Quantcast
[ ]
Notícias de Última Hora
REGIÃO: Mesão Frio: Inaugurada Biblioteca Municipal de Mesão Frio com investimento total acima de 1 milhão de euros
quinta-feira, 19 de setembro de 2013 Publicado por Notícias de Resende

Situada na encosta sobranceira à Zona de Lazer, está agora instalada a Biblioteca Municipal de Mesão Frio. O edifício, construído de raiz, representa um investimento de cerca de 1 milhão e 100 mil euros. O equipamento cultural foi financiado em 85 por cento por fundos comunitários e possui uma capacidade para 30 mil livros. A cerimónia de inauguração aconteceu no dia 15 de setembro, presidida por Luís Saavedra, pároco de Mesão Frio. O presidente da Câmara Municipal, Alberto Pereira e Eduardo Miranda, presidente da Assembleia Municipal, procederam ao descerramento da placa toponímica, na presença de Carlos Duarte, representante da Comissão de Coordenação de Desenvolvimento Regional do Norte (CCDRN), de João Luís Sequeira, representante da Direção Regional de Cultura do Norte e de vários convidados, entre eles, os representantes das instituições e órgãos sociais concelhios.

A solenidade teve início pelas 15 horas e foram várias as centenas de pessoas que não quiseram deixar de conhecer o novo espaço. Após a cerimónia de bênção da obra, usou da palavra o presidente da Assembleia Municipal de Mesão Frio, Eduardo Miranda que, agradeceu a presença de todos, sublinhando que, esta estrutura cultural “é mais um desígnio cumprido em Mesão Frio. Numa época em que os livros e os jornais se tornam digitais, os desafios que se levantam ao funcionamento de uma biblioteca e a sua razão de ser, no contexto da sua utilização e aproveitamento, são bem diferentes de tempos não muito idos.” Para finalizar o seu discurso, Eduardo Miranda solicitou: “peço-vos que deem alma a esta casa, porque só assim valerá o investimento e haverá a recompensação no retorno. Que esta casa seja um hino à vida e à memória sem tempo.”

O presidente da Câmara Municipal de Mesão Frio mostrou-se muito orgulhoso com a inauguração da obra, declarando: “é com imenso orgulho e enorme satisfação que, enquanto presidente da Câmara Municipal e cidadão de Mesão Frio, inauguro a nossa biblioteca municipal, um espaço público, moderno e acolhedor que há muito desejávamos oferecer aos mesãofrienses, pois Mesão Frio era dos poucos concelhos sem biblioteca pública”, disse, tecendo agradecimentos a todas as pessoas que estiveram envolvidas na realização e execução do projeto.

No seu discurso, Alberto Pereira disse ainda que, “ninguém pode contrariar os princípios fundamentais para a igualdade, para a liberdade e para o bem-estar de todos os mesãofrienses. Esta obra é um marco importante na história do nosso concelho e fundamental para o desenvolvimento da comunidade local. Os mesãofrienses já mereciam uma biblioteca municipal.”

João Luís Sequeira, representante da Direção Regional de Cultura do Norte, quis, em nome da entidade, felicitar os mesãofrienses pelo novo equipamento cultural, “esperando que se torne num polo de difusão da divulgação cultural e de desenvolvimento económico e social para o concelho”, disse, demonstrando a vontade da Direção Regional de Cultura do Norte em continuar a apoiar a dinamização do espaço. Para terminar, João Luís Sequeira lembrou o escritor mesãofriense, Domingos Monteiro, evocando a sua memória e desejando os maiores sucessos aos mesãofrienses na utilização da nova biblioteca municipal.

Carlos Duarte, representante da Comissão de Coordenação de Desenvolvimento Regional do Norte (CCDRN), agradeceu o convite, salientando que, “este foi um dia muito importante para Mesão Frio, porque inaugurar um equipamento cultural com o acesso ao livro e à leitura, permite uma capacitação e um acesso ao saber por parte dos cidadãos de Mesão frio. É sempre difícil chegar ao último momento que é, abrir uma biblioteca, pois é necessário fazer um projeto e ver se existe financiamento. Portanto, este projeto é fruto do esforço do Município que, não teve impacto a nível das contas públicas nacionais. O acesso á cultura é fundamental e nesse sentido, quero realçar o esforço do Município em concretizar esta obra que, vai contribuir para a qualidade de vida de todos”, concluíu.

Após as intervenções, decorreu um momento de leitura expressiva de alguns textos do escritor mesãofriense, Domingos Monteiro, por David Carvalho, diretor da companhia de teatro Filandorra, acompanhado pela melodia tocada no piano de Miguel Monteiro. Seguidamente, o público presente visitou as instalações, tendo a cerimónia finalizado com um Porto de honra.

A biblioteca municipal de Mesão Frio está dotada de espaços para a leitura, audição de música, visionamento de filmes e acesso à Internet, estando equipada com tecnologia de última geração. O novo espaço integra ainda, secções diferenciadas para adultos e crianças e também espaços polivalentes para atividades de animação, colóquios, exposições, entre outras. No piso zero está localizado o balcão de atendimento e uma cafetaria. A sala polivalente tem entrada direta a partir do átrio, de forma a poder funcionar como complemento dos horários da biblioteca. No primeiro piso está a secção infantil, onde funcionará ainda uma outra ala de serviços internos, num local com acesso condicionado, com vários gabinetes de trabalho, sala de reuniões e sala de informática. No segundo piso está instalada a secção para adultos.

A Biblioteca Municipal de Mesão Frio foi construída num terreno da Autarquia contíguo à residência de estudantes, tendo como característica principal a arquitetura moderna e a iluminação natural.

Notícias de Resende

Obrigado pela sua sua visita..!

0 comentários para "REGIÃO: Mesão Frio: Inaugurada Biblioteca Municipal de Mesão Frio com investimento total acima de 1 milhão de euros"

Deixe um comentário

Regras de utilização aceitável do noticiasderesende.com

Não obstante as regras definidas e a diligência e zelo a que NOTÍCIAS DE RESENDE se propõe, não é possível um controlo exaustivo dos comentários dos utilizadores e, por isso, não é possível a NOTÍCIAS DE RESENDE garantir a correção, qualidade, integridade, precisão ou veracidade dos referidos comentários.

NOTÍCIAS DE RESENDE não é responsável pelo teor difamatório, ofensivo ou ilegal dos comentários. Todos os textos inseridos nas caixas de comentários disponibilizadas em www.noticiasderesende.com expressam unicamente os pontos de vista e opiniões dos seus respetivos autores.

Apesar da referida impossibilidade de exercer um controlo exaustivo, NOTÍCIAS DE RESENDE reserva-se o direito de bloquear e/ou de retirar das caixas de comentários quaisquer mensagens que contrariem as regras que defende para o bom funcionamento do site, designadamente as de caráter injurioso, difamatório, incitador à violência, desrespeitoso de símbolos nacionais, racista, terrorista, xenófobo e homofóbico.

Os comentadores são incentivados a respeitar o Código de Conduta do Utilizador e os Termos de Uso e Política de Privacidade que podem ser consultados neste endereço:
http://www.noticiasderesende.com/p/politica-de-privacidade.html