Quantcast
[ ]
Notícias de Última Hora
Resende inaugura equipamento dedicado à cereja: Centro Interpretativo abre portas em S. Martinho de Mouros
sexta-feira, 20 de setembro de 2013 Publicado por Notícias de Resende

No dia 16 de setembro, o Presidente da Câmara Municipal de Resende, António Borges, inaugurou o Centro Interpretativo da Cereja localizado no edifício da antiga escola primária de Vila Verde, na freguesia de S. Martinho de Mouros.

Com um investimento total de cerca de 170.000 euros, este novo equipamento contou com o co-financiamento de 60%, através do Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN).

“Este momento deve ser entendido como um ponto de partida para aquilo que deve ser a valorização da nossa base produtiva tradicional. Trata-se de um espaço que tem multi funções e o objetivo principal de fazer com que percebamos a importância da cereja num concelho como o nosso e de sermos capazes de projetar este fruto como um grande produto do nosso concelho de Resende. Ao iniciarmos este ciclo a partir do Centro Interpretativo da Cereja, o que estamos a transmitir é que nos encontramos disponíveis na Câmara Municipal para sermos parceiros dos nossos produtores e para com eles percorrermos um caminho de valorização de um produto que é essencial para a economia do concelho e que pode afirmar a nossa terra e, sobretudo, afirmar a nossa base produtiva tradicional”, salientou António Borges durante a inauguração.

O Centro Interpretativo da Cereja acolhe um espaço museológico e de investigação onde se podem observar conteúdos como o da fileira da cereja, estados fenológicos da cerejeira, espécies e origens. Para o efeito, a antiga Escola Primária foi totalmente reabilitada e ampliada contemplando, para além de uma zona administrativa, uma sala de exposições permanente e um espaço designado “cubo de vidro” de onde se parte para o espaço exterior onde vão ser plantadas variadas espécies de Cerejeira, enquanto se usufrui de uma vista privilegiada sobre a Serra do Marão e o rio Douro.

Recorde-se que o Município de Resende e a CER Resende - Cerejas de Resende, Associação de Promoção estão a avançar com o processo de qualificação da cereja, com o objetivo de modernizar e conjugar a produção e a comercialização, nacional e internacional, desenvolver a certificação do produto final com o selo da Indicação Geográfica Protegida da Cereja do concelho e promover a marca registada da Cereja de Resende.

Notícias de Resende

Obrigado pela sua sua visita..!

0 comentários para "Resende inaugura equipamento dedicado à cereja: Centro Interpretativo abre portas em S. Martinho de Mouros"

Deixe um comentário

Regras de utilização aceitável do noticiasderesende.com

Não obstante as regras definidas e a diligência e zelo a que NOTÍCIAS DE RESENDE se propõe, não é possível um controlo exaustivo dos comentários dos utilizadores e, por isso, não é possível a NOTÍCIAS DE RESENDE garantir a correção, qualidade, integridade, precisão ou veracidade dos referidos comentários.

NOTÍCIAS DE RESENDE não é responsável pelo teor difamatório, ofensivo ou ilegal dos comentários. Todos os textos inseridos nas caixas de comentários disponibilizadas em www.noticiasderesende.com expressam unicamente os pontos de vista e opiniões dos seus respetivos autores.

Apesar da referida impossibilidade de exercer um controlo exaustivo, NOTÍCIAS DE RESENDE reserva-se o direito de bloquear e/ou de retirar das caixas de comentários quaisquer mensagens que contrariem as regras que defende para o bom funcionamento do site, designadamente as de caráter injurioso, difamatório, incitador à violência, desrespeitoso de símbolos nacionais, racista, terrorista, xenófobo e homofóbico.

Os comentadores são incentivados a respeitar o Código de Conduta do Utilizador e os Termos de Uso e Política de Privacidade que podem ser consultados neste endereço:
http://www.noticiasderesende.com/p/politica-de-privacidade.html