Quantcast
[ ]
Notícias de Última Hora
Incontinência Urinária tem uma taxa de cura de 90%
quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014 Publicado por Notícias de Resende

Para assinalar a Semana da Incontinência Urinária, celebrada de 10 a 16 de Março de 2014, a Associação Portuguesa de Urologia (APU) e a Associação Portuguesa de Neuro-Urologia e Uro-Ginecologia (APNUG) trazem uma boa notícia para os 600 mil portugueses que sofrem em silêncio com a doença. A incontinência urinária (IU) pode ter uma taxa de cura de 90% pelo que, a procura de ajuda médica quando se sentem os primeiros sintomas, é essencial para o tratamento adequado.

“Hoje em dia não faz sentido as pessoas esconderem a patologia e isolarem-se, com vergonha e medo que os outros percebam. Graças aos avanços médicos dos últimos anos, temos agora ao nosso alcance terapêuticas capazes de controlar a maior parte das situações. Algumas formas de IU são, inclusivamente, tratadas com medicamentos ou técnicas de reabilitação, e a maioria das cirurgias quase não implica internamento” adianta Miguel Ramos, urologista do Hospital de Santo António e membro da APU e APNUG.

O tabu e preconceito em torno da IU está muito presente na nossa Sociedade. Trata-se de uma doença que reduz drasticamente a qualidade de vida de quem dela sofre e mesmo as perdas ligeiras de urina têm implicações graves no quotidiano, afetando a relação conjugal. A Semana da Incontinência Urinária visa contrariar esta tendência e provar que existe esperança no tratamento da patologia. A marcação de uma consulta médica assim que surgem os sinais de que algo de errado se passa é o primeiro passo na cura da IU.

Sobre a Incontinência Urinária
Segundo um estudo epidemiológico da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, a IU afeta 20% da população com mais de 40 anos. Ou seja, um em cada cinco portugueses acima dos 40 anos sofre desse problema.
A IU é mais prevalente nas mulheres: entre os 45 e os 65 anos, a proporção de casos é de 3 mulheres para cada homem.
Há vários tipos de incontinência. Entre as mais comuns, encontramos a incontinência de esforço, a incontinência por imperiosidade ou a mista.
A incontinência de esforço refere-se a pequenas perdas de urina que acontecem quando o indivíduo se ri, tosse, espirra, faz exercício, se curva ou pega em algo pesado.
A incontinência por urgência, ou imperiosidade, ocorre repentinamente, acompanhada de uma vontade súbita e intensa de ir à casa de banho.
A incontinência mista refere-se a uma combinação da incontinência de esforço com a incontinência de urgência.
Há ainda outros tipos de incontinência como:
- incontinência funcional – frequente em casos de demência ou lesão neurológica, como por exemplo Alzheimer ou Parkinson.
- enurese noturna, caraterizada por perdas de urina durante o sono. É frequente em crianças, mas também pode ocorrer em idade adulta.
- incontinência por extravasamento em que as perdas de urina acontecem quando a bexiga suporta grandes volumes de urina e a pressão do líquido é tão grande que ultrapassa a resistência uretral.

Notícias de Resende

Obrigado pela sua sua visita..!

0 comentários para "Incontinência Urinária tem uma taxa de cura de 90% "

Deixe um comentário

Regras de utilização aceitável do noticiasderesende.com

Não obstante as regras definidas e a diligência e zelo a que NOTÍCIAS DE RESENDE se propõe, não é possível um controlo exaustivo dos comentários dos utilizadores e, por isso, não é possível a NOTÍCIAS DE RESENDE garantir a correção, qualidade, integridade, precisão ou veracidade dos referidos comentários.

NOTÍCIAS DE RESENDE não é responsável pelo teor difamatório, ofensivo ou ilegal dos comentários. Todos os textos inseridos nas caixas de comentários disponibilizadas em www.noticiasderesende.com expressam unicamente os pontos de vista e opiniões dos seus respetivos autores.

Apesar da referida impossibilidade de exercer um controlo exaustivo, NOTÍCIAS DE RESENDE reserva-se o direito de bloquear e/ou de retirar das caixas de comentários quaisquer mensagens que contrariem as regras que defende para o bom funcionamento do site, designadamente as de caráter injurioso, difamatório, incitador à violência, desrespeitoso de símbolos nacionais, racista, terrorista, xenófobo e homofóbico.

Os comentadores são incentivados a respeitar o Código de Conduta do Utilizador e os Termos de Uso e Política de Privacidade que podem ser consultados neste endereço:
http://www.noticiasderesende.com/p/politica-de-privacidade.html