Quantcast
[ ]
Notícias de Última Hora
Último Centro Escolar inaugurado em Resende: Rede escolar do concelho completamente requalificada
sexta-feira, 20 de setembro de 2013 Publicado por Notícias de Resende

O último Centro Escolar construído no concelho de Resende foi inaugurado no dia 13 de setembro, na freguesia de S. Cipriano, numa cerimónia presidida pelo Presidente da Câmara Municipal de Resende, António Borges.

Este novo Centro Escolar, cujo investimento ascende a 1,5 milhões de euros, entrou em funcionamento este ano letivo e recebeu os cerca de 150 alunos que frequentavam as escolas situadas nas freguesias de S. Cipriano, Freigil, S. Romão, Ovadas e Feirão.

Na sua intervenção durante a cerimónia, António Borges, referiu que “poderemos estar a ser o primeiro concelho do país que terminou a requalificação de todo o seu parque escolar, pois todas as escolas hoje estão completamente remodeladas. Fizemos um investimento acima dos 20 milhões de euros em cinco estabelecimentos de ensino modelar. Este investimento é um investimento para Resende e para o seu futuro de que nos orgulhamos muito. O Centro Escolar de S. Cipriano juntamente com os Centros Escolares de S. Martinho de Mouros e de Resende representam aquilo que definimos como essencial em qualquer comunidade como a nossa: igualdade de oportunidades, igualdade de acesso e igualdade de tratamento, independentemente da condição económica e social”, acrescentou ainda que “todos os nossos jovens têm transporte gratuito de casa para a escola”.

Para o Diretor do Agrupamento de Escolas de Resende, Manuel Luís Tuna, “hoje fechou-se um ciclo de grandes transformações que as nossas escolas do pré-escolar e do primeiro ciclo sofreram nos últimos anos em Resende. Com a inauguração deste Centro Escolar de S. Cipriano todos os alunos passam a ter as mesmas condições, ou seja, as melhores condições para o processo de aprendizagem e seu desenvolvimento integral”.

A obra envolveu a reabilitação do edifício escolar existente bem como a construção de dois novos edifícios adjacentes. O edifício existente foi reformulado e comporta as salas de direção, psicologia, posto de primeiros socorros, gabinete da associação de pais e encarregados de educação e atendimento, bem como as salas de trabalho de professores e educadores, instalações sanitárias e arrumos.

As instalações do pré-escolar concentram-se num piso, contemplando os espaços de ensino, as salas de atividades e vestíbulos das crianças, a sala de repouso, as instalações sanitárias, a sala dos educadores e uma sala para arrumos.

O 1º ciclo organiza-se em dois pisos, sendo que no piso 00 (piso de entrada) localiza-se o átrio que comunica com o espaço de ensino e o espaço de centro de recursos (biblioteca, audioteca, cineteca, videoteca e informática). No piso -01 localizam-se as 4 salas de aula e a arrecadação de material didático assim como o acesso ao recreio exterior, sendo que o piso -02 comunica com as duas volumetrias de ensino, estendendo-se transversalmente sobre o terreno e contempla os espaços de apoio geral (como o refeitório) e o espaço de recreio coberto.

O Centro Escolar de S. Cipriano é o último construído no concelho e culmina os investimentos realizados na educação durante os últimos anos numa aposta de modernização do ensino no concelho, desde o pré-escolar e ensino básico, ao ensino secundário, fazendo de Resende um dos primeiros concelhos do país a requalificar toda a sua rede escolar. Para além dos Centros Escolares, há uma nova Escola Secundária e a Escola Preparatória (5.º e 6.º anos) foi remodelada.

Notícias de Resende

Obrigado pela sua sua visita..!

0 comentários para "Último Centro Escolar inaugurado em Resende: Rede escolar do concelho completamente requalificada"

Deixe um comentário

Regras de utilização aceitável do noticiasderesende.com

Não obstante as regras definidas e a diligência e zelo a que NOTÍCIAS DE RESENDE se propõe, não é possível um controlo exaustivo dos comentários dos utilizadores e, por isso, não é possível a NOTÍCIAS DE RESENDE garantir a correção, qualidade, integridade, precisão ou veracidade dos referidos comentários.

NOTÍCIAS DE RESENDE não é responsável pelo teor difamatório, ofensivo ou ilegal dos comentários. Todos os textos inseridos nas caixas de comentários disponibilizadas em www.noticiasderesende.com expressam unicamente os pontos de vista e opiniões dos seus respetivos autores.

Apesar da referida impossibilidade de exercer um controlo exaustivo, NOTÍCIAS DE RESENDE reserva-se o direito de bloquear e/ou de retirar das caixas de comentários quaisquer mensagens que contrariem as regras que defende para o bom funcionamento do site, designadamente as de caráter injurioso, difamatório, incitador à violência, desrespeitoso de símbolos nacionais, racista, terrorista, xenófobo e homofóbico.

Os comentadores são incentivados a respeitar o Código de Conduta do Utilizador e os Termos de Uso e Política de Privacidade que podem ser consultados neste endereço:
http://www.noticiasderesende.com/p/politica-de-privacidade.html