Quantcast
[ ]
Notícias de Última Hora
Câmara de Resende já entregou providência cautelar para tentar impedir a extinção do tribunal judicial
terça-feira, 11 de fevereiro de 2014 Publicado por Unknown

Resende, 06 fev (Lusa) -- A Câmara de Resende já entregou no Supremo Tribunal Administrativo uma providência cautelar para tentar impedir a extinção do tribunal judicial, por considerar que a sua existência é "um imperativo constitucional".

O procedimento contra o Conselho de Ministros (que aprovou na quinta-feira a extinção do tribunal de Resende, entre outros) e o Presidente da República (a quem cabe a promulgação) deu entrada na segunda-feira no Supremo Tribunal Administrativo.

No documento, a que a agência Lusa teve acesso, é referido que, com esta extinção, estão a ser negados aos habitantes "os direitos fundamentais de acesso aos tribunais para defesa dos seus direitos, liberdades e garantias e de obter uma tutela efetiva e em tempo útil", caso estes sejam ameaçados ou violados.

A autarquia recorda que um dos argumentos usados para justificar a extinção do tribunal de Resende foi a movimentação processual, porque "em cada ano tinha uma pendência de processos inferior a 250".

No entanto, garante que esses números não são verdadeiros, porque no final do ano de 2012 registava-se uma pendência de 609 processos e no de 2013 o mesmo número. Também a realidade económica, social e cultural do concelho "está em contraste com aquela que foi analisada" na reunião de Conselho de Ministros.

"Assim, a dita deliberação enferma de vício de violação de lei por erro nos pressupostos de facto", conclui, acrescentando que, em sede de audiência prévia, a Câmara tinha já fornecido todos estes dados.

O município alerta que a extinção do tribunal terá consequências como o aumento do custo do acesso aos tribunais, o "potenciar o recurso à autodefesa", o abandono de pessoas e "destruir a identidade económica, social e cultural" de Resende.

Na quinta-feira, assim que teve a confirmação de que o tribunal seria encerrado, o presidente da Câmara de Resende, Garcez Trindade (PS), tinha anunciado que pretendia avançar com uma providência cautelar.

Caso a providência cautelar não surta efeito, Garcez Trindade admite mobilizar a população para lutar pelos seus interesses.

No distrito de Viseu, a reforma judiciária vai levar ao encerramento dos tribunais de Armamar, Resende e Tabuaço, sendo criadas secções de proximidade em Castro Daire, Oliveira de Frades, Vouzela e S. João da Pesqueira.

O diploma regulamentar da Reorganização Judiciária prevê o encerramento de 20 tribunais e a conversão de 27 tribunais em secções de proximidade, nove das quais com um regime especial que permite realizar julgamento.

AMF // SSS

Lusa/fim

Unknown

Obrigado pela sua sua visita..!

0 comentários para "Câmara de Resende já entregou providência cautelar para tentar impedir a extinção do tribunal judicial"

Deixe um comentário

Regras de utilização aceitável do noticiasderesende.com

Não obstante as regras definidas e a diligência e zelo a que NOTÍCIAS DE RESENDE se propõe, não é possível um controlo exaustivo dos comentários dos utilizadores e, por isso, não é possível a NOTÍCIAS DE RESENDE garantir a correção, qualidade, integridade, precisão ou veracidade dos referidos comentários.

NOTÍCIAS DE RESENDE não é responsável pelo teor difamatório, ofensivo ou ilegal dos comentários. Todos os textos inseridos nas caixas de comentários disponibilizadas em www.noticiasderesende.com expressam unicamente os pontos de vista e opiniões dos seus respetivos autores.

Apesar da referida impossibilidade de exercer um controlo exaustivo, NOTÍCIAS DE RESENDE reserva-se o direito de bloquear e/ou de retirar das caixas de comentários quaisquer mensagens que contrariem as regras que defende para o bom funcionamento do site, designadamente as de caráter injurioso, difamatório, incitador à violência, desrespeitoso de símbolos nacionais, racista, terrorista, xenófobo e homofóbico.

Os comentadores são incentivados a respeitar o Código de Conduta do Utilizador e os Termos de Uso e Política de Privacidade que podem ser consultados neste endereço:
http://www.noticiasderesende.com/p/politica-de-privacidade.html