Quantcast
[ ]
Notícias de Última Hora
Nova Igreja inaugurada em Resende: Templo com escultura do Mestre José Rodrigues
terça-feira, 13 de agosto de 2013 Publicado por Notícias de Resende

A nova Igreja da Imaculada Conceição de Resende vai ser inaugurada no próximo dia 25 de agosto, pelas 16h00, numa cerimónia que contará com a presença do Senhor Bispo de Lamego, D. António Couto.

A população poderá assistir à bênção e dedicação da nova igreja da Imaculada Conceição de Resende, cuja arquitetura é marcada por linhas modernas a que se soma uma escultura do Cristo Ressuscitado da autoria do Mestre José Rodrigues.

José Rodrigues é considerado um dos maiores nomes das Artes Plásticas portuguesas, estando representado em várias coleções e instituições no país e no estrangeiro. As suas obras mais emblemáticas encontram-se na cidade do Porto: o Cubo da Praça da Ribeira de 1976 e o monumento ao empresário, de 1993, sendo também de destacar a sua colaboração na promoção da Bienal Internacional de Cerveira, que foi instituída em 1978.

A nova igreja, que fica localizada num terreno cedido pela Câmara Municipal de Resende, no limite nascente da área urbana da vila de Resende, nas imediações da escola Secundária D. Egas Moniz e do Posto da GNR, compreende uma traça moderna com uma Torre Sineira com desenvolvimento vertical e altura acentuada, que pretende estabelecer a marcação simbólica e religiosa do local. O edifício organiza-se de forma a estabelecer a hierarquização dos diferentes espaços previstos: acesso/entrada, templo, presbitério/altar, baptistério e pátio.

A  obra, que ultrapassa o valor de 800 mil euros, iniciou-se no dia 24 de julho de 2011 com a cerimónia da benção e lançamento da 1.ª pedra, num investimento que conta com a comparticipação de 30% pela Direção-Geral das Autarquias Locais, através das dotações incluídas no seu PIDDAC. A Câmara Municipal de Resende contribuiu, ainda, com o valor de 100 mil euros, cedeu apoio técnico para a realização dos trabalhos e isentou a paróquia do pagamento de taxas ligadas ao licenciamento da obra.

Assim, os fiéis da Paróquia de Resende têm ao dispor um local de culto mais próximo da área urbana, já que a Igreja matriz encontra-se a mais de 1 km de distância da Vila, concretizando-se uma ambição com mais de 40 anos.

Para além de se tratar de um novo equipamento de linhas modernas que reforça a centralidade da sede do concelho, a presença de obras do escultor José Rodrigues reforça, igualmente, o caráter da nova Igreja de Resende.

A relevância do conjunto da obra de Mestre José Rodrigues no panorama das Artes Plásticas portuguesas das últimas décadas foi diversas vezes reconhecida, quer pelos prémios que lhe foram já atribuídos (nomeadamente, o Prémio Soctip «Artista do Ano», em 1990, e a condecoração com o grau de Grande-Oficial da Ordem do Infante D. Henrique, em 1994), quer pela participação em bienais internacionais como representante de Portugal, o que aconteceu logo na década de 70 (São Paulo e Veneza).

Notícias de Resende

Obrigado pela sua sua visita..!

0 comentários para "Nova Igreja inaugurada em Resende: Templo com escultura do Mestre José Rodrigues "

Deixe um comentário

Regras de utilização aceitável do noticiasderesende.com

Não obstante as regras definidas e a diligência e zelo a que NOTÍCIAS DE RESENDE se propõe, não é possível um controlo exaustivo dos comentários dos utilizadores e, por isso, não é possível a NOTÍCIAS DE RESENDE garantir a correção, qualidade, integridade, precisão ou veracidade dos referidos comentários.

NOTÍCIAS DE RESENDE não é responsável pelo teor difamatório, ofensivo ou ilegal dos comentários. Todos os textos inseridos nas caixas de comentários disponibilizadas em www.noticiasderesende.com expressam unicamente os pontos de vista e opiniões dos seus respetivos autores.

Apesar da referida impossibilidade de exercer um controlo exaustivo, NOTÍCIAS DE RESENDE reserva-se o direito de bloquear e/ou de retirar das caixas de comentários quaisquer mensagens que contrariem as regras que defende para o bom funcionamento do site, designadamente as de caráter injurioso, difamatório, incitador à violência, desrespeitoso de símbolos nacionais, racista, terrorista, xenófobo e homofóbico.

Os comentadores são incentivados a respeitar o Código de Conduta do Utilizador e os Termos de Uso e Política de Privacidade que podem ser consultados neste endereço:
http://www.noticiasderesende.com/p/politica-de-privacidade.html