprovação da Carta de Responsabilidade Social Partilhada para o Bem-Estar de todos; a criação de uma casa-abrigo até 2018; a implementação da rede Local de Intervenção Social e da Consulta Multidisciplinar de Alcoologia.

Notícias de Resende

Obrigado pela sua sua visita..!

0 comentários para "REGIÃO: Baião: Plano Mais Baião para Todos aprovado de forma unânime"

Deixe um comentário

Regras de utilização aceitável do noticiasderesende.com

Não obstante as regras definidas e a diligência e zelo a que NOTÍCIAS DE RESENDE se propõe, não é possível um controlo exaustivo dos comentários dos utilizadores e, por isso, não é possível a NOTÍCIAS DE RESENDE garantir a correção, qualidade, integridade, precisão ou veracidade dos referidos comentários.

NOTÍCIAS DE RESENDE não é responsável pelo teor difamatório, ofensivo ou ilegal dos comentários. Todos os textos inseridos nas caixas de comentários disponibilizadas em www.noticiasderesende.com expressam unicamente os pontos de vista e opiniões dos seus respetivos autores.

Apesar da referida impossibilidade de exercer um controlo exaustivo, NOTÍCIAS DE RESENDE reserva-se o direito de bloquear e/ou de retirar das caixas de comentários quaisquer mensagens que contrariem as regras que defende para o bom funcionamento do site, designadamente as de caráter injurioso, difamatório, incitador à violência, desrespeitoso de símbolos nacionais, racista, terrorista, xenófobo e homofóbico.

Os comentadores são incentivados a respeitar o Código de Conduta do Utilizador e os Termos de Uso e Política de Privacidade que podem ser consultados neste endereço:
http://www.noticiasderesende.com/p/politica-de-privacidade.html