Quantcast
[ ]
Notícias de Última Hora
REGIÃO: Mesão Frio: Cerimónia da tomada de posse dos órgãos autárquicos de Mesão Frio
quarta-feira, 23 de outubro de 2013 Publicado por Unknown

A Tomada de Posse dos órgãos autárquicos de Mesão Frio - Assembleia Municipal e Câmara Municipal - para o quadriénio 2013/2017 decorreu no dia 20 de outubro, pelas 15h30, no Pavilhão Multiusos do Mercado Municipal. Nesta sessão de Instalação tomaram posse os 15 deputados municipais eleitos diretamente para o órgão deliberativo Assembleia Municipal de Mesão Frio (por inerência de funções os cinco Presidentes de Junta de Freguesia), bem como os cinco eleitos para o órgão executivo da Câmara Municipal de Mesão Frio. Após o ato de instalação, os referidos órgãos autárquicos entraram imediatamente em funções.

Consumada a Tomada de Posse, procedeu-se à eleição da Mesa da Assembleia, constituída por um Presidente e dois Secretários. Os trabalhos foram conduzidos pelo Presidente da Assembleia Municipal, Eduardo Miranda que foi reeleito para ocupar o cargo. Anabela Macedo foi eleita 1ª Secretária e Pedro Poças, 2º Secretário.

A bancada do Partido Socialista na Assembleia Municipal passa a ser constituída pelos Deputados: Carlos Silva, Paulo Lopes, Luís Marques, Marco Ferro, Carlos Miranda e André Monteiro. Por inerência, completam a Assembleia Municipal os Presidentes das Juntas de Freguesia eleitos pelo Partido Socialista: José Santos, presidente da Junta de freguesia de Barqueiros, Francisco Moreira, Presidente da Junta de freguesia de Cidadelhe, Manuel Correia, Presidente da Junta de freguesia de Oliveira, António Nunes, Presidente da Junta de freguesia de Mesão Frio Santo André e Vítor Fonseca, Presidente da Junta de freguesia de Vila Marim. Pelo Partido Social Democrata foram eleitos para este órgão: José Alves, Maria Lúcio, Bruno Carvalho, Sílvia Correia, Lisa Martins e Eduardo Sampaio.

Alberto Pereira vai continuar a liderar os destinos do concelho durante os próximos quatro anos. O atual presidente da Câmara Municipal foi igualmente reeleito, pelo Partido Socialista, juntamente com Paulo Silva e Cristina Major. Os Sociais Democratas elegeram os dois vereadores, Marco Silva e António Teixeira.

Alberto Pereira, presidente da Câmara Municipal de Mesão Frio, iniciou o seu discurso, começando por cumprimentar todo os convidados e o público presente, prestando um especial agradecimento à sua família e ao povo que o elegeu:

“O Partido Socialista continua a fazer história em Mesão Frio. Ganhámos a eleição para a Assembleia, para a Câmara Municipal e para as atuais cinco Juntas de freguesia do concelho. Este feito histórico deixa-nos plenamente satisfeitos e convictos de que o povo de Mesão Frio quer que sejamos nós, Partido Socialista, a tomar conta dos destinos da nossa terra. Com estes resultados eleitorais, não há margem para dúvidas, teremos os mesãofrienses ao nosso lado, para continuarmos com o desenvolvimento deste concelho”, disse Alberto Pereira, dirigindo-se a todos com orgulho e gratidão pelo apoio demonstrado.

“Acredito que a principal razão desta vitória foi a prova de honestidade e de dedicação à causa pública que demonstramos ao longo dos últimos quatro anos. Encontrámos um concelho à beira da falência e a definhar de dia para dia, mas conseguimos inverter essa situação com uma gestão financeira rigorosa, visando o saneamento financeiro da autarquia e a contenção de custos. Estou convicto de que os mesãofrienses souberam avaliar o trabalho que realizámos no desenvolvimento do nosso concelho. Iremos dar continuidade a esse trabalho, com todos os eleitos pelo Partido Socialista, na Câmara, na Assembleia Municipal e nas Juntas de freguesia, cumprindo o mandato com responsabilidade, dignidade e competência, merecendo da parte dos mesãofrienses toda a confiança para o futuro. As pessoas estarão sempre em primeiro lugar. Temos projetos para a educação, emprego, saúde, ação social, desporto, cultura e solidariedade. Vamos continuar a prestar um serviço público de qualidade e de proximidade. Convictos de que alterámos substancialmente a organização e gestão local de forma séria, rigorosa, justa, igualitária e solidária, continuaremos a gerir o bem público, fazendo com que a autarquia continue a servir todos os mesãofrienses com níveis de qualidade elevados. Iremos continuar a melhorar a gestão dos recursos humanos e materiais, tornando-a mais eficiente e produtiva, aproveitando todas as capacidades, o empenho e a experiência profissional de todos funcionários da autarquia. Faremos as mudanças que julgarmos necessárias para que o trabalho da autarquia seja o reflexo da vontade do povo de Mesão Frio. Iremos governar este concelho tal como nos propusemos no nosso programa eleitoral, o qual foi sufragado, sem margem para dúvidas”, destacou o presidente da Câmara Municipal de Mesão Frio, enumerando os projetos do seu programa eleitoral: “vamos apostar na recuperação dos equipamentos sociais de Vila Marim e Barqueiros, bem como na implementação de uma estrutura similar em Oliveira e na reabertura da Residência de Estudantes de Mesão Frio.

Vamos apostar na oferta de bolsas de estudo para jovens universitários com parcos recursos, na operacionalização da zona industrial, melhorando as condições de fixação do tecido empresarial e industrial, na elaboração dos Planos de Pormenor da Rede, de Fundo de Vila e de Oliveira, na viabilidade da criação de pequenas empresas, que poderão contribuir para a fixação da população e para a sustentabilidade económica do concelho, na proteção dos agricultores e vitivinicultores em articulação com as estruturas locais e nacionais, na valorização dos recursos paisagísticos, hídricos, florestais, energéticos, possibilitando uma gestão e preservação sustentável, na manutenção do programa de apoio à habitação social e na construção de um Estádio Municipal na Zona de Lazer. Na área do desporto, vamos apostar ainda na requalificação dos polidesportivos de Mesão Frio, Vila Marim e Oliveira, colocando piso sintético, na regeneração do Claustro do Convento Franciscano, na manutenção do apoio dado a todas as coletividades do concelho, sejam elas desportivas, recreativas, culturais ou sociais. Na cultura, na arte e no entretenimento, iremos promover atividades no âmbito da música, do teatro, da expressão plástica, do desenvolvimento crítico e intelectual. Iremos apostar também na regeneração da quinta municipal, para criar um espaço com circuito de manutenção, com parque infantil e parque de merendas.

Alberto Pereira salientou ainda que, a Câmara Municipal pretende construir as capelas mortuárias de Mesão Frio e Vila Marim, bem como concluir a obra do Cemitério de Mesão Frio e criar um Centro Cívico em Vila Marim. No seu programa eleitoral destacam-se ainda: “a implementação de um Núcleo Local de Apoio aos Idosos, a promoção de atividades ocupacionais dos seniores, melhorar as acessibilidades e defender os serviços públicos.”

O autarca pretende ainda efetuar reduções nas taxas da água e do lixo, para agregados familiares com baixos recursos e ainda, baixar a taxa do IRS: “consideramos que a nossa tarefa não será fácil, sobretudo em termos financeiros, uma vez que, a partir de janeiro de 2014, iremos começar a amortização do saneamento financeiro, devido aos 4 milhões e 547 mil euros da dívida a fornecedores que herdámos do nosso antecessor. Temos a plena convicção de que conseguiremos encontrar soluções mas para isso, teremos que contar com o contributo de todas as freguesias para diagnosticarmos e ultrapassarmos completamente os problemas do nosso concelho. Acreditamos que a nossa equipa dará estabilidade, sustentabilidade e mais vitalidade ao nosso concelho, desenvolvendo-o, tornando-o ainda mais forte, mais reconhecido e respeitado.

Nunca nos acomodaremos e procuraremos sempre mais para o nosso concelho, conscientes que todos temos os mesmos direitos e as mesmas oportunidades, sem distinções académicas, elitistas ou político-partidárias”, terminou, sublinhando a importância de um “Mesão Frio para todos”.

Unknown

Obrigado pela sua sua visita..!

0 comentários para "REGIÃO: Mesão Frio: Cerimónia da tomada de posse dos órgãos autárquicos de Mesão Frio"

Deixe um comentário

Regras de utilização aceitável do noticiasderesende.com

Não obstante as regras definidas e a diligência e zelo a que NOTÍCIAS DE RESENDE se propõe, não é possível um controlo exaustivo dos comentários dos utilizadores e, por isso, não é possível a NOTÍCIAS DE RESENDE garantir a correção, qualidade, integridade, precisão ou veracidade dos referidos comentários.

NOTÍCIAS DE RESENDE não é responsável pelo teor difamatório, ofensivo ou ilegal dos comentários. Todos os textos inseridos nas caixas de comentários disponibilizadas em www.noticiasderesende.com expressam unicamente os pontos de vista e opiniões dos seus respetivos autores.

Apesar da referida impossibilidade de exercer um controlo exaustivo, NOTÍCIAS DE RESENDE reserva-se o direito de bloquear e/ou de retirar das caixas de comentários quaisquer mensagens que contrariem as regras que defende para o bom funcionamento do site, designadamente as de caráter injurioso, difamatório, incitador à violência, desrespeitoso de símbolos nacionais, racista, terrorista, xenófobo e homofóbico.

Os comentadores são incentivados a respeitar o Código de Conduta do Utilizador e os Termos de Uso e Política de Privacidade que podem ser consultados neste endereço:
http://www.noticiasderesende.com/p/politica-de-privacidade.html