Quantcast
[ ]
Notícias de Última Hora
Por Notícias de Resende | quinta-feira, 29 de agosto de 2013 | Publicado em , , , | Com 0 comentários
A convite da Entidade de Turismo Porto e Norte de Portugal e no âmbito da semana de promoção da Região do Douro, o Rancho Folclórico da Casa do Povo de Barqueiros atuou, no dia 24 de agosto, no Aeroporto Francisco Sá Carneiro, na cidade do Porto. Juntamente com a exibição de folclore, o evento promoveu e divulgou as potencialidades turísticas do concelho de Mesão Frio, com destaque para o artesanato, hotelaria e vinhos regionais. Durante a apresentação, inúmeros turistas interagiram com os elementos do rancho e dançaram com grande entusiasmo ao som do folclore de Barqueiros. A atividade contou com o apoio da Câmara Municipal de Mesão Frio.

Recorde-se que, o convite endereçado pelo presidente da Entidade de Turismo Porto e Norte de Portugal, Melchior Moreira, surgiu aquando da atuação do Rancho Folclórico da Casa do Povo de Barqueiros, no salão profissional de turismo, Turexpo Galicia, onde ambos estiveram presentes. A Região do Douro foi o tema da iniciativa de promoção levada a cabo pela Entidade de Turismo Porto e Norte de Portugal que, mais uma vez contagiou os visitantes com um vasto programa de animação, contando com performances artísticas e mostras de produtos típicos.
Por Notícias de Resende | | Publicado em , , , , | Com 0 comentários
Com um olhar atento e um enorme desejo de descobrir o mundo dos livros e da leitura, os jovens da Portas P’rá Vida - Associação de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente do Agrupamento de Concelhos do Vale Douro-Sul - visitaram a Biblioteca Municipal de Lamego, a 21 de agosto último.

Neste local, os utentes da associação tiveram a oportunidade de conhecer “a casa dos livros” da cidade de Lamego e a organização da sua extensa coleção documental. Os visitantes tiveram, por exemplo, a possibilidade de “pôr mãos à obra” e desenvolver várias atividades relacionadas com o tratamento técnico de documentos, nomeadamente a carimbagem e a etiquetagem, para além de assistirem a atividades de animação de leitura e de criação artística.

A associação Portas P’rá Vida e a Biblioteca Municipal pretendem garantir, deste modo, a inclusão social de pessoas portadoras de deficiência.
Por Notícias de Resende | | Publicado em , | Com 0 comentários
No passado dia 26 de agosto, foi tornado público que tinham sido lançados pelas ruas da vila de Resende, uns panfletos anónimos cujo conteúdo visava o cabeça de lista do Partido Socialista, à Câmara Municipal de Resende.

Independentemente do conteúdo, o Movimento de Cidadãos Independentes por Resende (CIR) e o Partido da Terra (PT-MPT) que corporizam uma candidatura à Presidência da Câmara Municipal de Resende são completamente alheios a esse facto e querem expressar, publicamente, o seu repúdio pelo uso de tais práticas que contrariam as boas maneiras e os próprios fundamentos da democracia. Não usamos esses métodos, somos radicalmente contra as estratégias que se desviam do essencial para enveredarem pelos ataques pessoais, maldizentes e pouco transparentes.

Estamos nesta campanha cientes das nossas responsabilidades e apenas com o objectivo de divulgar as nossas ideias, procurar as melhores soluções e criar bem-estar e oportunidades de sucesso para os resendenses. Por esse facto, não queremos afastar ninguém do debate político, antes pelo contrário, desafiamos os candidatos, dos dois partidos responsáveis pelos destinos do concelho na sequência das eleições democráticas que se realizaram após o 25 de abril, para o debate público e para a divulgação das medidas que possam contribuir para a resolução dos problemas existentes.

Estamos disponíveis para debater as principais linhas de acção, confrontando todas as alternativas existentes, cientes de que o nosso trabalho se faz no dia-a-dia, na busca de soluções que permitam realizar os objectivos que podem proporcionar o bem comum.

Encaramos esta nossa intervenção como um serviço à comunidade, servindo a causa da liberdade, dispostos a suportar os sacrifícios que forem necessários, sem nunca recorrer a métodos que privilegiam a calúnia e não permitem o contraditório.

Não contem connosco para alimentar polémicas. Os tempos que correm exigem a nossa concentração nos principais problemas que afetam os resendenses, designadamente, a baixa de rendimentos, o desemprego e a desarticulação das actividades económicas que estão a condicionar o nosso presente e anunciam um futuro de muitos sacrifícios.

Todos somos Resende.

Resende, 27 de agosto de 2013
Pela Candidatura PT/CIR
Casimiro Veloso
Por Notícias de Resende | | Publicado em , , | Com 0 comentários
A Freguesia de Gosende convida uma vez mais a visitar a Feira Anual da Senhora do Fôjo que decorre nos dias 31 de Agosto e 1 de Setembro, no recinto da feira.

A novena em honra à Senhora do Fôjo, os Cantares ao desafio bem como a feira de gado bovino e as chegas de bois são os pontos altos do evento que marcam as gentes da Serra da Freguesia de Gosende, concelho de Castro Daire.

A novena inicia-se no dia 24 de Agosto e termina dia 1 de Setembro com procissão e missa pelas 11 horas da manhã.

Na noite do dia 31 de Agosto, o grupo musical Trovão sobe ao palco e na tarde de domingo, dia 1 de Setembro, teremos os famosos despiques de cantadores ao desafio, com: Salvador do Custilhão e Adília de Arouca. Como atração, nos intervalos teremos as famosas chegas de bois.

Nas tasquinhas do evento pode saborear a gastronomia local: o fumeiro de Castro Daire, as postas de vitela arouquesa, os mais variados grelhados, os petiscos que caracterizam as barraquinhas ambulantes das feiras, bem como a doçaria regional.

O Presidente da Freguesia de Gosende, Paulo Castro, afirma que a “pretensão do executivo é melhorar cada vez mais o espaço da feira para que se torne num local de excelência. É uma tradição que representa a cultura de um povo, a vontade de mantermos sempre vivo o que chegou até nós, o que nos motiva a continuar e a melhorar em cada ano que passa. Na nossa freguesia temos apostado na limpeza e arranjos exteriores de modo a quem nos visite possa usufruir de toda a zona envolvente.”

A feira nos últimos tempos tem merecido uma atenção especial por parte do Executivo, cientes do impacto económico, religioso e recreativo que representa para a população do Montemuro. A freguesia tem apostado, ano após ano, no melhoramento do espaço da feira, revitalizando-a para as gentes do Montemuro.
Por Notícias de Resende | terça-feira, 27 de agosto de 2013 | Publicado em , | Com 0 comentários
A Polícia Judiciária, através da Diretoria do Norte, com a colaboração da GNR, identificou e deteve um homem pela presumível autoria de um crime de incêndio florestal no concelho de Resende.

O arguido, na noite de 20.08.2013, terá ateado fogo, com recurso a um isqueiro, em zona de mato e floresta, tendo ardido cerca de 8 hectares, recaindo sobre o mesmo suspeitas da autoria de outros incêndios.

O detido, de 23 anos de idade, solteiro, sem profissão e sem antecedentes criminais, que terá atuado num quadro de alcoolismo e de um conflito de natureza passional, será presente a primeiro interrogatório judicial para aplicação das medidas de coação tidas por adequadas.

No corrente ano a Polícia Judiciária procedeu já à identificação e detenção de 44 pessoas pela autoria do crime de incêndio florestal.

Polícia Judiciária Online
Por Notícias de Resende | segunda-feira, 26 de agosto de 2013 | Publicado em | Com 0 comentários
Segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera, o concelho de Resende encontra-se com risco máximo de incêndio para amanhã, dia 27 de agosto.


Por Notícias de Resende | | Publicado em | Com 0 comentários
O Município de Resende lança nota informativa para esclarecer a taxa de desemprego do município. Passando assim o Notícias de Resende a transcrever a mesma:

O Município de Resende tem acompanhado com muita atenção as questões relacionadas com a evolução do emprego, monitorizando de forma muito apertada a evolução dos últimos anos no concelho.

1. Alguns órgãos de comunicação social, com regularidade, fazem referências à taxa de desemprego em Resende nem sempre coincidentes e nem sempre ajustadas à realidade e à avaliação que o Município faz deste problema.

1.1 – Estão nesta situação recentes publicações que podem ser consultadas nos seguintes links:

http://www.jn.pt/PaginaInicial/Economia/Interior.aspx?content_id=3383641 (com 28,6% de taxa de desemprego)
http://www.publico.pt/autarquicas2013/municipio/resende (com 13,1% de taxa de desemprego)

2. Ainda que se perceba que tal resulta de um tratamento nem sempre adequado dos números disponíveis, que por vezes não correspondem à realidade, ou de as fontes não apresentarem uma avaliação precisa desses mesmos números, importa que o público em geral conheça em pormenor esta realidade do concelho.

3. Apresentam-se aqui, por isso mesmo, os seguintes dados sobre a população e o desemprego no concelho de Resende.
3.1 – Monitorização do desemprego no ano de 2013;
3.2 – Determinação da população ativa.

4. Concluí-se, assim, que no final do mês de julho a taxa de desemprego situa-se nos 16%, correspondendo a 1118 desempregados para uma população ativa de 6900 pessoas - a que correspondem 11364 residentes (INE/Censos 2011).
Ou seja, Resende apresentava uma taxa de desemprego inferior à média nacional.

5. Num dos estudos apresentados e que penaliza fortemente Resende é mesmo indicado que a população do concelho é de cerca de 9600 pessoas e não 11364 pessoas que, como referido, é o número apurado nos últimos censos.

Como se percebe esta é uma situação que por si só justifica este esclarecimento.

Determinação da população ativa
[Formato . pdf - 117 KB]

Monitorização do desemprego no ano de 2013
[Formato . pdf - 78 KB]
Por Notícias de Resende | | Publicado em , | Com 0 comentários
Encontra-se ativo com duas frentes um incêndio em Ribeirada/Cárquere, no concelho de Resende. 57 operacionais estão a combater o incêndio, com a ajuda de 13 veículos, mais dois aviões bombardeiros médios anfíbios, acionados às 16:20, dados da Autoridade Nacional de Proteção Civil.
Por Notícias de Resende | | Publicado em | Com 0 comentários
Resende, concelho nortenho, tem a mais alta taxa de desemprego a nível nacional, cerca de 28.2%. Enquanto que média nacional caiu dos 17,7% para os 16,4%. No ranking de municípios de Portugal Continental com as maiores taxas de desemprego, também aparecem os concelhos vizinhos Cinfães, Lamego, Baião e Mesão Frio nos 2.º (28,2%), 3.º (26,3%), 5º (25%) e 6º (24,8%) lugares respetivos.

Segundo o Jornal de Notícias, "apesar de a população total rondar as 9600 pessoas, apenas 3900 dizem estar ativas - as que trabalham ou se dizem aptas a fazê-lo (dados dos censos do INE). Destas, cerca de 1118 estavam sem trabalho e inscritas no centro de emprego, referem os dados de julho do IEFP."
Por Notícias de Resende | | Publicado em , | Com 1 comentários
O edifício do Fórum Municipal de Resende, que integra o Mercado Municipal, foi inaugurado no dia 20 de agosto, numa cerimónia presidida pelo Presidente da Câmara Municipal, António Borges.

O novo espaço é constituído por sete lojas comerciais com acesso direto pelo exterior sendo que no seu interior funciona o Mercado Municipal (aberto ao público diariamente) que reúne no espaço central as tradicionais bancas de venda de frutas e produtos hortícolas e em seu redor, as lojas completamente remodeladas, deram espaço a talhos, produtos regionais, queijaria e presuntaria, florista, frutaria e peixaria. Dispõe ainda de um snack bar/cafetaria com esplanada, com acesso da cobertura e trinta e cinco lugares de estacionamento público na cobertura

Na sua intervenção durante a cerimónia de inauguração, o Presidente da Câmara Municipal de Resende referiu que “o objetivo é fazer do Mercado Municipal um espaço onde os nossos produtores locais e os nossos agricultores possam, de facto, ter aqui uma oportunidade para escoar mais facilmente os seus produtos. Estamos a investir em Resende, no concelho e nas pessoas e aqui estamos a investir também na economia local”.

De referir que as obras de requalificação a que o equipamento foi sujeito, no valor de 1,5 milhões de euros, incidiram especialmente na reorganização dos espaços e na sua renovação e modernização, de forma a dignificar o local, os seus comerciantes e o público em geral que usufrui do espaço.

Com esta intervenção, a Câmara Municipal de Resende pretendeu modernizar o mercado municipal, bem como impulsionar e dinamizar o comércio tradicional e promover os produtores e agricultores locais, no centro da Vila.
Por Notícias de Resende | | Publicado em , , | Com 0 comentários
Os lamecenses voltam a equipar-se a rigor para caminhar com fins solidários já no próximo dia 7 de setembro, sábado. À medida que se aproxima o dia da 4ª Marcha e Corrida da Mulher Duriense, organizada pelo Centro Municipal Marcha e Corrida, cresce, a um ritmo crescente, o número de inscrições no evento. O valor em causa é de dois euros, sendo que metade reverte a favor da Liga Portuguesa Contra o Cancro – Núcleo Regional do Norte.

Todas as atletas mulheres federadas e não federadas são convidadas a preencher o formulário do evento. Os homens também se podem inscrever, desde que o façam em conjunto com um elemento feminino (criança ou adulto). As primeiras mil pessoas a concretizarem o seu registo nesta marcha têm direito a uma t-shirt, para tal, devem entregar a ficha de inscrição no Pavilhão Desportivo Álvaro Magalhães, na sede da Lamego Convida-EEM, na loja Sport Zone de Lamego ou em mulherduriense.cml-marchacorrida.org.

A iniciativa solidária, que marca também o início da época do Programa Nacional de Marcha e Corrida, pretende homenagear a Mulher Duriense e motivar para a prática de atividade física de uma forma saudável. A prova tem uma distância de cinco quilómetros, sem fins competitivos, mas contará com a presença de atletas de destaque do nosso país. Após o desgaste físico, os participantes têm à sua disposição o Espaço Saúde que proporcionará rastreiros de saúde gratuitos, massagens e muitas outras surpresas.

Integrada na programação das Festas em Honra de Nossa Senhora dos Remédios, a 4ª Marcha e Corrida da Mulher Duriense inicia-se pelas 10h30, no Parque Isidoro Guedes (Alameda), com o seguinte percurso: Igreja das Chagas, Av. 5 de Outubro, Soldado Desconhecido, Av. Viscondes Guedes Teixeira – sentido descendente, Museu de Lamego, A. do Regime Infantaria nº9, Av. D. Afonso Henriques, Rotunda Rui Valadares, Ortigosa, Praça do Comércio e Câmara Municipal de Lamego.
Por Notícias de Resende | | Publicado em , | Com 0 comentários
A memória de Rui Valadares ficará para sempre perpetuada na cidade de Lamego com a atribuição do seu nome à nova rotunda situada entre a rua de S. João, a Av. Afonso Henriques e a EN2, na freguesia de Almacave. Com a concretização desta homenagem pública, o Município de Lamego pretende “celebrar o seu exemplo de vida que se consubstanciou na defesa dos valores e princípios fundamentais da Humanidade”, explica Francisco Lopes. A cerimónia de inauguração da nova rotunda, um espaço requalificado e apetrechado ao centro com a fonte luminosa que anteriormente estava situada no Parque da Cidade, contou com a presença de muitos familiares e amigos de Rui Valadares, entre os quais a sua mulher Maria da Graça Pintado Valadares.

Falecido em novembro de 2008, o antigo Presidente da Câmara Municipal (1990-1997) e Presidente da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Lamego faz parte do “património coletivo” local, sendo ainda hoje enfatizadas a dignidade e a afabilidade com que sempre desempenhou as suas funções públicas.

Rui Valadares Pintado esteve à frente dos destinos do Município de Lamego durante dois mandatos que terminaram a 26 de dezembro de 1997. No dia da sua tomada de posse elegeu três adjetivos para definir as suas intenções: “Serei célere, firme e determinado”. Entre as marcas que deixou para o futuro de Lamego está, por exemplo, a elaboração do Plano Diretor Municipal do Concelho, a construção das Piscinas Municipais Descobertas e a conclusão da recuperação do Bairro do Castelo.
Por Notícias de Resende | | Publicado em , | Com 0 comentários
As Festas em Honra de Nossa Senhora dos Remédios voltam a ganhar, pelo segundo ano consecutivo, um grande impacto mediático com a transmissão do programa Somos Portugal da TVI inteiramente dedicado a esta romaria.

A renovada e emblemática Av. Dr. Alfredo de Sousa, situada aos pés do Santuário dos Remédios, é o palco escolhido por João Paulo Rodrigues e Marisa Cruz para apresentarem no próximo domingo, 1 de setembro, este programa, onde prometem atuar ao longo de seis horas, em direto, muitos nomes conhecidos da música popular portuguesa.

As Festas dos Remédios, cuja devoção e paixão religiosa fazem dela uma das maiores romarias do nosso país, são o mote para a realização deste programa. Entre as 14 e as 20 horas, com a apresentação de diversas reportagens locais de Manuel Melo e Isabel Silva, a TVI promete divulgar o que de melhor o concelho tem para oferecer a quem o visita – um destino turístico de excelência com um património histórico e cultural valioso.

Com milhões de telespetadores a assistirem em suas casas e milhares de curiosos ao vivo, aguarda-se que esta emissão junte músicos populares, artesãos locais, representantes da melhor gastronomia e doçaria tradicional e produtores nas áreas dos fumeiros, da fruta e do espumante. Em simultâneo, através dos écrans da TVI diversas personalidades do concelho de Lamego vão ter a oportunidade de falar sobre o trabalho desenvolvido por importantes instituições e projetos locais.
Por Notícias de Resende | segunda-feira, 19 de agosto de 2013 | Publicado em , , | Com 0 comentários
Decorre no próximo dia 21 de Agosto, às 19h00, no Posto de Turismo de Baião a apresentação da aplicação turística para telemóveis “Descobrir Baião”.

Desenvolvida pela empresa baionense Globalang para a Câmara Municipal de Baião, esta aplicação móvel pretende dar a conhecer a atividade que vai tendo lugar no município, nomeadamente através da disponibilização de uma agenda de eventos, de notícias, de informação ao nível do alojamento, da restauração e da cultura e do património, entre outras aspetos de interesse.

A aplicação pode ser descarregada gratuitamente e estará disponível para telemóveis smartphone nas versões “Android” e “IOS”.
Por Notícias de Resende | | Publicado em , , | Com 0 comentários
As Festas em Honra de Nossa Senhora dos Remédios irão decorrer na cidade de Lamego de 22 de agosto a 9 de setembro.

Durante estes dias, Lamego oferecerá aos lamecenses e a todos aqueles que a visitam um conjunto de realizações populares verdadeiramente ímpar, favorável à renovação do diálogo e do fervor religioso entre os crentes.

PROGRAMA FESTAS DOS REMÉDIOS – LAMEGO 2013


22 Agosto – Quinta-feira
10.00 Horas
Leitura do convite à participação dos cidadãos de Lamego e seu Termo feito pelo Arauto pelas ruas da Cidade
18.00 Horas
Inauguração da Rotunda Rui Valadares
21.30 Horas
Abertura Oficial das Festas da Cidade 2013
Av. Dr. Alfredo de Sousa

22.00 Horas
Espetáculo com USKADAKASA
Av. Dr. Alfredo de Sousa
No final do espetáculo sessão de fogo-de-artifício pela Pirotecnia Carlos Duarte (Britiande-Lamego)
A partir deste dia as ruas da cidade serão iluminadas pela Castros, Iluminações Festivas, S.A. - Espinho

23 Agosto – Sexta-feira
10.00 Horas
XXIII Torneio de Ténis Veteranos “Nossa Senhora dos Remédios” - Qualifying
Campos do Complexo Desportivo de Lamego, Quinta da Timpeira e V. Nova de Souto D`El Rei
Organização: Ténis Clube de Lamego




18.00 Horas
VI Exposição de Objetos Escutistas
Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Lamego
Av. Visconde Guedes Teixeira
Organização: Colecionadores de Objetos Escutistas de Lamego
(Patente até ao dia 25 de Agosto das 10 às 22horas)

22.00 Horas
Espetáculo musical com CUCA ROSETA
Av. Dr. Alfredo de Sousa


24 Agosto – Sábado
10.00 Horas
XXIII Torneio de Ténis Veteranos “Nossa Senhora dos Remédios” – Início do Torneio
Complexo Desportivo de Lamego, Quinta da Timpeira e V. Nova de Souto D`El Rei
Organização: Ténis Clube de Lamego

16.00 Horas
Campeonato do Mundo WUFC (Full Contact) - Eliminatórias
Av. Dr. Alfredo de Sousa
Organização: Federação Portuguesa de Full Contact

22.00 Horas
Campeonato do Mundo WUFC (Full Contact) - Finais
Av. Dr. Alfredo de Sousa
Organização: Federação Portuguesa de Full Contact

22.00 Horas
Espetáculo “SONS DO DOURO”
Av. Dr. Alfredo de Sousa
Organização: Projeto Entre Margens
Colaboração: ALMA – Associação Lamecense do Movimento Artístico

25 Agosto – Domingo
09.00 Horas
Percursos Pedestres “Rota dos Remédios”
Concentração – Pavilhão Álvaro Magalhães
Organização: Ténis Clube de Lamego

10.00 Horas
XXIII Torneio de Ténis Veteranos “Nossa Senhora dos Remédios” – Meias-finais e Final
Complexo Desportivo de Lamego, Quinta da Timpeira e V. Nova de Souto D`El Rei
Organização: Ténis Clube de Lamego

Festa em Honra de Nossa Senhora da Esperança
10.00 Horas
Missa Solene
17.00 Horas
Procissão de Nossa Senhora do Terço
Itinerário: Rua da Seara, Rua da Cruz, Travessa da Rua da Cruz, Praça do Comércio, Rua de Almacave, Rua Cândido dos Reis, Av. 5 de Outubro, Câmara Municipal, Av. Dr. António José de Almeida e Rua do Cerdeiral
Acompanhada pela Associação Filarmónica e Banda Juvenil de Magueija


22.00 Horas
Concerto pela Associação Filarmónica e Banda Juvenil de Magueija
Av. Dr. Alfredo de Sousa

26 Agosto – Segunda-feira
22.00 Horas
Espetáculo com o GRUPO NORTADA
Av. Dr. Alfredo de Sousa

27 Agosto – Terça-feira
22.00 Horas
Espetáculo com HASTA PÚBLICA
Av. Dr. Alfredo de Sousa

28 Agosto – Quarta-feira
22.00 Horas
Espetáculo de Fado com HELENA SARMENTO
Parque Isidoro Guedes

29 Agosto – Quinta-feira
22.00 Horas
Espetáculo com o GRUPO ARKÁDIA (Comemoração dos 20 anos)
Av. Dr. Alfredo de Sousa




30 Agosto – Sexta-feira
8.00 - 19.00 Horas
XXXIV Torneio Cidade de Lamego em Minigolfe – Treinos oficiais
Complexo Desportivo de Lamego
Organização: Minigolfe Clube de Lamego

XXVII Concentração Motard à Romaria
18.00 Horas
Receção dos Motards
Parque Isidoro Guedes
22.00 Horas
Concerto Rock com Bandas da Região
Parque Isidoro Guedes
1.00 Horas
Show Erótico
Parque Isidoro Guedes
Organização: Club Automóvel de Lamego

TRC – ZIGUR FEST – Festival de Música Moderna de Lamego
17.00 / 22.00 / 00.30 Horas
Rua da Olaria / Teatro Ribeiro Conceição / Rua da Olaria

22.00 Horas
Espetáculo com RIVER BRASS BAND e CONCERTINAS DOURO SUL
Av. Dr. Alfredo de Sousa



31 de Agosto – Sábado
XXXIV Torneio Cidade de Lamego em Minigolfe
8.00 - 10.45 Horas
 Treinos oficiais
10.50 Horas
Cerimónia de Abertura
11.00 Horas
Início do Torneio
20.30 Horas
Jantar Convívio para todos os participantes e convidados – Participação especial da escola de música - 5ª IMPÉRIO
Complexo Desportivo de Lamego
Organização: Minigolfe Clube de Lamego

XXVII Concentração Motard à Romaria
10.00 Horas
Receção dos Motards
Parque Isidoro Guedes
12.30 Horas
Almoço Convívio
18.00 Horas
Espetáculo de Freestyle com Paulo Martinho
Av. 5 de Outubro
19.30 Horas
Jantar Convívio
Parque Isidoro Guedes


21.00 Horas
Desfile das tochas pela cidade
23.00 Horas
Espetáculo de Freestyle com Paulo Martinho
Av. 5 de Outubro
24.00 Horas
Concerto Rock com a BANDA SOM DA FRENTE (Xutos e Pontapés Covers)
Parque Isidoro Guedes
1.00 Horas
Show Erótico
Parque Isidoro Guedes
2.00 Horas
Noite Dj’s da Antena 3 – NUNO CALADO E FILIPE NAVAIS
Parque Isidoro Guedes
Organização: Club Automóvel de Lamego

17.00 Horas
Jogo de Veteranos S. C. Lamego – União de Coimbra
Estádio dos Remédios
Organização: Sporting Clube de Lamego

TRC – ZIGUR FEST – Festival de Música Moderna de Lamego
17.00 / 22.00 / 00.30 Horas
Rua da Olaria / Teatro Ribeiro Conceição / Rua da Olaria



21.30 Horas
XLVI Festival Nacional de Folclore
Av. Dr. Alfredo de Sousa
Organização: Rancho Regional de Fafel

1 Setembro – Domingo
XXXIV Torneio Cidade de Lamego em Minigolfe
9.00 Horas
Reinício do Torneio
12.30 Horas
Fim do Torneio
13.00 Horas
Entrega de Prémios – Cerimónia de Encerramento
Complexo Desportivo de Lamego
Organização: Minigolfe Clube de Lamego

2ª Caminhada da Romaria
9.00 Horas
Junto ao Café Almedina
Organização: Caminhadas por Lamego

XXII Concentração Motard à Romaria
10.00 Horas
Pequeno-almoço
11.00 Horas
Missa Motard
Recinto do Santuário de Nossa Senhora dos Remédios
12.00 Horas
Passeio Motard
13.00 Horas
Almoço Convívio
15.00 Horas
Entrega de lembranças a todos os participantes
16.00 Horas
Encerramento da XXII Concentração de Motard à Romaria de Nossa Senhora dos Remédios
Organização: Clube Automóvel de Lamego

X Clássica Régua – Lamego – Meadas em Ciclismo
Integrada no Troféu Liberty Seguros/Serras Míticas de Portugal
11.00 Horas
Partida da Régua
14.30 Horas
Chegada a Lamego
Organização: ALB Lamego Bike

14.00 Horas
Programa da TVI “Somos Portugal”
Av. Dr. Alfredo de Sousa


2 Setembro – Segunda-feira
21.30 Horas
XXXVI Festival Internacional de Folclore
Av. Dr. Alfredo de Sousa
Organização: Rancho Regional de Fafel

3 Setembro – Terça-feira
22.00 Horas
Festa da Rádio / Festa do Emigrante
Show Case da Rádio Douro Sul
Av. Dr. Alfredo de Sousa

4 Setembro – Quarta-feira
22.00 Horas
Espetáculo com a ORQUESTRA DO CENTRO CULTURAL E RECREATIVO DE FERREIRIM e BANDA USSAR BAND BUDAPEST DA HUNGRIA
Av. Dr. Alfredo de Sousa

1.00 Horas
Lamego Party Days – DJ SLIMCUTZ FEAT.ACE FROM MINDDAGAP
Pavilhão Álvaro Magalhães

5 Setembro – Quinta-feira
XI Encontro do Núcleo do Porto dos Antigos Alunos do Liceu de Lamego
10.00 Horas
Concentração no Liceu


10.30 Horas
Desfile dos Participantes no encontro acompanhados pela Banda de Gouviães
11.00 Horas
Missa por alma dos Professores, Alunos e Empregados já falecidos
Seguir-se-á uma evocação aos mortos em combate no CTOE
Igreja de Santa Cruz
13.00 Horas
Almoço
Ginásio do Liceu Latino Coelho

22.00 Horas
Espetáculo com EXPENSIVE SOUL E JAGUAR BAND
Av. Dr. Alfredo de Sousa

1.00 Horas
Lamego Party Days – DJ ODER / DJ SISTEMA FEAT. MC’S MUNDO SECRETO
Pavilhão Álvaro Magalhães

6 Setembro – Sexta-feira
22.00 Horas
Grandiosa Marcha Luminosa
Abertura do desfile
Conjunto de Montadas da GNR
Carros Alegóricos
Figurado Vivo
Durante o dia arruadas pela Banda Marcial de Cambres e pelo Grupo de Bombos de Santa Maria de Jazente
Durante o desfile serão lançadas peças de fogo-de-artifício pela Pirotecnia Carlos Duarte (Britiande-Lamego)
Todos os carros decorados e iluminados por Desfilarte de José Alberto Dias Lobo - Felgueiras


1.00 Horas
Lamego Party Days – KURA – DJ MARIANA COUTO
Pavilhão Álvaro Magalhães

7 de Setembro - Sábado

GRANDE FEIRA FRANCA
Carreira das Tílias

10.00 Horas
4ª Marcha e Corrida da Mulher Duriense
Parque Isidoro Guedes
Organização: Centro Municipal de Marcha e Corrida de Lamego
Encontro de Antigos Alunos do Patronato Nuno Álvares Pereira
9.30 Horas
Receção dos Antigos Alunos e Convidados – Hastear das Bandeiras
11.00 Horas
Missa na Capela do Espírito Santo
12.30 Horas
Almoço de Confraternização

IX Encontro dos Amigos de Fafel, Ponte de Pau e Oliveiras
12.00 Horas
Missa na Capela de Santo António
13.00 Horas
Almoço no restaurante Paraíso Paixão – Fafel

16.00 Horas
GRANDIOSA BATALHA DAS FLORES
(O mesmo programa e percurso da Marcha Luminosa da noite anterior)

24.00 Horas
Sessão de Fogo de Artificio pela Pirotecnia Carlos Duarte (Britiande-Lamego)

Durante o dia e noite grupos de bombos, tocatas, zés pereira, grupos de concertinas e bandas de música levam a Festa a toda a cidade
Arruadas pelos grupos de bombos Santa Maria de Jazente (Amarante), Associação Cultural e Recreativa de Sande (Lamego), Grupo de Bombos de S. Pedro de Penude (Lamego), e Bombos da Associação Social, Cultural, Desportiva e Recreativa de Figueira (Lamego)

De 7 para 8 de Setembro
Grande Noite da Romaria de Portugal
Arruadas por rusgas populares que alegremente percorrem a cidade cantando temas populares e cantigas ao desafio, pelo rufar típico dos bombos e alegres toques de concertinas

23.00 Horas
 Arraial Popular – Baile com o Grupo Musical MK Music
Jardim da Republica

23.00 Horas
Palco Livre
Av. Dr. Alfredo de Sousa

1.00 Horas
Lamego Party Days – DIOGO MENASSO
Pavilhão Álvaro Magalhães


8 Setembro – Domingo
DIA DE NOSSA SENHORA DOS REMÉDIOS
10.00 Horas
Missa Festiva em Honra da Padroeira
Santuário de Nossa Senhora dos Remédios
16.00 Horas
Majestosa Procissão de Triunfo
A Procissão sai da Igreja das Chagas, percorrendo algumas das principais ruas da cidade, e termina na Igreja de Santa Cruz.
  Os andores armados sobre carros são puxados por juntas de bois, segundo uma tradição muito antiga. Esta tradição foi sancionada, em 27 de Abril de 1952, pela Sagrada Congregação dos Ritos, a requerimento da Irmandade de Nossa Senhora dos Remédios através do seguinte despacho:
“A Sagrada Congregação dos Ritos, em virtude das faculdades que o Santo Padre lhe concedeu, atendendo às circunstâncias particulares expostas na petição e ao oficio de recomendação, em que o Exmo. e Revmo. Ordinário da Diocese de Lamego tão encarecidamente se interessa no assunto, indulgentemente acede a estas preces, deixando tudo ao juízo prudente do mesmo Exmo e Revmo Ordinário, com as faculdades necessárias e oportunas, sem que se obste qualquer determinação em contrário”.
Durante o dia arruadas pelos grupos de bombos de Santa Maria de Jazente (Amarante), Boinas Castanhas de Ferreiros (Lamego), Associação Desportiva de Ferreiros (Lamego) e pelas Sociedade Filarmónica de Lalim, Banda Marcial de Cambres e Associação Filarmónica e Banda Juvenil de Magueija, as quais participarão na Procissão de Triunfo onde também participará a Associação Filarmónica de Tarouca.

9 Setembro – Segunda-feira
22.00 Horas
Espetáculo com DOURO LAMEGO ORQUESTRA
No final do espetáculo sessão de fogo piro musical pela Pirotecnia Carlos Duarte (Britiande – Lamego)
Jardim da República

24.00 Horas
ENCERRAMENTO DAS FESTAS DA CIDADE EM HONRA DE NOSSA SENHORA DOS REMÉDIOS 2013
Sessão de fogo de estoira nos quatro cantos da Cidade
O fogo de estoira lançado de 22 de Agosto a 9 de Setembro é da responsabilidade da Pirotecnia Carlos Duarte (Britiande – Lamego)

PROGRAMA RELIGIOSO
30 de Agosto a 7 de Setembro
Novena
6.00 Horas
Angelus e Oração da manhã
Exposição do Santíssimo Sacramento, com recitação do terço e bênção
Santuário de Nossa Senhora dos Remédios
7.00 Horas
Celebração da Eucaristia, com pregação pelo Cónego João António Teixeira
Santuário de Nossa Senhora dos Remédios

6 Setembro – Sexta-feira
8.00 Horas
Procissão da Imagem de Nossa Senhora dos Remédios do Santuário para a Igreja das Chagas acompanhada pela Banda Marcial de Cambres

8 Setembro – Quinta-feira
10.00 Horas
Missa Festiva em Honra da Padroeira
Santuário de Nossa Senhora dos Remédios
16.00 Horas
Majestosa Procissão de Triunfo
Da Igreja das Chagas para a Igreja de Santa Cruz

Tema: “COM MARIA VAMOS CRESCER NA FÉ”
                      Anos FIDEI – A Porta da Fé
Andores:
                - Ano da Fé – Nossa Senhora da Fé
                - Anunciação a Nossa Senhora
                - Nossa Senhora Junto à Cruz
                - Assunção de Nossa Senhora
                - Nossa Senhora dos Remédios

Comissário do Santuário de Nossa Senhora dos Remédios
Dr. Manuel Teixeira

As cerimónias religiosas são transmitidas em direto pela Rádio Clube de Lamego

Poderá ainda visitar durante o período das Festas da Cidade em Honra de Nossa Senhora dos Remédios, no Museu Diocesano (em frente à Sé de Lamego) as exposições:
“Ad jesum per mariam”, exposição de pintura de João Osvaldo
“Igreja de Lamego, a dimensão da fé”, exposição de arte sacra promovida pela Diocese de Lamego

AGRADECIMENTOS
A Câmara Municipal de Lamego agradece a todas as Entidades, Coletividades, Empresas e a todos os Lamecenses em geral que gentilmente colaboraram na organização das Festas da Cidade de Lamego em Honra de Nossa Senhora dos Remédios.

E ainda

20 de Setembro a 6 de Outubro
Salão Luso Galaico de Caricatura

18 e 19 de Outubro
Plast&Cine 2013
Júlio Pomar


Por Notícias de Resende | | Publicado em , , | Com 0 comentários
No passado dia 17 de agosto, o Parque de Estacionamento da Zona de Lazer de Mesão Frio recebeu dois espectáculos de desporto motorizado, proporcionando um dia inteiramente dedicado a esta modalidade. A tarde na «Porta do Douro» teve início com a terceira prova de perícia automóvel, uma organização da Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Mesão Frio. O piloto Luís Delgado, da cidade de Chaves, sagrou-se vencedor ao volante do seu Dayatsun, alcançando o primeiro lugar na classificação geral. À noite, foi a vez de Paulo Martinho, pioneiro de Freestyle em Portugal, protagonizar um magnífico espectáculo, repleto de emoções e adrenalina, uma organização da Câmara Municipal.

Mesão Frio tem sido palco para as mais diversas atividades do desporto motorizado e, não obstante ao interesse partilhado por todos os munícipes e visitantes que têm aderido em grande número a este tipo de iniciativas, a Câmara Municipal de Mesão Frio e a Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários comprovaram que a modalidade continua a cativar muitos aficionados. A terceira prova de perícia foi a demonstração disso mesmo. Pouco passava das 15 horas, quando, os participantes deram início à prova. Em competição estiveram grandes pilotos de diversos pontos do país. Os pilotos Hugo Ribeiro e Marco Almeida conquistaram respetivamente, o segundo e o terceiro lugar da classificação geral.

Depois da empatia conquistada junto do público em anos anteriores, Paulo Martinho esteve de volta a Mesão Frio e contou com uma assistência composta por milhares de pessoas. Considerado como o maior espetáculo motorizado do mundo, protagonizado por um só homem, o piloto de Freestyle deu início à exibição pelas 21h30. O ilustre freestyler conseguiu levar o público ao êxtase com manobras e acrobacias executadas com um Mini, um Kartcross e quatro motos. Para abrilhantar o espetáculo de Paulo Martinho, teve ainda lugar uma demonstração de Drift, levada a cabo por José Lopes, piloto de Braga, que levou ao rubro toda a massa humana que assistia ao espetáculo.

Por Notícias de Resende | | Publicado em , , | Com 0 comentários
A boa disposição anda no ar! Com a época de verão quase a terminar há que aproveitar os dias de Sol que ainda restam para experimentar novas atividades com muita adrenalina.

As Piscinas Descobertas de Lamego entram nesta onda e promovem já no próximo domingo, 25 de agosto, às 17 horas, uma sessão de BodyCombat, organizada em conjunto com o Londrino Gym. Os sócios deste ginásio não pagam entrada na piscina. Para os restantes utentes a inscrição na atividade é gratuita, estando apenas sujeitos ao pagamento da respetiva entrada.

O espaço que anualmente convida milhares de visitantes para um mergulho refrescante, também vai acolher um Torneio de Duplas de Voleibol de Praia, em parceria com a Associação de Voleibol de Viseu, no próximo dia 31 de agosto. Os interessados devem inscrever-se até dia 28 na sede desta Associação, situada no edifício do Bloco da Feira, ou através do seguinte e-mail: secretaria.avv@gmail.com.

Como vê, não faltam motivos para se refrescar nas Piscinas Descobertas de Lamego!
Por Notícias de Resende | terça-feira, 13 de agosto de 2013 | Publicado em , | Com 0 comentários
Têm início no dia 16 de Agosto, com um Festival de Penteados e Moda abrilhantado com a atuação da fadista Cláudia Madur, as Festas Concelhias e de S. Bartolomeu. As comemorações repartem-se por sete dias (16 e 17 de Agosto e de 21 a 25 de Agosto) que propõem um programa diversificado e capaz de agradar a todos os públicos.

O principal artista musical da festa é Mickael Carreira, que sobe ao palco no dia 23 de Agosto para atuar na Av. 25 de Abril. Outra novidade será o Desfile Nacional do Trajo Popular Português, uma parceria com a Federação do Folclore Português e que trará às ruas de Baião, pela primeira vez, centenas de representantes de grupos folclóricos de todo o país para uma noite de evocação das tradições nacionais.

As festas regressam depois no dia 21 de Agosto, que fica marcado pela abertura da Feira de Artesanato (18h00). No dia 23 a vila ficará repleta com milhares de curiosos e entusiastas que virão assistir a mais um concurso pecuário da raça arouquesa (a partir das 8h00), estando a tourada reservada para as 17h00.

No dia 24 de Agosto as atenções convergem para a Procissão em Honra de S. Bartolomeu, que tem início previsto para as 18h00, sendo que haverá, ainda, lugar ao tradicional “despique” entre as bandas de música de Ancede e de Santa Marinha do Zêzere e o Festival Internacional de Folclore.

O encerramento das festas acontece a 25 de Agosto, com um Encontro de Tocadores de Concertina que irá atrair a Baião “tocadores” de toda a região norte. A Orquestra do Norte será responsável pelas melodias de encerramento das festas.

A animação estará também a cargo de vários grupos dos tradicionais Zés P´reiras, que logo cedo pela manhã irão percorrer as artérias da sede de concelho de lés a lés a despertar a vila: a 17 é a vez dos “Alegrinhos”, a 21 do grupo da Associação de Trabalhadores da Câmara Municipal de Baião, a 22 de Agosto mostram a sua força os Zés P´reiras Voluntários de Baião e a 23 de Agosto os Zés P´reiras de S. Tiago.

A festa reparte-se por diferentes espaços, onde terão lugar muitas atuações: a 21 de Agosto atua às 22h00 na Praça Heróis do Ultramar o grupo “Dançart”; a 22 de Agosto, à mesma hora, será a vez de os Andarilhos tocarem na Praça Heróis do Ultramar e uma hora depois, às 23h00, sobe ao palco da Av. 25 de Abril a Volumax Band; a 23 de Agosto, para além de Mickael Carreira (23h00, na Av. 25 de Abril), atua, às 22h00, na Praça Heróis do Ultramar o grupo musical “O Estaleiro”.

A organização das festas é da responsabilidade da Comissão de Festas, da Associação de Trabalhadores da CM Baião e da Câmara Municipal de Baião.


PROGRAMA
16 de Agosto

22h00 - Festival de Penteados e Moda com atuação da Fadista "Cláudia Madur", na Praça Francisco Sá Carneiro e Fonte Nova.

17 de Agosto
14h00 - Grupo de Zés P´reiras "Os Alegrinhos";
21h30 - Desfile Nacional do Trajo Popular Português, na Praça Francisco Sá Carneiro e Fonte Nova.

21 de Agosto 16h00 - Grupo de Bombos da Associação de Trabalhadores da Câmara Municipal de Baião;
18h00 - Abertura da Feira de Artesanato, na Av. 25 de Abril;
22h00 - Grupo Musica "Dançart", na Praça Heróis do Ultramar.

22 de Agosto 09h00 - Grupo de Zés P´reiras V. de Baião;
22h00 - Andarilhos, na Praça Heróis do Ultramar;
23h00 - Volumax Band, na Av. 25 de Abril;

23 de Agosto 07h30 - Grupo de Zés P´reiras S. Tiago
08h00 - Banda de Música de Gondomar. Feira Franca - Concurso Pecuário;
09h00 - Missa - Igreja Paroquial;
17h00 - Tourada;
22h00 - Grupo Musical "O Estaleiro", na Praça Heróis do Ultramar;
23h00 - Mickael Carreira, na Av. 25 de Abril;
00h30 - Fogo-de-artifício;

24 de Agosto 08h00 - Banda Marcial de Ancede;
09h00 - Missa - Igreja Paroquial;
11h00 - Missa Solene - Igreja Paroquial;
14h00 - Banda Musical da Casa do Povo de Santa Marinha do Zêzere;
18h00 - Procissão em Honra de S. Bartolomeu;
21h30 - Concerto pelas Bandas de Música, na Av. 25 de Abril;
- Festival Internacional de Folclore, na Praça Heróis do Ultramar;

25 de Agosto 14h30 - Encontro de Tocadores de Concertina, na Av. 25 de Abril;
21h30 - Orquestra do Norte, na Praça Heróis do Ultramar;
23h00 - Fogo de Estouraria.
Por Notícias de Resende | | Publicado em , , | Com 0 comentários
O Presidente da Câmara Municipal de Resende, António Borges, deslocou-se à freguesia de S. Romão de Aregos para a abertura oficial de um empreendimento de turismo em espaço rural, que vem aumentar a capacidade de oferta de alojamento no concelho.

Situadas no lugar da Sra. da Piedade - S. Romão de Aregos, as casas de campo resultam do projeto do economista Carlos Diogo que decidiu investir na aldeia onde nasceu a sua esposa. O valor total do investimento ascende a 700 mil euros, sendo que o projeto foi apoiado pelo PRODER – Programa de Desenvolvimento Rural.

Este projeto de desenvolvimento regional é constituído por duas vertentes: a vertente agrícola que compreende o cultivo da vinha, castanha e cereja e a vertente do empreendimento turístico, nomeadamente turismo rural/casa de campo.

O Presidente da Câmara Municipal de Resende manifestou satisfação “porque reforçamos a capacidade de oferta de alojamento no concelho com muita qualidade. São unidades como esta que reforçam a oferta turística diferenciadora que Resende tem de oferecer”.

O projeto de turismo rural é constituído por uma “casa mãe” (edifício principal) que dispõe de três suites com casa de banho privativa, zona social, cozinha e sala de refeições, que pode ser alugada na sua totalidade para grupos, ou cada quarto individualmente. Dispõe, ainda, de mais duas casas de campo, num conceito de apartamento em turismo rural, sendo que a tipologia varia entre o T1, o T1 + 1 e o duplex. Estas casas estão equipadas autonomamente, com suite, cozinha e zona social. O empreendimento dispõe, ainda, de um espaço polivalente, com bar e zona de convívio equipada com internet, videojogos e televisão e será utilizado, também, como espaço de exposições.

No espaço exterior, instalada num socalco, encontra-se a piscina, local privilegiado para momentos de puro relaxamento de onde se vislumbra uma fantástica vista sobre o rio Douro.


De referir que este investimento permite atrair mais gente para a aldeia e encontrar soluções que permitem aproveitar os recursos endógenos, autênticos e genuínos existentes no concelho.
Por Notícias de Resende | | Publicado em , | Com 1 comentários
PELAS SERRAS E CERCANIAS
S. CRISTÓVÃO NOS ACUDA…

O dia 25 de julho é sempre uma data marcante para os habitantes de toda a serra de Montemuro. De facto, a partir do momento em que o ex-presidente da Junta de Freguesia de Felgueiras, enfermeiro Álvaro Almeida, assumiu a dinamização da tradição e se procedeu à requalificação do espaço em redor da capelinha de S. Cristóvão, levada a cabo pela comissão fabriqueira da igreja paroquial de Felgueiras, a feira anual ganhou outro fôlego.

O que, efectivamente, deve ser realçado é a visão demonstrada pelo Enfermeiro Álvaro quando decidiu apoiar a criação de belos exemplares de raça arouquesa através da atribuição de incentivos e a introdução de uma tradição centenária que se tornou no maior atrativo da feira- a Luta de Bois. Para levar por diante estas medidas, o Enfermeiro Álvaro contou com a ajuda da Câmara Municipal, designadamente do professor Marques, vereador do pelouro, nessa altura.

Foram anos animados e as feiras de S. Cristóvão conheceram grande sucesso durante os anos noventa, até por volta de 2008. Presentemente, a feira já não atrai os milhares de pessoas da parte alta do concelho ou mesmo dos concelhos vizinhos de Cinfães e de Castro Daire. Contudo, a alegria contagiante de algumas pessoas que circulam pelo cume da serra de Montemuro nesse dia e a concentração de alguns devotos que assistem às cerimónias religiosas em redor da velha capelinha, são aspetos marcantes desta manifestação popular que continua viva e genuína.

Entretanto, chegaram outros políticos e ao mesmo tempo que distribuem cheques de incentivo e de apoio aos criadores de raça arouquesa aproveitam para fazer a sua campanha, por vezes com ataques a outros intervenientes que se apresentam como alternativa democrática, ciosos de fazerem valer as suas ideias.

Este ano, repetiram-se as iniciativas. Os concursos pecuários e a atribuição de incentivos colocaram a economia local no centro das atenções. O que qualquer observador externo deteta, de imediato, é que o atual presidente da câmara municipal de Resende e o seu candidato em futura eleição, não têm qualquer projeto para a serra de Montemuro nem para a economia local. Afinal os incentivos não têm contribuído para a expansão da criação de gado. Depressa venderam o património da Câmara na empresa que explora as torres eólicas e que anualmente rendia uns milhares de Euros e ajudava a financiar alguns projetos da Câmara, isto é, transferiram o investimento da serra para Caldas de Aregos, onde só têm acumulado prejuízos, onde os amigos arranjaram uma acumulação e todos passaram a gozar as águas retemperantes.

Não estranhamos estas atitudes do Eng. António Borges que demonstra nada saber sobre a economia agrícola e sobre a criação de gado. Mas o pior é que o seu candidato, então esse está a léguas do assunto e basta ver como ele se apresenta para lidar com os lavradores.

Porém, este ano a feira de S. Cristóvão foi diferente. O executivo camarário resolveu fazer da entrega de prémios um comício com ataques a tudo e a todos. O desespero por vezes conduz a estas condutas depressivas que só desvendam o vazio de ideias e a falta de soluções. Umas vezes, a culpa é do governo que está em Lisboa, outras vezes, são os protagonistas locais que nada fazem. Tirando os seus despachos para autorizar os investimentos públicos no concelho de Resende, o senhor Eng. Borges também nada investiu em Resende que tenha saído da sua conta pessoal. E já agora no que diz respeito ao seu candidato também não se lhe conhecem investimentos no nosso concelho. Não mostram apetências para apoiar o mundo empresarial e nunca aceitaram de bom grado destacar e reconhecer o sucesso desses nossos conterrâneos que muito têm feito pela terra.

Por outro lado, ficou bem patente o amadorismo e a falta de organização que presidiu à realização da feira e sobretudo da Luta dos Bois. Primeiro, a desorganização dos expositores e tendas de feirantes, a que se juntaram os acidentes viários que conduziram um jovem ao hospital. Mas o mais grave estava para vir. Depois de uma luta acesa, o boi vencido, por sinal um belo exemplar com mais de uma tonelada, resolveu passear-se por entre velhos e novos pondo tudo em alvoroço e em fuga.

Então, mais uma vez ficaram a nu as fragilidades da organização.Com pena nossa, pois trata-se de um espetáculo bonito e cada vez mais raro. Sem vedação apropriada, sem resguardo para crianças e velhos, qualquer investida de um boi pode colocar a vida em risco. Depois, resta fugir por essa serra fora até cair em algum buraco, disfarçado no meio do feno...

Agora uma pergunta se coloca: Quem são os responsáveis caso ocorra uma morte ou um acidente grave? O pânico instalou-se e toda a gente fugia na frente dos cornos do touro. Se algo acontecer é o dono do boi o responsável?

Vereadores, presidentes, onde andavam eles? Depois de retemperados com um belo manjar de leitão assado e frescos copos de tinto, resolveram abandonar o local porque já não lhes agradava o ambiente. Se tivesse havido vítimas, neste momento, estavam os senhores políticos no ativo a culpar o povo porque não tem civismo, etc...

Fica aqui o alerta. S. Cristóvão ajude os caminhantes e inspire os condutores mas que não se deixe enganar por estes maus condutores de homens.

Casimiro Veloso-Candidato do PT/CIR à Câmara Municipal