Quantcast
[ ]
Notícias de Última Hora
REGIÃO: Baião: Comemorações dos 500 anos do Foral da Teixeira começam a ganhar forma
quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014 Publicado por Notícias de Resende

Na senda de atribuição dos “Forais Novos”, o rei D. Manuel I concedeu, em 1513, o foral a Baião e, um ano depois, consentiu igual diploma a Teixeira – uma das atuais freguesias do concelho de Baião.

Depois de, em 2013, ter assinalado os 500 anos da atribuição do Foral de Baião, a Câmara Municipal de Baião promove, nos próximos dias 31 de maio e 1 de junho o evento “Recriação Histórica – Comemorações dos 500 anos do Foral da Teixeira”.

A iniciativa irá envolver as escolas, associações, juntas de freguesia e cidadãos baionenses numa grande manifestação cultural que promete ser uma viagem no tempo, através da identidade e da história da Teixeira.
O evento terá lugar na vila de Baião, sede de concelho, e irá consistir na realização de uma recriação histórica, que se iniciará com um grande cortejo histórico baseado nos aspetos identitários da Teixeira e do concelho de Baião.

Durante a recriação não faltará a representação das principais atividades económicas da freguesia, dos seus produtos locais, com destaque para o biscoito da Teixeira, de elementos patrimoniais como o Pelourinho ou de acontecimentos históricos como o acampamento militar romanos ou as invasões francesas nos inícios do século XIX.

Serão ainda evocadas importantes figuras históricas com ligação ao antigo município extinto em 1836, como o escritor Camilo Castelo Branco - que faz referência à Teixeira nas obras “O Perfil do Marquês de Pombal” e “Vinte horas de Liteira” – ou Gonçalo Cristóvão Teixeira Coelho, fidalgo perseguido pelo Marquês de Pombal e um dos últimos senhores da Teixeira.

MUITA ANIMAÇÃO

 À recriação histórica juntam-se outros atrativos, como os mercados temáticos, onde se concentram “animação musical, teatral, tasquinhas, bailias e folias”. Os mercados dividem-se em cinco áreas distintas: o Romano, o Medieval/ Moderno, o séc. XVIII, séc. XIX e o espaço contemporâneo.

Estes espaços serão abertos à participação das entidades baionenses e do exterior, havendo inscrições para a dinamização de mercados e tasquinhas.

COMEMORAÇÕES TAMBÉM NA TEIXEIRA

O evento chegará, também, à freguesia da Teixeira e de Teixeiró, que vai receber um momento teatral evocativo da entrega do foral no dia 17 de julho – data exata em que se comemoram 500 anos desde a atribuição deste documento por parte do rei.

O evento é organizado pela Câmara Municipal de Baião, que conta com o envolvimento dos agrupamentos de escolas, das associações e das juntas de freguesia de Baião. Cabe à Associação cultural Panmixia o desenvolvimento do programa de dramaturgia da recriação histórica.

Entre os parceiros do evento contam-se, ainda, o Município e o Museu da Póvoa de Varzim e o Município de Mesão Frio.

Estão também envolvidos a Filandorra – Teatro do Nordeste e vários órgãos de comunicação social: jornal O Comércio de Baião, Tâmega Jornal, rádio Marcoense, rádio Montemuro e jornal A Verdade.

Notícias de Resende

Obrigado pela sua sua visita..!

0 comentários para "REGIÃO: Baião: Comemorações dos 500 anos do Foral da Teixeira começam a ganhar forma"

Deixe um comentário

Regras de utilização aceitável do noticiasderesende.com

Não obstante as regras definidas e a diligência e zelo a que NOTÍCIAS DE RESENDE se propõe, não é possível um controlo exaustivo dos comentários dos utilizadores e, por isso, não é possível a NOTÍCIAS DE RESENDE garantir a correção, qualidade, integridade, precisão ou veracidade dos referidos comentários.

NOTÍCIAS DE RESENDE não é responsável pelo teor difamatório, ofensivo ou ilegal dos comentários. Todos os textos inseridos nas caixas de comentários disponibilizadas em www.noticiasderesende.com expressam unicamente os pontos de vista e opiniões dos seus respetivos autores.

Apesar da referida impossibilidade de exercer um controlo exaustivo, NOTÍCIAS DE RESENDE reserva-se o direito de bloquear e/ou de retirar das caixas de comentários quaisquer mensagens que contrariem as regras que defende para o bom funcionamento do site, designadamente as de caráter injurioso, difamatório, incitador à violência, desrespeitoso de símbolos nacionais, racista, terrorista, xenófobo e homofóbico.

Os comentadores são incentivados a respeitar o Código de Conduta do Utilizador e os Termos de Uso e Política de Privacidade que podem ser consultados neste endereço:
http://www.noticiasderesende.com/p/politica-de-privacidade.html