Quantcast
[ ]
Notícias de Última Hora
REGIÃO: Baião: Quinta de Covela ganha Óscar de Viticultura
quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014 Publicado por Unknown

A Quinta de Covela ganhou o prémio do ano 2013 na categoria Viticultura, atribuído pela Revista de Vinhos, uma das mais conceituadas revistas portuguesas da especialidade. Os prémios de vinhos e gastronomia atribuídos por esta publicação são considerados como os óscares portugueses da área e são todos os anos aguardados com grande expectativa.

“Cerca de três anos depois de ser deixada completamente ao abandono, a Quinta de Covela retomou fôlego entre as mãos que agora a sonham e acarinham”, justifica o júri da Revista de Vinhos, responsável pela escolha de quem mais se destacou em 2013, reconhecendo a Covela como “uma das quintas com mais carisma em todo o Minho”, que “voltou a dar origem a vinhos de grande nível”.

O prémio é, pois, o reconhecimento do trabalho efetuado pelos investidores estrangeiros Marcelo Lima e Tony Smith, dois apaixonados pelos vinhos portugueses que decidiram, em 2011, investir na região norte de Portugal, primeiro adquirindo a Quinta de Covela, e, em 2013, comprando a emblemática Quinta da Boavista, no coração do Douro, e a marca Quinta das Tecedeiras.

Foi com a emoção que vem de quem se entrega aos projetos de modo apaixonado que Tony Smith agradeceu a distinção: “Em 25 anos de jornalismo nunca ganhei um prémio Pulitzer e três anos depois de iniciar o projeto de vinhos Covela ganho este prémio. É fantástico”.

O prémio da Revista de Vinhos premeia a equipa responsável pela viticultura, liderada por Gonçalo Lopes, bem como a visão dos dois investidores que, quando adquiriram a propriedade, decidiram entregar a recuperação das vinhas – feita de acordo com os princípios da agricultura orgânica - e a responsabilidade pelos vinhos a GR Consultores, do viticólogo Gonçalo Lopes e do enólogo Rui Cunha, este associado ao projeto Covela desde o seu início nos anos 90.

Além do prémio Viticultura, a Quinta de Covela viu também distinguido o seu vinho Edição Nacional 2012 que pontua entre as 148 melhores referências lançadas e provadas no ano passado.

A entrega dos prémios da Revista de Vinhos aconteceu no dia 14 de fevereiro, num jantar festivo que reuniu mais de oito centenas de personagens e personalidades do setor dos vinhos e da gastronomia no Campo Pequeno, em Lisboa.

Estes prémios vêm juntar-se ao reconhecimento que o projeto Covela tem merecido desde o seu renascimento. Foi há menos de um ano, que os novos investidores lançaram os primeiros vinhos, depois do interregno na produção entre 2008 e 2011: o Escolha Branco 2012, o Edição Nacional 2012 e o Covela Escolha tinto 2012. Os três vinhos foram muito bem recebidos pelo público e pela crítica nacional e internacional, sendo que os brancos esgotaram poucos meses após o seu lançamento. O Covela Escolha Branco conquistou medalha de ouro no Mundus Vini Biofach (Alemanha), o grande concurso internacional para vinhos biológicos, e o Edição Nacional tem sido objeto das melhores críticas. Sarah Ahmed (The Wine Detective), por exemplo, mostrou-se rendida a este vinho: ‘This year I discovered another terrific single varietal Vinho Verde. So good, that I needed to taste it twice!  Just to make sure I wasn’t over-excited the first time. It is Quinta de Covela Edição Nacional Branco 2012.” http://bit.ly/1bhppx5.

Unknown

Obrigado pela sua sua visita..!

0 comentários para "REGIÃO: Baião: Quinta de Covela ganha Óscar de Viticultura"

Deixe um comentário

Regras de utilização aceitável do noticiasderesende.com

Não obstante as regras definidas e a diligência e zelo a que NOTÍCIAS DE RESENDE se propõe, não é possível um controlo exaustivo dos comentários dos utilizadores e, por isso, não é possível a NOTÍCIAS DE RESENDE garantir a correção, qualidade, integridade, precisão ou veracidade dos referidos comentários.

NOTÍCIAS DE RESENDE não é responsável pelo teor difamatório, ofensivo ou ilegal dos comentários. Todos os textos inseridos nas caixas de comentários disponibilizadas em www.noticiasderesende.com expressam unicamente os pontos de vista e opiniões dos seus respetivos autores.

Apesar da referida impossibilidade de exercer um controlo exaustivo, NOTÍCIAS DE RESENDE reserva-se o direito de bloquear e/ou de retirar das caixas de comentários quaisquer mensagens que contrariem as regras que defende para o bom funcionamento do site, designadamente as de caráter injurioso, difamatório, incitador à violência, desrespeitoso de símbolos nacionais, racista, terrorista, xenófobo e homofóbico.

Os comentadores são incentivados a respeitar o Código de Conduta do Utilizador e os Termos de Uso e Política de Privacidade que podem ser consultados neste endereço:
http://www.noticiasderesende.com/p/politica-de-privacidade.html