Quantcast
[ ]
Notícias de Última Hora
Hélder Amaral: «Turismo: uma oportunidade central»
sexta-feira, 7 de março de 2014 Publicado por Unknown

Hélder Amaral
Deputado do CDS-PP
Nunca tantos turistas ficaram tantas noites e deixaram tanto dinheiro em Portugal como em 2013. Este foi o melhor ano de sempre. Porém, para o Turismo do Centro, de que Viseu faz parte, esta realidade passou ao lado. Importa por isso perguntar aos dirigentes do turismo de Viseu, ao presidente do turismo da região do Centro, que acumula cargos à mesma velocidade que o Centro perde visitantes, o que se passou: esqueceram-se que o importante é captar turistas e não serem eles os próprios turistas?

Vamos aos dados: o Alentejo particamente estagnou, e o Centro é a região que desce. Em 2013, o Turismo conseguiu mesmo ser o maior sector exportador português, tendo sido aquele que mais contribuiu para o saldo positivo da balança comercial portuguesa. O Turismo representa hoje qualquer coisa como 10% do total da riqueza produzida em Portugal, 8% do total do emprego na economia, e 14% das exportações totais de bens.

Entre Março e Dezembro foram criados em Portugal 128 mil postos de trabalho em termos líquidos, e desses 128 mil mais de 25 mil respeitam a postos de trabalho criados por este sector. Ou seja, cerca de 20% do emprego líquido criado ao longo dos últimos 9 meses de 2013 foram criados no Turismo! Recorrendo a dados do INE e do Turismo de Portugal, é possível concluir que em 2013 o saldo da balança turística conseguiu crescer 8,3%, tendo existido um aumento tanto das receitas como das despesas do Turismo. Uma análise mais detalhada permite concluir que os proveitos globais da hotelaria cresceram 5,4%. Para além disso, o total das dormidas cresceu 5,2%, tendo existido um aumento de 8% nas dormidas do estrangeiro, especialmente no Norte, Lisboa, Algarve e Madeira - o RevPar (receita por quarto disponível) cresceu 5,6%. Isto tudo com os preços a subir mais 7,5%, maior receita nos Hotéis de 5 estrelas, e com mais 27% de oferta de quarto de hotel, + 52,9% de estabelecimentos, e + 26,9% de camas. 2013 foi um ano de recordes, + 2,1 milhões de dormidas, + 586 mil hóspedes e + 101 milhões de proveitos.

Mas porque razão a região centro e Viseu em particular não aproveitaram esta onda? Esperemos por respostas. Segundo julgo saber, o Turismo do Centro fez uma promoção na Rússia. Pois bem, aqui ficam os países que mais contribuíram para estes resultados: Reino Unido: 7,4%,Alemanha: 12,0%, Espanha: 3,6%, França: 12,4%, Holanda: 6,8%, Brasil: 7,0%, Irlanda: 10,1%, Estados Unidos: 11,8%.

Perante estes resultados e as previsões feitas pela OMT (Organização Mundial de Turismo), que prevê um aumento de turistas pelo menos até 2020, deve proceder-se a uma reflexão urgente e profunda no país, e em particular da nossa região, incidente sobre as últimas décadas: de onde viemos, onde estamos e para onde queremos ir, que destino queremos ser, que produtos queremos vender e que mercados queremos captar. Este é um sector fundamental para nós. Cada emprego neste sector tem um efeito multiplicador em vários outros sectores, na agricultura, na indústria, etc.. É um dos sectores de bens transacionáveis que não se deslocaliza. Os turistas, nacionais ou estrangeiros, têm que se deslocar e gastar por cá, deixando aqui os seus euros,

Em suma, os dados do Turismo em Portugal são hoje extremamente positivos, prevendo-se que este sector venha a crescer ainda mais. Para isso, todos devem ser agentes de defesa deste sector. Basta gostar do que é nosso, protegê-lo, promovê-lo, e receber com gosto quem nos visitar.

Unknown

Obrigado pela sua sua visita..!

0 comentários para "Hélder Amaral: «Turismo: uma oportunidade central»"

Deixe um comentário

Regras de utilização aceitável do noticiasderesende.com

Não obstante as regras definidas e a diligência e zelo a que NOTÍCIAS DE RESENDE se propõe, não é possível um controlo exaustivo dos comentários dos utilizadores e, por isso, não é possível a NOTÍCIAS DE RESENDE garantir a correção, qualidade, integridade, precisão ou veracidade dos referidos comentários.

NOTÍCIAS DE RESENDE não é responsável pelo teor difamatório, ofensivo ou ilegal dos comentários. Todos os textos inseridos nas caixas de comentários disponibilizadas em www.noticiasderesende.com expressam unicamente os pontos de vista e opiniões dos seus respetivos autores.

Apesar da referida impossibilidade de exercer um controlo exaustivo, NOTÍCIAS DE RESENDE reserva-se o direito de bloquear e/ou de retirar das caixas de comentários quaisquer mensagens que contrariem as regras que defende para o bom funcionamento do site, designadamente as de caráter injurioso, difamatório, incitador à violência, desrespeitoso de símbolos nacionais, racista, terrorista, xenófobo e homofóbico.

Os comentadores são incentivados a respeitar o Código de Conduta do Utilizador e os Termos de Uso e Política de Privacidade que podem ser consultados neste endereço:
http://www.noticiasderesende.com/p/politica-de-privacidade.html