Quantcast
[ ]
Notícias de Última Hora
REGIÃO: Lamego: Câmara de Lamego cria novos parques de estacionamento em zonas estratégicas
terça-feira, 4 de junho de 2013 Publicado por Notícias de Resende

A cidade de Lamego dispõe de dois novos parques de estacionamento gratuitos, situados em locais estratégicos e capazes de atender às crescentes necessidades dos automobilistas. Para além de meros espaços de estacionamento, estes equipamentos funcionam como plataformas que permitem a utilização de modos de transporte alternativos ao veículo particular nas deslocações intraurbanas, nomeadamente transportes públicos.

Em simultâneo, os novos parques foram enquadrados na malha urbana da cidade proporcionando uma requalificação urbanística que vai de encontro a uma estratégia já adotada pela Câmara Municipal de Lamego.

A construção dos novos parques de estacionamento de Almacave e da Sé foi promovida pela autarquia de Lamego, num investimento cofinanciado em 85% pelo ON2, através da candidatura do Plano de Mobilidade Sustentável da Associação Douro Alliance - Eixo Urbano do Douro. A futura requalificação da Central de Camionagem e da respetiva zona envolvente constitui o terceiro investimento previsto neste plano para a cidade de Lamego.

Com capacidade para 61 lugares de estacionamento, incluindo três reservados a pessoas com deficiência, o Parque de Estacionamento de Almacave está situado numa zona nevrálgica do centro da cidade, que se estende desde o limite dos jardins do Paço Episcopal até à Av. 5 de Outubro, junto da Messe de Sargentos do CTOE. O valor necessário à construção da nova infraestrutura ascendeu a 259.778,23€ (mais IVA). Destinado a servir as necessidades de estacionamento automóvel dos moradores e dos clientes dos estabelecimentos comerciais da zona envolvente, o parque nasceu de uma parceria estabelecida entre a Câmara Municipal e a Diocese de Lamego. Esta cedeu o espaço, cabendo à autarquia a construção do equipamento.

Também o novo Parque de Estacionamento da Sé, criado junto à Av. D. Egas Moniz, mesmo em frente à Escola Básica e Secundária da Sé, regista desde a sua abertura uma grande afluência para os 41 lugares disponíveis, incluindo três para pessoas com deficiência. A autarquia investiu 192.970,0€ na sua construção e na aquisição do terreno.

As novas plataformas de parqueamento complementam o plano de regeneração urbana em curso na cidade de Lamego que incide sobre as avenidas Visconde Guedes Teixeira e Dr. Alfredo de Sousa e que tem por objetivo a retirada de parte da circulação automóvel, privilegiando o movimento de peões. Em conjunto, estes projetos têm um impacto muito relevante em termos de planeamento urbanístico e benefícios constantes à circulação de pessoas e bens, ajudando a descongestionar o centro da cidade.



A elaboração de um Plano de Mobilidade Sustentável para a área territorial do Eixo Urbano, que integra as cidades de Lamego, Peso da Régua e Vila Real, constitui um instrumento estratégico de planificação e desenvolvimento de diferentes modos de transporte, motorizados e não motorizados, permitindo melhorar os aspetos energéticos, ambientais, económicos e sociais da mobilidade e da acessibilidade. Esta estratégia é materializada pela construção de equipamentos nos três municípios parceiros deste projeto.

Notícias de Resende

Obrigado pela sua sua visita..!

0 comentários para "REGIÃO: Lamego: Câmara de Lamego cria novos parques de estacionamento em zonas estratégicas"

Deixe um comentário

Regras de utilização aceitável do noticiasderesende.com

Não obstante as regras definidas e a diligência e zelo a que NOTÍCIAS DE RESENDE se propõe, não é possível um controlo exaustivo dos comentários dos utilizadores e, por isso, não é possível a NOTÍCIAS DE RESENDE garantir a correção, qualidade, integridade, precisão ou veracidade dos referidos comentários.

NOTÍCIAS DE RESENDE não é responsável pelo teor difamatório, ofensivo ou ilegal dos comentários. Todos os textos inseridos nas caixas de comentários disponibilizadas em www.noticiasderesende.com expressam unicamente os pontos de vista e opiniões dos seus respetivos autores.

Apesar da referida impossibilidade de exercer um controlo exaustivo, NOTÍCIAS DE RESENDE reserva-se o direito de bloquear e/ou de retirar das caixas de comentários quaisquer mensagens que contrariem as regras que defende para o bom funcionamento do site, designadamente as de caráter injurioso, difamatório, incitador à violência, desrespeitoso de símbolos nacionais, racista, terrorista, xenófobo e homofóbico.

Os comentadores são incentivados a respeitar o Código de Conduta do Utilizador e os Termos de Uso e Política de Privacidade que podem ser consultados neste endereço:
http://www.noticiasderesende.com/p/politica-de-privacidade.html