Quantcast
[ ]
Notícias de Última Hora
CINEMA: Crítica "Blue Jasmine"
sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014 Publicado por Unknown

No mês de Fevereiro há apenas duas sessões de cinema no Auditório Municipal. São elas "Blue Jasmine" no dia 7 e "Armadas e Perigosas" no dia 21. Decidi comentar o primeiro por várias razões. Para já porque sou fã do realizador, também por Cate Blanchett estar nomeada para o Óscar de Melhor Actriz, e finalmente pelo facto de  ainda não me ter dedicado à visualização da comédia da Sandra Bullock.

Então de que se trata o "Blue Jasmine"? A sinopse que passo a transcrever diz o seguinte:  "Depois de tudo na sua vida se ter desmoronado, incluindo o casamento com Hal, um rico homem de negócios, a elegante Jasmine, uma mulher habituada à vida social de Nova Iorque, muda-se para o modesto apartamento da irmã Ginger, em São Francisco, para se tentar recompor de novo. Jasmine chega a São Francisco num estado mental frágil, a sua cabeça num rolo, devido ao cocktail de anti-depressivos que anda a tomar. Apesar de ainda conseguir projectar a sua postura aristocrática, Jasmine está mentalmente débil e falta-lhe qualquer capacidade prática de cuidar de si própria. E desaprova o namorado da irmã, Chili, que considera um falhado, como o ex-marido dela, Augie. Ginger, reconhecendo mas não compreendendo totalmente a instabilidade psicológica da irmã, sugere-lhe que trabalhe em design de interiores, uma carreira que correctamente intui que Jasmine não considere indigna do seu estatuto. Entretanto, Jasmine aceita com relutância um emprego como recepcionista num dentista, onde sem o desejar atrai as atenções do patrão, o Dr. Flicker. (...) Jasmine vislumbra uma potencial hipótese de vida quando conhece Dwight, um diplomata que é imediatamente seduzido pela sua beleza, sofisticação e estilo. O problema de Jasmine é que funciona em função da maneira como é vista pelos outros, enquanto que ela própria está cega em relação ao que se passa à sua volta."
            Eu sou fã de Woody Allen mas tenho perfeita consciência que nem todos o conseguem ser. O realizador não é um estilo que agrade a todos, pelo contrário, ou se gosta ou não se gosta. Não dá para gostar apenas um bocadinho... E no meu caso como já referi anteriormente na crítica do "Para Roma com Amor" (Novembro de 2012), gosto do Sr. Allen  mas na versão mais recente. O que aconteceu é que, tal como com o anterior acima referido, depois de ter visto o "Meia Noite em Paris" não é fácil os filmes conseguirem dar a sensação de obra prima. Não digo que o "Blue Jasmine" seja mau... Está tudo lá, as neuroses de Allen, a sátira social,  o amor estúpido e louco e o humor negro. E vale imenso a pena a visualização. Cate Blanchett tem uma interpretação fantástica. Quando o filme inicia a personagem dela, Jasmine, é já uma mulher fragilizada apesar de ainda não termos percebido bem o porquê. Com o desenrolar do filme e as suas sucessivas analepses acabamos por conhecer a verdadeira Jasmine. Uma senhora da alta-sociedade, com um marido rico e invejável (Alec Baldwin) e uma vida de estatuto elevado. Ela tem tudo o que uma mulher moderna almeja. É elegante, rica e tem o casamento perfeito. A vida dá uma reviravolta quando o marido é preso por burla e se suicida na cadeia. Fica sem nada e vê-se obrigada a ir morar com a irmã adoptiva pobre e sem classe com quem ela nem sequer sente afinidade ou ligação. A partir daí começamos a reparar na sua dependência em anti-depressivos e no facto de por vezes fisicamente ela estar num local mas ter a mente e o raciocínio no passado dando por si a falar para o marido, ou seja a falar sozinha, em locais públicos com toda a gente a assistir. Só pela Cate já valeria a pena ir assistir mas o Woody não decepciona e reserva-nos uma revelação impensável para o final. "Blue Jasmine" mostra um Woody Allen em forma profissionalmente, já que pessoalmente a vida do realizador já esteve melhor. Mas melhor que ele está Cate Blanchet. A actriz australiana cada vez me convence mais acerca do seu talento. Já esteve nomeada 2 vezes para o Óscar de "Melhor Actriz", agora com "Blue Jasmine" tem a sua terceira nomeação. Também como  "Melhor Actriz Secundária" teve 3 nomeações acabando por vencer em 2005 com a sua interpretaçao em "O Aviador". Este ano tem como concorrentes ao prémio Amy Adams por "Golpada Americana", Sandra Bullock por "Gravidade", Judi Dench por "Filomena" e Meryl Streep por "Um Quente Agosto". Cate não terá a tarefa facilitada. Ainda só vi a prestação de Meryl Streep que está soberba mas não duvido da qualidade das outras, princialmente da Dame Judi Dench. Apesar de achar que Cate não é a favorita para este Óscar aprovo o "Blue Jasmine" e a sua brilhantemente neurótica e louca personagem.
"Blue Jasmine" mais logo às 21h30 no Auditório Municipal de Resende.
Bons Filmes e Até Março!
Raquel Evangelina

Unknown

Obrigado pela sua sua visita..!

0 comentários para "CINEMA: Crítica "Blue Jasmine""

Deixe um comentário

Regras de utilização aceitável do noticiasderesende.com

Não obstante as regras definidas e a diligência e zelo a que NOTÍCIAS DE RESENDE se propõe, não é possível um controlo exaustivo dos comentários dos utilizadores e, por isso, não é possível a NOTÍCIAS DE RESENDE garantir a correção, qualidade, integridade, precisão ou veracidade dos referidos comentários.

NOTÍCIAS DE RESENDE não é responsável pelo teor difamatório, ofensivo ou ilegal dos comentários. Todos os textos inseridos nas caixas de comentários disponibilizadas em www.noticiasderesende.com expressam unicamente os pontos de vista e opiniões dos seus respetivos autores.

Apesar da referida impossibilidade de exercer um controlo exaustivo, NOTÍCIAS DE RESENDE reserva-se o direito de bloquear e/ou de retirar das caixas de comentários quaisquer mensagens que contrariem as regras que defende para o bom funcionamento do site, designadamente as de caráter injurioso, difamatório, incitador à violência, desrespeitoso de símbolos nacionais, racista, terrorista, xenófobo e homofóbico.

Os comentadores são incentivados a respeitar o Código de Conduta do Utilizador e os Termos de Uso e Política de Privacidade que podem ser consultados neste endereço:
http://www.noticiasderesende.com/p/politica-de-privacidade.html