[ ]
Notícias de Última Hora
Por Notícias de Resende | segunda-feira, 17 de junho de 2013 | Publicado em , , , | Com 0 comentários
Há meses abriu falência e encerrou uma das duas farmácias de Cinfães.

Desde aí, a dispensa urgente de medicamentos é assegurada apenas em uma de cada duas semanas.

Em semana não os doentes atendidos na Urgência de Cinfães ou arriscam esperar pelo horário de normal funcionamento da farmácia ou fazem uma viagem forçada de dezenas de quilómetros até Marco de Canaveses, Resende, Castro Daire, … onde estiver a farmácia de serviço mais próxima.

Interpelada a proprietária da farmácia em funcionamento, foi-nos explicado que o estabelecimento está proibido pelo Infarmed de alargar o seu horário de serviço urgente para além do que lhe estava anteriormente atribuído.

É uma limitação inaceitável que não compreendemos, porque vem prejudicar seriamente a população necessitada.

Em face desta grave situação, a CDU reclama que este problema de saúde pública seja revisto com a urgência que se impõe.

A população de Cinfães tem necessidade de serviço de farmácia em permanência. Só nos falta agora, que para além do nosso isolamento, do desemprego, da perda de rendimentos, nos queiram também tirar a possibilidade de adquirir medicamentos quando deles necessitamos.

Cinfães, 17 de Junho de 2013
A Comissão Concelhia de Cinfães da CDU
Por Notícias de Resende | domingo, 16 de junho de 2013 | Publicado em , | Com 0 comentários
Para começar esta habitual rubrica mensal, peço desculpa pelo atraso da mesma e esta apenas ser publicada hoje, quando já estamos a caminho da 2ª sessão de cinema deste mês, mas como sabem todo o “lufa-lufa” à volta do Festival da Cereja desviou as atenções do cinema que na semana passada foi dedicado aos mais pequenos com o filme “Zambézia”. Para logo à noite, a sessão é de categoria de Óscar. “00:30 A hora negra” de Kathryn Bigelow, foi nomeado para 5 prémios da Academia incluindo o de Melhor Filme. Acabou por perder para "Argo" mas não quer dizer que não seja um filme de qualidade. Então de que se trata este filme da galardoada realizadora americana? "Zero Dark Thirty", título na versão original, conta a história da caça ao Bin Laden, pós 11 de Setembro, por uma equipa da CIA tendo como personagem central, a agente Maya, interpretada por Jessica Chastain. O filme relata o processo de captura desde o 11 de Setembro, as investigações e interrogatórios efectuados pela equipa, os atentados sofridos pela mesma, até à morte do líder talibã em Maio de 2011. A história não tem muito de novo, até porque é um retrato da realidade e todos, que mais ou menos acompanhamos as notícias, sabemos o desfecho. Mas não deixe de ver o filme por isso. Vale a pena, porque apesar de já se saber o desfecho, enquanto dura o filme, duram os dilemas e chegamos a pensar que se calhar a realizadora vai fugir ao retrato real e alterar o rumo da história. Também não pense que o filme perde qualidade porque é apenas um filme para mostrar aos de fora o quão a América é grandiosa. Contra tudo e contra todos "A hora negra" é um bom filme, com boas interpretações, um bom enredo e que merece ser visto, para comprovar, que depois do Óscar alcançado em 2010 com "Estado de Guerra", a realizadora não perdeu qualidade apesar dos temas nem sempre fáceis que aborda no grande ecrã.

As próximas sessões são:
14 de Junho- "A Hora Negra"
21 de Junho- "Guia para um Final Feliz"
28 de Junho- "Decisão de Risco"

14/06/2013
Bons filmes,
Raquel Evangelina
Por Notícias de Resende | | Publicado em , | Com 0 comentários
No dia 14 de Junho, realizou-se no Salão Paroquial de São Martinho de Mouros, a Gala Afonsinhos 2013.

Com o espaço escolhido com lotação esgotada, cerca de 120 pessoas, foi uma noite de aprendizagem, de saber e de alegria. Foi a festa do povo.

O evento contou com a participação de alguns nomes do panorama futsalístico português, onde foram oradores de excelência no colóquio que então se realizou e com abordagem a várias temáticas, o seleccionador nacional de futsal Jorge Braz, o treinador da AD Fundão Joel Rocha, o ex. seleccionador nacional e ex. treinador do Sporting clube de Portugal e este ano vencedor do campeonato e taça na Letónia Orlando Duarte, e o internacional português, vencedor este ano do campeonato, taça e supertaça na Hungria, Hugo Ramada.

Foram entregues troféus Afonsinhos de reconhecimento de mérito ao Hugo Ramada, aos Benjamins do Grupo Desportivo de Resende e ao Sr. Padre Excelso.

Foi entregue também uma pequena lembrança a todos os atletas dos Afonsinhos.

Perguntamos o porquê de as maiores referências do futsal nacional e internacional virem tantas vezes participar nas nossas actividades? Porquê fazerem 600 km para estarem junto de nós e dos nossos meninos? Soubemos ontem a resposta: Somos um projecto de qualidade no futsal nacional!

Os convidados levaram cerca de 130 kg de cerejas bem saborosas.

Terminamos com as palavras de uma mãe dos Afonsinhos no final da Gala:

“É um projecto que nos dá muito prazer apoiar e não digo isto apenas porque temos lá o Zé... Tem sido uma grande escola... Onde a excelência dos recursos humanos supera, por ventura, outros quaisquer tipos de dificuldades ou obstáculos! Não há como negar que existe um antes e um depois de "Os Afonsinhos". Nós pais e restante comunidade só temos que oferecer o nosso apoio e agradecer a quem nos ajuda a bem formar os nossos filhos. Obrigada!”

O Coordenador Técnico dos Afonsinhos
Marcos Antunes
Por Notícias de Resende | | Publicado em , | Com 0 comentários
Acácio Pinto
Deputado do PS
Cumpridos que estão dois anos sobre a vitória do PSD e sobre a consequente coligação governativa que se lhe seguiu importa efetuar uma, ainda que breve, reflexão sobre a atual situação de Portugal.

Pois bem, o nosso ponto de partida era difícil, nesses primeiros meses de 2011, em resultado de um negro quadro financeiro internacional que envolvia, sobremaneira, a Europa. Um quadro que teve várias medidas de ajustamento efetuadas pelo governo minoritário do PS em 2010 e em 2011, todas levadas a cabo sob forte contestação de toda a oposição, com enfoque para os partidos de direita, PSD e CDS. Diziam que o problema era meramente interno, que tudo se resolveria com uma simples mudança de governo, que a resolução do problema não passava pelo aumento de impostos nem por mais austeridade.

Em benefício do que afirmo cito Passos Coelho em 2010 e 2011: “O que o país precisa, para superar esta situação de dificuldade, não é de mais austeridade”; “Acabar com o 13º mês é um disparate”; “Nós não podemos aumentar as receitas aumentando mais os impostos”; “Não contarão connosco para mais ataques à classe média”.

E Cavaco Silva em 9 de março de 2011: “Precisamos de um combate firme às desigualdades e à pobreza que corroem a nossa unidade como povo. Há limites para os sacrifícios que se podem exigir ao comum dos cidadãos”; “A pessoa humana tem de estar no centro da ação política. Os Portugueses não são uma estatística abstrata”.

E Paulo Portas em 24 de março de 2011: “Tenho que vos dizer isto com toda a franqueza: subir impostos é aumentar a recessão”.

Depois desta breve recordatória importa deixar alguns dos dados mais relevantes da nossa situação económica e social atual: i) desemprego é 17,8%, era 12,5%; ii) desemprego jovem é de 42,1%, era de 27%; iii) desempregados sem qualquer tipo de subsídio de desemprego aumentaram mais 77.322; iv) casais em que ambos os cônjuges estão desempregados aumentaram para o triplo, sendo hoje 13.176 no total; v) dívida pública era de 94% do PIB (dezembro de 2010) passou para 123,6% (final de 2012) e já chega neste momento a cerca de 130% do PIB.



Não restam, portanto, mais palavras que não sejam as de uma forte deriva de incompetência técnica e política, ou seja, de uma governação politicamente dolosa face a tudo quanto foi dito e contratualizado com os portugueses, pelos partidos de direita, em junho de 2011.
Por Notícias de Resende | | Publicado em , , | Com 0 comentários
Cerca de 600 alunos dos três Agrupamentos de Escolas de Baião presenciaram as 12 ações de formação do projeto “Beatriz 2.0 – Viver em Igualdade de Género” realizadas no concelho.

Despertar consciências e sensibilizar os jovens baionenses para as temáticas da igualdade de género e da não discriminação são os objetivos deste projeto financiado pelo Estado Português e pelo Fundo Social Europeu.

Nestas sessões é feito uso da linguagem teatral, o que permite o desenvolvimento de sessões dinâmicas e capazes de despertar o interesse e a participação do público mais jovem.

Em Baião realizaram-se 12 sessões, dirigidas a alunos entre o 7º e o 11º anos de escolaridade.

O projeto “Beatriz 2.0” foi concebido pela psicóloga e ativista pela igualdade de género e pelos direitos humanos Teresa Rosmaninho (1955 - 2011) e teve produção executiva da Academia Contemporânea do Espetáculo / Teatro do Bolhão, a quem coube a responsabilidade de elaborar a componente teatral e audiovisual do projeto (elaboração de vídeos relacionados com as temáticas como a igualdade no local de trabalho, a igualdade de género ou a conciliação no trabalho/família/vida pessoal).
Por Notícias de Resende | | Publicado em , , | Com 0 comentários
Está em marcha o 2º passeio “BTT Team BAIke”, que no dia 30 de Junho vai levar muitos amantes da modalidade de BTT (bicicleta em todo o terreno) a percorrer trilhos e caminhos pelas serras e florestas de Baião.

Organizado em parceria pela btt team “BAIke” e pela Associação de Trabalhadores da Câmara Municipal de Baião, os participantes na prova podem optar por se inscreverem em dois percursos distintos: um com 25 quilómetros e outro com 40 quilómetros de extensão.

O arranque da prova faz-se a partir das 9h30, junto do Pavilhão Multiusos de Baião. Daí, os concorrentes sobem em direção à Aboboreira, percorrendo vários locais emblemáticos desta serra, como sejam a capela da Sra. da Guia, a Fonte do Mel ou a aldeia de Almofrela.

Durante o percurso, e para que as energias não faltem, os participantes irão receber o chamado “reforço” e poderão provar algumas “surpresas” que lhes estão reservadas pela organização.

A separação entre os participantes que se inscrevam no primeiro ou no segundo percurso dá-se na zona da Boscras (Ovil). Aí, os que se inscreverem no percurso mais longo vão prosseguir pela zona do vale de Ovil, atravessando o rio em direção a lugares como Outoreça ou Matos e continuando o rumo pela serra do Castelo de Matos.

O final de ambos os percursos dá-se no Pavilhão Multiusos de Baião onde funcionará o secretariado da prova. Ali, terá lugar também um almoço de confraternização.



As inscrições estão abertas até ao dia 28 de Junho, podendo ser feitas através do site www.btt-team-baike.com, dos contatos 917647312, 961327409 ou do e-mail: zekosta@sapo.pt. O valor das inscrições varia entre os 7,50 euros (não inclui almoço) ou 12,50 euros (com almoço).
Por Notícias de Resende | | Publicado em , , | Com 0 comentários
Os antigos edifícios da Hospedaria e da Casa dos Moços, situados no Mosteiro de Santo André de Ancede (Baião), foram alvo de três sondagens arqueológicas durante os meses de Março e de Abril. O objetivo principal destes estudos arqueológicos foi esclarecer a extensão e a área de implantação dos edifícios da Hospedaria e da Casa dos Moços (planta, volumetria, diacronia) e proceder à análise dos vestígios conservados.

A Câmara Municipal de Baião pretende requalificar todo o Complexo Arquitetónico do Mosteiro de Santo André, restaurando a dignidade e a imponência arquitetónica desta “jóia” do património concelhio.

Numa primeira fase pretende-se avançar com a requalificação dos edifícios da Hospedaria e da Casa dos Moços. Nesse sentido, os estudos arqueológicos agora realizados serão remetidos à Direção Regional de Cultura do Norte, entidade a que cabe a apreciação dos projetos.

As sondagens recentemente realizadas permitiram averiguar que o edifício da Hospedaria possuía, originalmente, dimensões superiores ao atual, nomeadamente o dobro da largura. Esta análise confirma a informação contida num documento de 1745, designado “Auto de Medição da Igreja e Convento e Cerqua”, do Arquivo Distrital do Porto.

Nas sondagens foram também encontrados outros vestígios arqueológicos. Entre eles figura uma moeda designada “ceitil”, cuja origem deverá remontar ao período entre os séculos XV e XVI, dado tratar-se de um objeto com referências a D. Manuel I.

O Mosteiro de Santo André de Ancede integra a lista de monumentos da Rota do Românico, tendo esta entidade sido responsável pela encomenda dos estudos arqueológicos em causa.



Desde finais de 2005 a Câmara Municipal de Baião investiu cerca de 57 mil euros em sondagens arqueológicas e estudos de antropologia no Mosteiro de Santo André de Ancede. As sondagens recentemente realizadas representaram um investimento de 14 mil euros e serão complementadas por estudos de arqueologia mais aprofundados e completos das restantes áreas do Mosteiro que a Câmara de Baião pretende requalificar.
Por Notícias de Resende | | Publicado em , , | Com 0 comentários
A Câmara Municipal de Castro Daire promoveu uma mega festa para todas as crianças das Escolas do 1º Ciclo e pré-escolar do Concelho no dia 14 de junho, dia em que encerraram as aulas do ensino básico.

Esta iniciativa decorreu no Jardim da Vila de Castro Daire e contou com centenas de crianças vindas das escolas e jardins de infância de todo o Concelho, dando um colorido muito especial ao centro da Vila de Castro Daire.

Com inúmeros insufláveis e parques temáticos, musica e animação constantes, esta festa ficou marcada pela alegria contagiante destas crianças que viveram um jornada verdadeiramente inesquecível.

Todas as crianças puderam brincar muito e confraternizar com os seus amigos, dando largas a sua criatividade e imaginação, mostrando o quanto é importante cultivar o sorriso no rosto de cada criança, sendo este o melhor exemplo de esperança no futuro.

No final da Festa o Município de Castro Daire ofereceu o almoço a todas as crianças e comunidade escolar, servindo a refeição para recuperar as energias despendidas durante a folia e as brincadeiras que marcaram este dia festivo.

O Senhor Presidente da Câmara Municipal, Fernando Carneiro, referiu que esta Festa serviu para comemorar a maneira exemplar como decorreu o ano letivo no Concelho e também para homenagear as crianças e toda a comunidade escolar, que muito trabalharam ao longo do ano letivo. O Senhor Presidente da Câmara desejou ainda a estas crianças umas boas férias e afirmou esperar que em setembro o regresso seja ainda melhor, sempre com a alegria e a felicidade que ficou demonstrando por todos durante este dia muito especial.



No final da festa foi a hora do regresso a casa, sendo evidente a alegria que cada criança demonstrava, acompanhados pelas boas recordações que levam desta Festa de encerramento do Ano letivo.
Por Notícias de Resende | | Publicado em | Com 0 comentários
A EDP Distribuição acaba de colocar em serviço dois novos postos de transformação ( PT ) no concelho de Resende.

Segundo a empresa elétrica, o concelho de Resende, conhecido, também, pela inegável qualidade das suas cerejas, viu a qualidade do serviço aí prestado pela EDP Distribuição reforçado com a instalação de mais dois PT, um deles em Alufinha, freguesia de São João de Fontoura, e o outro em Fornelo, esta na freguesia de Anreade.

Ainda de acordo com a mesma empresa, as duas obras agora concluídas, resultando de um investimento na ordem dos 80 mil euros, compreenderam, para além da instalação dos respetivos postos de transformação, a construção de duas novas linhas aéreas de média tensão ( LAMT ) que totalizaram 1024 metros e, também, a construção de dois novos troços em baixa tensão ( BT ), estes com o comprimento total de 1090 metros.

A EDP Distribuição conclui asseverando que, com mais estas duas novas infraestruturas, é asssegurado um assinalável contributo para o reforço da qualidade do serviço, que se pretende de excelência, disponibilizado ao conjunto da população do concelho de Resende.
Por Notícias de Resende | | Publicado em , | Com 0 comentários
Milhares de pessoas deslocaram-se ao concelho de Resende este fim de semana para assistir ao Festival da Cereja e adquirir o delicioso fruto que ao fim da tarde já se encontrava completamente esgotado, transformando as ruas da Vila de Resende num grande mar de gente.

Durante dois dias de Festa (8 e 9 de junho), os cerca de 150 produtores presentes na feira venderam toneladas de cereja a 2,00 euros o quilograma, num certame que também contou com muita animação popular proporcionada pelo grupos de bombos, bandas, ranchos e outros grupos musicais do concelho, mobilizando toda a população de Resende para este evento que já é uma referência nacional.

O primeiro dia de festa ficou marcado pela transmissão em direto no Porto Canal, de um programa especial dedicado ao Festival da Cereja, onde o Município deu a conhecer as potencialidades turísticas e culturais de Resende e onde os grupos musicais do concelho atuaram.

No domingo, o programa “Resende em Festa”, apresentado por João Baião, acompanhou o Festival da Cereja durante toda a tarde de domingo (desde as 14h00 às 20h00), juntando diversos artistas conhecidos do grande público, numa emissão que também apresentou o melhor que o concelho de Resende tem para oferecer.

Assim, estes dois canais divulgaram por todo o mundo, Resende, a sua cereja, as suas gentes e as suas potencialidades, transformando o Festival da Cereja numa grande promoção do concelho, que alcançou uma proporção nunca antes atingida.

O Presidente da Câmara Municipal, António Borges, visivelmente satisfeito, considera que o Festival da Cereja “Foi uma prova de fogo com a maior adesão de publico de sempre! Ruas cheias, parque urbano repleto com João Baião e na feira a cereja esgotou várias vezes. Este ano a logística era muito mais exigente, mas a nossa estrutura municipal respondeu com um enorme empenho e profissionalismo e os dois diretos (8,5 horas de emissão na RTP e no Porto Canal) passaram uma grande imagem de Resende, com intervenções das nossas gentes, dos nossos grupos e cantores locais que não se esquecem”.

O cortejo temático que este ano percorreu as ruas da Vila também correspondeu às expetativas, com o tema “O segredo da Cereja - uma história de encantar”, onde cerca de 1000 alunos acompanhados dos professores deram corpo à história, desfilando em carros alegóricos decorados, tendo a cereja como personagem principal.

Esta 12.ª edição do Festival da Cereja comprovou que esta iniciativa é já uma festa nacional e seguramente o mais importante evento centrado na promoção da cereja, atraindo milhares de visitantes provenientes de todo o país que comprovaram a extraordinária qualidade da cereja de Resende.
Por Notícias de Resende | | Publicado em , | Com 0 comentários
A Câmara Municipal de Baião está a proceder à valorização urbanística da Vila de Baião, objetivo que integra o programa da Regeneração Urbana.

Esta valorização consistiu na criação de uma linha gráfica de placas toponímicas que promove a história local e a identidade cultural. As novas placas de toponímia estão a ser colocadas em todos os arruamentos da Vila de Baião, para além da designação do local, contêm os números de policia e informação sobre o topónimo e são colocadas com a altura exigida por lei.

Para a melhoria da imagem urbana contribui também a colocação de nova sinalização de trânsito que cumpre os parâmetros legais exigidos, nomeadamente a altura, permitindo maior segurança na circulação rodoviária.
Por Notícias de Resende | | Publicado em , | Com 0 comentários
O candidato a Presidente de Câmara do PSD e do CDS, Dr. Jaime Alves, acompanhou o Festival da Cereja juntamente com alguns candidatos à Vereação, às Juntas de Freguesia e à Assembleia Municipal.

Nas suas palavras, "o Festival da Cereja é um dos mais importantes momentos de afirmação de Resende. É gerador de uma dinâmica muito positiva que tem de ser continuada e aperfeiçoada. O que está bem feito é para continuar e melhorar."

"Confiando que os Resendenses nos vão depositar a responsabilidade de governar o nosso concelho este ano, o Festival da Cereja 2014 será melhorado nos seus aspectos de organização, de logística, de divulgação, de promoção e de valorização de outros produtos locais e regionais que merecem maior destaque. Será também uma plataforma de debate e de estímulo à exportação do nosso ouro vermelho, componente esquecida até ao momento. Serão incluídos agricultores, comerciantes e empresários, associações e instituições do ensino superior. A nossa valiosa gastronomia terá um papel mais relevante no Festival, envolvendo os empresários da restauração num novo modelo que será participativo".

"Por fim, deixo uma palavra de estima, de agradecimento e de enorme reconhecimento aos agricultores e produtores, aos vendedores, aos comerciantes e empresários, aos funcionários da Câmara Municipal, aos pais e alunos, aos professores e educadores e a todos os Resendenses que se empenharam neste evento. Sem o empenho de todos, o Festival da Cereja não seria possível. Parabéns! O nosso obrigado!"
Por Notícias de Resende | | Publicado em , | Com 0 comentários

Por Notícias de Resende | | Publicado em , | Com 0 comentários
De 13 a 17 de maio de 2013, um grupo de três professores e três alunos da Escola Secundária Dom Egas Moniz, de Resende, participou no 2.º Encontro do Projeto Comenius Living near the water, aspects of life, realizado na cidade de Lappeenranta, na Finlândia, no âmbito do Programa de Aprendizagem ao Longo da Vida da Agência Nacional PROALV.

O primeiro dia de meeting iniciou-se com as boas-vindas por parte do diretor anfitrião, com a apresentação do programa para a semana por parte do coordenador local e com visitas às instalações da escola. De seguida, os professores reuniram-se para proceder à avaliação das atividades realizadas com os alunos após o meeting anterior, em Salerno, na Itália, enquanto os alunos faziam uma caminhada pelas redondezas da escola. Ao fim da tarde, foi organizada uma visita guiada, para professores e alunos, ao centro da cidade, seguida de uma atividade de remo. 

No segundo dia, da parte da manhã, ocorreram as apresentações relativas ao ecotour e entrevistas a emigrantes realizados pelos alunos em cada um dos países participantes. A parte de tarde foi dedicada a uma visita guiada à Universidade de Tecnologia de Lappeenranta, onde houve também lugar ao encontro com alguns estudantes universitários de países estrangeiros. Enquanto os alunos retornavam à escola de acolhimento, os professores das diversas delegações tiveram ainda uma reunião para discutir as atividades que deverão ser apresentadas no próximo meeting, em Guadalupe. 

O terceiro dia foi integralmente dedicado a uma excursão ao Castelo de Savonlinna, ao Museu da Floresta – em Lusto – e à maior igreja de madeira do mundo – em Kerimaki. Ao final da tarde, houve ainda oportunidade para os professores experimentarem a sauna finlandesa, seguida de um mergulho num lago, com a água a 8 centigrados. 

No quarto dia, da parte da manhã, ocorreu uma visita à fábrica de papel UPS Kaukas, a que se seguiu nova reunião de professores para acertarem pormenores do 3.º meeting do projeto. Ao mesmo tempo, os alunos realizavam entrevistas a imigrantes. À tarde, as diversas delegações foram brindadas com apresentações musicais de alunos da escola de acolhimento. À noite, os professores puderam assistir a um concerto de jovens solistas do Instituto de Música de Lappeenranta. 

No último dia, durante a manhã, professores e alunos jogaram basebol finlandês. Seguiu-se uma última reunião de professores para avaliação das atividades realizadas durante a semana. Em simultâneo, os alunos preparavam, em trabalho de grupo, as apresentações que lhes haviam sido distribuídas no primeiro dia de meeting, centradas nas atividades realizadas durante a semana. Após o almoço, os professores deslocaram-se ao Media Centre do Departamento de Educação da cidade, onde tiveram algumas horas de formação sobre o uso detablets a nível escolar. Ao final da tarde, todas as delegações se dirigiram para a ilha Asinsaari, onde os alunos tiveram também oportunidade de experimentar a sauna finlandesa e os mergulhos em água muito fria. Seguiu-se o jantar e momentos de confraternização entre todas a delegações. Ao final do dia, os professores locais convidaram os visitantes a cozerem o seu próprio pão numa fogueira junto à água. Professores e alunos enrolaram então a massa de farinha em estacas e durante dez minutos cozeram cada um o seu alimento. Seguiram-se as despedidas entre as várias delegações, com as habituais lágrimas de saudade entre muitos dos alunos.

Os próximos meetings irão ser realizados na Alemanha, em Guadalupe e na Suécia.

Dionísio Ferreira, Coordenador do Projeto Comenius

Notas: 
1 – O conteúdo desta notícia compromete apenas o seu autor, não sendo Agência Nacional e a Comissão Europeia responsáveis pela utilização que possa ser feita das informações nela contidas.
2 – Este projeto da União Europeia, de parcerias Multilaterais Comenius foi financiado pela referida Agência Nacional Proalv com o montante de 22.000 euros.
Por Notícias de Resende | | Publicado em , , | Com 0 comentários
A Direção-Geral do Património Cultural iniciou o procedimento de classificação da Igreja Paroquial de Santa Marinha do Zêzere por a considerar um imóvel “com valia simbólica”.

De acordo com um despacho da diretora-geral, Isabel Cordeiro, “a decisão de abertura do procedimento de classificação teve por fundamento a valia arquitetónica e simbólica deste imóvel, acrescida pelo reconhecido valor artístico dos elementos decorativos do seu interior”.

A decisão do Governo fixa também uma zona de proteção de 50 metros em torno do imóvel.

A igreja foi fundada no século XI e reedificada no século XVIII, destacando-se, no seu interior, um órgão de tubos.
Por Notícias de Resende | sábado, 8 de junho de 2013 | Publicado em | Com 1 comentários
Célia Monteiro
Nutricionista
Que as cerejas são deliciosas já todos sabemos, mas será que também conhece os benefícios que elas podem trazer à sua saúde?

De elevada densidade nutricional, a cereja é rica em potássio, fibras, vitamina C, carotenóides, e em diversos compostos fenólicos, dos quais se destacam as antocianinas e a quercetina, com elevada capacidade antioxidante, anti-inflamatória e anticancerígena. Desta forma, a cereja demonstra um potencial poder preventivo ao nível das doenças cardiovasculares, cancro, diabetes e doenças inflamatórias.

Outro aspeto interessante é a possibilidade da cereja melhorar a qualidade do sono e reduzir a fadiga, graças à presença de melatonina na sua constituição, uma hormona reguladora do ritmo circadiano, o período aproximado de 24horas no qual se baseia todo o ciclo biológico humano sob influência da luz solar.

Mais recentemente, alguns investigadores referem que a ingestão de cereja pode diminuir o risco de desenvolver Doença de Alzheimer, através de um mecanismo de redução da produção de β-Amilóide, um peptídeo cuja acumulação se verifica nesta doença.

Podemos até dizer que o relativo baixo valor calórico da cereja, além de todo o potencial benéfico acima descrito é mesmo a “cereja no topo do bolo”!

Contudo quando transformamos a cereja fresca num produto processado, produzindo tartes, compotas, cerejas cristalizadas e sumos, algumas destas substâncias peculiares são perdidas. Portanto, o melhor é consumi-las frescas tal e qual a natureza, na sua soberania e inteligência, nos oferece.

Mas se é verdade que a cereja só está disponível de maio a julho, também é que outros frutos e hortícolas se encontram apenas em determinadas épocas! A natureza sabe exatamente a altura ideal para saborearmos cada alimento no seu potencial organolético e nutricional máximo. E embora, as modernas tecnologias de produção e distribuição nos tragam até casa alimentos do outro lado do mundo e em qualquer altura do ano, devemos privilegiar e respeitar a sazonalidade dos hortofrutícolas. Desta forma, além de aumentarmos a diversidade nutricional e promovermos a produção e economia local também protegemos o ambiente, ao que o planeta agradece!

A Organização Mundial de Saúde recomenda uma ingestão mínima de 400g de hortofrutícolas diariamente, portanto, não se esqueça, a fruta e os hortícolas são fundamentais para uma alimentação saudável!

Célia Monteiro
Nutricionista
celiamonteiro@noticiasderesende.com
Por Notícias de Resende | | Publicado em , | Com 0 comentários
Acácio Pinto
Deputado do PS
Reputo a iniciativa do PS e de António José Seguro, de reunir com todos os partidos, em torno de um consenso sobre políticas de combate a esta obsessiva austeridade, como das mais relevantes, em termos políticos, dos últimos tempos.

É uma iniciativa que vai muito para além da pequenez de interesses próprios e, ao invés, vai ao encontro dos verdadeiros interesses do nosso país ao criar uma plataforma de diálogo interpartidário que permita a criação de bases políticas de resposta para a catástrofe social e económica, em que estamos lançados, fruto de uma governação que só tem como exclusivo aliado o presidente da república.

Com certeza que o ponto de chegada não será o de nenhum dos interlocutores, e o do PS em particular, mas será, seguramente, um ponto de partida para uma solução que já tarda e que possa vir a inverter estes dois anos de austeridade absurdamente absoluta.

Os dados estão todos aí, as palavras estão todas ditas. Resta agir! E agir é parar este rumo de suicídio coletivo, parar esta espiral de políticas que não resolveram, até agora, um único problema, antes todos agravaram.

Há, porém, um dado negativo de partida e que pode vir a fazer toda a diferença. Passos Coelho, qual guru deste programa, não vai estar presente na reunião com o PS e far-se-á representar. E, por mais que ele queira, não há justificação para tal. Não há qualquer atenuante para esta falta de comparência. Ninguém nos representa quando estamos a jogar o nosso futuro coletivo. Temos que estar em campo desde o início da batalha.

É verdade que não queremos acreditar, mas mais parece um amuo infantil. É que neste momento em que urge o consenso, em que urge criar uma via que devolva a esperança aos portugueses, não há generais, tem que haver soldados prontos a combater. E os soldados têm que ser todos.

Paulo Portas não se fez representar, obviamente, esteve ele mesmo presente como presidente do CDS, dando, assim, corpo àquilo que são as suas obrigações partidárias e reforçando a sua margem de credibilidade pública na governação.

Isto não são pormenores, são elementos muito diferenciadores quando se trata de defender o país.



Não podemos transigir nas matérias que são estruturantes da vida democrática, da vida partidária e, no caso, cá está uma iniciativa onde os portugueses podem aferir do caráter e do comportamento dos diversos agentes partidários.
Por Notícias de Resende | | Publicado em , , | Com 0 comentários
A Feira Medieval de Lamego vai ficar este ano marcada pela abertura ao público do Castelo de Lamego como espaço museológico militar, após a conclusão da intervenção efetuada no local no âmbito do projeto de regeneração urbana Viver Lamego. Durante a realização desta recriação histórica, os lamecenses também vão poder conhecer, pela primeira vez, o resultado dos trabalhos de remodelação e adaptação que incidiram na antiga Padaria O Cantinho que passará a acolher os Escoteiros do Grupo 49 e o novo Centro de Atividades Ocupacionais do Castelo que nasce da requalificação de uma casa próxima desta fortificação para ser um espaço polivalente ao serviço da comunidade idosa que reside no bairro mais antigo da cidade.

Com a concretização do projeto Viver Lamego, a Câmara Municipal quer, entre outros objetivos, inverter a desertificação populacional do bairro do Castelo e aumentar a sua atratividade para os turistas. Para além da valorização do espaço público, através da requalificação de todas as ruas e travessas, em breve a antiga Cisterna de Lamego também reabrirá como centro de exposições, para além da entrada em funcionamento de outros equipamentos: o Centro de Design e Estudos da Prata, o Centro de Artesanato, das Artes e dos Ofícios Tradicionais e o Centro de Acolhimento de Artistas. Estas intervenções, em fase adiantada de execução, vão potenciar a componente turística e comercial do bairro do Castelo e alavancar o fator de modernidade no âmbito do Viver Lamego.

O Castelo de Lamego constituirá o principal pólo do conjunto de espaços museológicos da zona envolvente que vão ter por missão valorizar os achados arqueológicos descobertos recentemente e que ilustram a ocupação pré-romana daquela zona. Este projeto de musealização perpetuará a vivência antiga de uma cidade com cerca de 3000 anos de história e acentuará o seu passado militar. Na torre de menagem é criado um miradouro virtual para a cidade e a muralha exterior vai dispor das condições adequadas à livre circulação de pessoas.

Por outro lado, o Centro de Atividades Ocupacionais do Castelo funcionará como um espaço polivalente ao serviço da comunidade idosa que reside naquele bairro. Um novo centro de convívio e de apoio social, onde os serviços municipais e as instituições particulares de solidariedade social poderão prestar auxílio aos utentes.

Orçado em 10 milhões de euros e comparticipado pelo QREN, o projeto Viver Lamego integra trabalhos já executados na rua da Olaria, Encostinha e Largo da Feira. Também estão em curso neste momento as obras de regeneração urbana no chamado Eixo Barroco que integra as avenidas Dr. Alfredo de Sousa e Visconde Guedes Teixeira, consideradas a “sala de visitas” da cidade, num investimento superior a 2,5 milhões de euros.

Mais uma vez, a Feira Medieval de Lamego “assenta arraiais” na zona envolvente da Praça do Comércio onde reunirá o clero, a nobreza, os mestres de ofício e os servos da gleba para fazerem a evocação histórica do comércio e das artes e dos ofícios medievais. A viagem ao passado destaca a recriação das Cortes de Lamego por D. Afonso Henriques, através da qual o público poderá vivenciar vários episódios da época, enquadrados na moldura de um mercado. Não faltarão, por isso, mercadores e artesãos que vão desenvolver as suas atividades de comércio.

Assim, ao longo de três jornadas, de 14 a 16 de junho, as ruas e ruelas da zona alta da cidade serão palco de “jogos de destreza e perícia”, “reinos de armas e preitos de vassalagem a D. Afonso”, para além de “bailias e folguedos com músicos”.
Ao apresentar uma programação ampla e bastante apelativa, este evento promete cumprir duas missões essenciais: fazer a pedagogia dos usos e costumes medievos e expor artesanato nacional e internacional de qualidade. Para além da Praça do Comércio, o espaço ocupado por mercadores e artesãos, muitos dos quais provenientes do Magrebe, será alargado às ruas Marquês de Pombal, Padre Alfredo Pinto Teixeira, das Cortes, Almacave e Nova, para além de um pequeno troço da Av. 5 de outubro. A Câmara Municipal de Lamego apela à compreensão e colaboração dos moradores e comerciantes das zonas envolvidas para que se associem a esta manifestação cultural e respeitem as restrições em relação à circulação e estacionamento automóvel.



Organizada pela Câmara Municipal de Lamego, através do programa Viver Lamego, a Feira Medieval representa um investimento de 56 mil euros, comparticipado em 85% através do QREN.
Por Notícias de Resende | | Publicado em , , | Com 0 comentários
Foi uma manhã repleta de “prendas” para o escritor baionense António Mota. A 7 de Junho este premiado autor infanto-juvenil visitou a Biblioteca Municipal de Baião, onde assistiu a uma divertida interpretação da história “Se tu visses o que eu vi”, por parte dos meninos e meninas do Centro Escolar de Campelo (2º C) e pôde apreciar um retrato seu, feito a lápis a carvão, pelo escultor Hélder Carvalho.

Como “retribuição”, o escritor natural da freguesia de Ovil, autor de mais de 80 livros para crianças, jovens e adultos, contou à plateia, constituída por alunos do 1º ano e do 2º ano do Centro Escolar a história de uma misteriosa bruxa que vivia numa casa de chocolate e que “só fazia asneiras”. E ensinou aos meninos e meninas seus conterrâneos uma “reza” que despertou o riso geral: a três tempos e acompanhada de uma coreografia, dizia a lengalenga “Ler / Não / Engorda”.

A visita deste antigo professor, que durante toda a sua carreira no ensino lecionou em escolas do concelho, fez-se a convite da Câmara Municipal de Baião e visou dar a conhecer o retrato do escritor, elaborado por Hélder de Carvalho. O quadro passará a “habitar” uma das salas da biblioteca e resulta de um desafio lançado pela vereadora da autarquia Ivone Abreu, aquando da exposição de retratos realizada por Hélder de Carvalho, no Posto de Turismo de Baião, em 2012.

“Este foi um desafio muito interessante e gratificante, porque não conhecia pessoalmente António Mota, nem a sua obra. Graças a este trabalho tive a oportunidade de ter uma agradável conversa com o autor e de fazer um novo amigo”, referiu Hélder Carvalho.

António Mota elogiou a qualidade do retrato – gracejou acerca da expressão que ele traduz, referindo que lhe parece “desconfiada”, o que é de família – e mostrou-se honrado pelo facto de as suas obras estarem reunidas num pequeno acervo da biblioteca.

A sessão contou ainda com a presença do presidente da Câmara Municipal de Baião, José Luís Carneiro e dos vereadores da autarquia Paulo Pereira e Ivone Abreu.

O presidente da autarquia destacou a recente nomeação do escritor baionense para um dos maiores prémios da literatura infanto-juvenil a nível mundial, designado “ALMA”. “Independentemente do resultado, a nomeação para este prémio constitui um enorme reconhecimento do seu trabalho e proporciona, mais uma vez, a divulgação do nome de Baião e do imaginário rural associado à nossa terra, que surge muitas vezes ilustrado no seu trabalho”, referiu José Luís Carneiro.

António Mota é candidato ao prémio ALMA por nomeação da Direção-Geral do Livro, Arquivos e Bibliotecas, que o classifica como “um dos mais prolíficos escritores portugueses para a infância e juventude. O caráter da sua obra tem a singular qualidade de ser ao mesmo tempo intemporal e universal".



António Mota nasceu em 1957 em Vilarelho, Ovil e começou a dar aulas aos 18 anos. Teve a estreia literária aos 22 anos, com "A aldeia das flores" (1979).
Por Notícias de Resende | | Publicado em , , | Com 0 comentários
O Externato D. Afonso Henriques, em Resende, acolheu nesta tarde de sexta-feira um concerto acústico da banda portuguesa Fingertips. O evento foi recebido pelos alunos com entusiasmo e como motivação para a fase de exames que está a chegar.

A iniciativa foi levada a cabo pelo Departamento de Expressões do Externato D. Afonso Henriques, em Resende e é descrita por um dos responsáveis pela organização como um “acontecimento único”.

Para abrir a tarde, alguns alunos do estabelecimento escolar receberam a banda com música da mesma. Um grupo de alunos cantou uma música e outro grupo interpretou outra de forma instrumental.

Depois deste momento, deu-se inicio ao concerto acústico da banda portuguesa, um momento intimista entre alunos, professores e funcionários.

Aquilino Rocha Pinto explica como surgiu a oportunidade do evento contar com a banda portuguesa Fingertips. “Convidamos esta banda para vir cá gratuitamente. Eles aceitaram, marcaram presença e ficamos muito felizes”, disse.

Visto pelos alunos e professores como um encerramento do ano letivo dinâmico e animado, o entusiasmo foi visível no rosto de toda a comunidade escolar. “Os alunos ficaram muito entusiasmados. Correu tudo bem, os alunos reagiram bem e de forma ordeira“, acrescenta o organizador.

José Augusto Marques, diretor da escola, vê a música como um ato pedagógico e fala do evento como uma iniciativa que “serve para os alunos verem que as grandes carreiras se começam a conquistar com atos pequenos. É precisamente isso que queremos passar para os alunos, que não desistam e que se motivem na luta pelos seus objetivos.”

Um encerramento festivo que serve de “incentivo à nova etapa dos exames e de exemplo para que os alunos lutem com garra”, continua o diretor, referindo-se à iniciativa que assinala também os cinquenta anos da existência da escola.

Joana Gomes, vocalista da banda portuguesa Fingertips, disse, em declarações que a participação nestas ações, para além de servir de divulgação do trabalho da banda, serve para “ incentivar os alunos a seguirem também a música e todos os aspetos culturais. Muitas vezes, as aulas passam só pela matemática e pelo português, mas existe outro lado muito importante que é fundamental na construção da personalidade de cada um. É muito importante fazer estas ações”, refere a artista. Joana Gomes, que considera que, em tempos de crise, se descura das artes, viu os alunos ao rubro. “Faço um balanço super positivo. Eu adorei estar aqui, a banda também. Foram recetivos, cantaram connosco, bateram palmas, como se estivessem em cima do palco connosco e não há nada melhor que isso”, conta.

Emília Pereira é finalista na escola e fala sobre a atividade. “Foi fantástica, é uma banda muito boa. Os alunos estão cansados, é fim do ano e ficaram contentes com esta iniciativa que nos trás ânimo para estudarmos para os exames”, diz.

Depois deste concerto intimista, seguiu-se uma atuação da Afontuna, a Tuna do Externato D. Afonso Henriques. No final do dia de aulas, começou o Festival Final de Aulas que contou com a participação de algumas bandas regionais.

José António Pereira
Por Notícias de Resende | | Publicado em , | Com 0 comentários
A Gala Afonsinhos 2013 – Futsal: Desporto Global vai realizar-se no próximo dia 14 de Junho de 2013, no salão paroquial de S. Martinho de Mouros, Concelho de Resende, Distrito de Viseu.

O evento vai contar com a participação de alguns nomes do panorama futsalístico português, onde serão oradores de excelência no colóquio que então se vai realizar e com abordagem a várias temáticas, entre eles Jorge Braz, Joel Rocha, Orlando Duarte, José Neto e Hugo Ramada.

Os participantes nesta gala/colóquio terão direito a um certificado de participação, mediante o pagamento de 5 euros e desde que oficializem a sua inscrição através do seguinte contacto:

Manuel Antunes – Telem.: 91 620 20 38

Temas e preletores:

Jorge Braz – Selecionador Nacional de Futsal
“A importância da formação no futuro do futsal-Relação Clube, Pais e atletas”

Joel Rocha – Treinador da AD Fundão
“Formar sem formatar- A Pedagogia no treino de futsal”

Orlando Duarte – Actual Treinador FK Nikars Riga da Letónia
“Diferença entre trabalhar em Portugal e No Estrangeiro”

Prof. Dr. José Neto
“A conquista da pirâmide do Sucesso”

Hugo Ramada – Internacional português, vencedor do campeonato, Taça e Supertaça da Hungria.
Por Notícias de Resende | quinta-feira, 6 de junho de 2013 | Publicado em , , | Com 0 comentários
Devido às previsões fortes de chuva para o próximo dia 7 de Junho (Sexta-feira) dadas pelo Instituto Português do Mar e Atmosfera (www.ipma.pt), a Associaçao de Estudantes ...do Externato D. Afonso Henriques decidiu TRANSFERIR o Festival Final de Aulas para o SALÃO POLIVALENTE DO EXTERNATO.

A Associação de Estudantes pede desde já desculpa pelo sucedido, sendo que, a meteorologia é algo cujo controlo não está ao nosso alcance. No entanto, afirmamos que isto em nada mudará o nosso Festival Final de Aulas e que o programa será cumprido por inteiro, sem qualquer alteração, a não ser o facto de ser num recinto fechado.

Por tudo isto, esperamos contar com a vossa compreensão e que adiram em massa ao nosso Festival para nos despedirmos das aulas, mas também para se despedirem em conjunto com esta equipa fantástica que coordena a nossa Associação de Estudantes há quase dois anos.

Em breve divulgaremos as horas de todas as actuações.

O Presidente da Associação de Estudantes
João Pereira
Por Notícias de Resende | quarta-feira, 5 de junho de 2013 | Publicado em | Com 0 comentários
O "Resende em Festa", a emitir no próximo domingo dia 9 das 14h às 20h, vai-nos mostrar o ambiente que se vive no Festival da Cereja que decorre nos dias 8 e 9 de Junho em Resende. Este certame acontece todos os anos no fim-de-semana imediatamente a seguir ao 4º domingo do mês de Maio.

O festival da cereja é organizado pelo município de Resende e é preenchido por várias atrações culturais e recreativas com o objetivo de dar a conhecer o produto natural mais conhecido e reputado do concelho. João Baião e Hélder Reis são os apresentadores desta tarde com muita música e animação.

Uma iniciativa genuína recheada de atracções culturais e recreativas que pretende dar a conhecer aquele que é, sem dúvida, o produto natural mais conhecido e reputado do concelho, a Festa da Cereja, que já vai na XIIª edição.
Por Notícias de Resende | terça-feira, 4 de junho de 2013 | Publicado em , | Com 0 comentários
Nada melhor que aproveitar o verão para se refrescar e, ao mesmo tempo, queimar calorias e ficar em forma! Dentro de água é possível desenvolver inúmeros desportos e exercícios que, assim como em meio terrestre, poderão trabalhar as principais capacidades físicas, como força, equilíbrio, coordenação, flexibilidade e aptidão cardio-respiratória, além de contribuírem na redução do peso.

Fazer actividade dentro da água mantém a temperatura do corpo estável, o que ajuda o aluno a manter a intensidade do exercício durante toda a aula, tendo como consequência melhor resultado físico.

Segundo, Alexandre Vieira, Professor Especialista pela UNIFESP – Escola Paulista de Medicina em Bases Metodológicas e Fisiológicas do Treino Desportivo, os desportos aquáticos são excelentes, pois trabalham os diversos grupos musculares, ajudam a reduzir a gordura corporal e podem contribuir para a recuperação de lesões, por não oferecer impacto para as articulações.

Natação: Deslocamento dentro da água por movimento de braços e pernas. Trabalha o sistema cardíaco e respiratório, fazendo com que a aptidão física melhore.

Hidroginástica: Ginástica dentro da água. Melhora a capacidade aeróbia, a resistência cardio-respiratória, a resistência e a força muscular, a flexibilidade e o bem-estar geral.

Hidrobike, hidrospinning ou acquabike: Baseado no spinning convencional, porém a bicicleta submersa não tem carga. Provoca estímulo ósseo e muscular e promove resistência cardio-respiratória.

Hidro Jump: Actividade colectiva e coreografada em cima de um pequeno trampolim. Os impulsos desenvolvem o equilíbrio corporal, sendo uma actividade indicada para quem quer emagrecer e ganhar força muscular.

Deep Water: Exercícios variados com o auxílio de um colete de flutuação, com o qual o aluno não encosta no fundo da piscina. Melhora a flexibilidade e trabalha o sistema respiratório.

Deep Water Running: Corrida na piscina em que mover-se para frente ou permanecer relativamente no mesmo lugar depende de mudanças subtis na posição do corpo. Melhora a postura e promove a força muscular.

Water Yoga: Yoga tradicional adaptado para o meio aquático. A resistência da água intensifica o exercício propiciando uma queima maior de calorias.

Pólo Aquático: Semelhante ao andebol, só que praticado na água. Trabalha também a coordenação e o reflexo.

Watsu: Zen-Shiatsu dentro da água. Estimula a circulação e melhora o equilíbrio corporal.

Surf: Movimentos em pé numa prancha sobre a água. Desenvolve a coordenação motora e trabalha todos os grupos musculares.

Canoagem: Actividade praticada em canoa ou caiaque com remos. Fortalece a musculatura e combate o stress.

Kitesurf: Movimentos em pé numa prancha com uma pipa na cintura sobre a água. Estimula o equilíbrio, reflexos e resistência física.

Lembre-se que para se sentir bem, além de realizar actividade física frequentemente, deve seguir uma alimentação equilibrada e com um baixo teor de gorduras.

“A actividade física é um direito de todos e uma necessidade básica”. UNESCO
Profª. Ilídia Almeida
Por Notícias de Resende | | Publicado em , | Com 0 comentários
O presidente da Câmara Municipal de Baião, José Luís Carneiro, atendeu 350 munícipes baionenses nas visitas que fez às freguesias do concelho, desde o final do mês de Abril, e até ao dia 30 de Maio, data em que este ciclo de visitas terminou, na freguesia da Teixeira.

A iniciativa de visitar as 20 freguesias de Baião para receber, em audiência, os munícipes baionenses visou evitar deslocações destes ao edifício dos Paços do Concelho, o que garantiu uma redução de custos e uma maior comodidade aos cidadãos.

Entre o início do atual mandato autárquico, em Outubro de 2009, e o final de 2012, o presidente da Câmara de Baião recebeu em audiência mais de 1200 munícipes, tanto nos Paços do Concelho, como em atendimentos realizados nas diversas autarquias de freguesia. Este valor não engloba, contudo, vários diálogos tidos entre o autarca e diferentes munícipes, durante visitas ao terreno, e que possibilitaram a abordagem de questões relacionadas com o interesse público e o desenvolvimento municipal.
Por Notícias de Resende | | Publicado em , , | Com 0 comentários
O Complexo Municipal de Castro Daire, foi no dia 1 de Junho, palco da Cerimónia de Abertura dos X Jogos Desportivos.

Nesse palco desfilaram as grandes “estrelas” da Cerimónia, as 30 Associações do nosso Concelho, das 35 inscritas, num ambiente de grande desportivismo e animação. Assim, e depois de o hino muito bem cantado por todos os presentes, o Sr. Presidente da Câmara Municipal de Castro Daire, deu por abertos a X Edição dos Jogos Desportivos.

O espetáculo continuou com muita música, dança e cor, não podendo deixar de realçar a presença dos Campeões Nacionais de Trial Bike, os quais fizeram uma demonstração fantástica, com grande envolvência do muito público presente.

Por fim, a atuação do Grupo de Ginástica da Associação Cultural, Desportiva e Recreativa de Lamelas, abrilhantou com as suas atuções todos o presentes, que culminou com um “flash mob”, num ambiente de grande festividade.

A edição deste ano conta com a participação de mais de 800 atletas, que vão competir em 18 modalidades diferentes, divididos em diversos escalões etários.

Estes X Jogos Desportivos decorrerão até ao próximo dia 10 de Agosto e as actividades vão desenrolar-se em diversos recintos desportivos espalhados um pouco por todo o concelho.

O mote está dado, agora resta desejar a todos os atletas um bom desempenho.
Por Notícias de Resende | | Publicado em , | Com 0 comentários

A Câmara Municipal considera este dia muito especial, pelo que todos os anos propõe às Crianças que o comemorem, preparando para o efeito uma série de atividades. Como forma de assinalar o Dia Mundial da Criança, a Autarquia, em parceria com o Agrupamento de Escolas Professor António da Natividade, ofereceu aos alunos do pré-escolar, do 1º ciclo e 2º ciclo do Concelho, um conjunto de atividades que tiveram lugar na Avenida Conselheiro Alpoim, no dia 3 de junho, a partir das 10h00. Um dia de sol fantástico, camisolas e chapéus personalizados, atividades radicais, insufláveis, pinturas faciais, palhaços e muita música, fizeram as delícias dos mais novos e tornaram a efeméride ainda mais especial. O Dia Mundial da Criança é uma data com muito significado para os mais jovens, sempre vivido de uma forma entusiástica, em ambiente de grande festa por toda a comunidade.
Por Notícias de Resende | | Publicado em , , | Com 0 comentários
A Câmara Municipal de Mesão Frio homenageou, numa cerimónia realizada no Salão Nobre, no passado dia 1 de junho, os atletas, a equipa técnica e os dirigentes do Sport Clube de Mesão Frio pela conquista do primeiro lugar no campeonato Distrital de Juniores A da AF de Vila Real. A competição contou com 12 clubes inscritos que, foram claramente ultrapassados por uma equipa com uma grande alma, formada por um conjunto de jogadores que concretizaram o sonho de ser campeões.

A homenagem de reconhecimento público teve início pelas 11h30 com a intervenção do Presidente da Assembleia Municipal, Eduardo Miranda, que felicitou e enalteceu, com orgulho, a forma como os atletas mereceram o respeito das terras que os receberam, elevando o Concelho de Mesão Frio às alturas do prestígio e da glória. Dirigiu também uma palavra de encorajamento para os desafios do futuro que, devem continuar a ser encarados com ambição, brio, capacidade de organização e muito trabalho.

Por sua vez, o Presidente da Câmara, Alberto Pereira referiu que o título de Campeão Distrital traduz a essência de uma direção coesa, que demonstra os valores do Sport Clube de Mesão Frio, assentes num forte espírito de equipa revestida de empenho e dedicação. Destacou o papel dos atletas, neste feito monumental, pelo seu esforço e mestria na prática de um futebol de altíssima qualidade que garantiu a presença de mais pessoas a assistir aos jogos, tanto em casa como nas deslocações aos estádios dos adversários. Elogiou ainda a equipa técnica, especialmente, o treinador Flávio Fonseca, pela forma como abordou a responsabilidade de treinar 20 atletas, uma tarefa difícil que se traduziu em determinação, suficientemente forte, para ultrapassar todas as adversidades que certamente existiram.

O Presidente do Sport Clube de Mesão Frio também usou da palavra para agradecer a homenagem e o papel determinante da Autarquia no apoio ao clube. Referiu ainda que o título não foi fruto do acaso, mas o resultado do trabalho fantástico de um grupo sério, que para além dos atletas e dos técnicos, tem a sua génese num conjunto amplo de dirigentes e associados, que de forma incansável tentaram proporcionar todas as condições para que os objectivos fossem alcançados. Deixou ainda uma mensagem de apreço a todos os dirigentes e atletas que, no passado, contribuíram para o engrandecimento da colectividade.



Pelas 12h30 foi realizado um almoço, na Residência de Estudantes, com os Dirigentes, a Equipa Técnica e os Atletas que contou com a presença do Presidente da Associação de Futebol de Vila Real, José Manuel Costa Pereira. Às 15h45, no Campo das Acácias, foram entregues as Faixas de Campeão. O respectivo troféu foi entregue pela mão do Presidente da A.F de Vila Real. Pouco passava das 16h00 quando teve início o jogo com o Varzim Sport Clube. O que interessava era a participação e o convívio, sem vencidos nem vencedores, no entanto, o jogo foi muito bem disputado e um autogolo, quase no final do tempo regulamentar, ditou a derrota da equipa da casa. Pelas 19h30 decorreu o jantar, juntamente com os convidados do Varzim S.C. que também ajudaram a engrandecer a comemoração do título.