Quantcast
[ ]
Notícias de Última Hora
REGIÃO: Castro Daire: Rio Paiva recebe Primeiros Mexilhões-de-rio reproduzidos em cativeiro em Portugal
segunda-feira, 13 de maio de 2013 Publicado por Unknown

O Rio Piava recebeu, no passado sábado dia 11 de maio os primeiros mexilhões-de-rio reproduzidos em cativeiro num projeto pioneiro em Portugal.

Foram recolhidos os primeiros juvenis de mexilhão-de-rio-do-norte (Margaritifera margaritifera) reproduzidos em cativeiro no Posto Aquícola de Campelo (concelho de Figueiró dos Vinhos), no âmbito do projecto Life+ Ecótono, dinamizado pela Quercus com o co-financiamento do programa Life da União Europeia, da Agência Portuguesa do Ambiente e do Município de Castro Daire.

Esta é a primeira vez que é efectuada com sucesso a reprodução deste bivalve de água doce em Portugal, onde se encontra ameaçado de extinção, principalmente devido ao desaparecimento das populações de peixes hospedeiros (Salmão e Truta-de-rio), à existência de poluição orgânica das águas, à modificação dos cursos de água com deposição de detritos no leito e à construção barragens e açudes.

A Margaritifera margaritifera é um molusco bivalve, que na Península Ibérica pode atingir os 70 anos de idade, sendo um excelente indicador da qualidade das água, pois só ocorre em cursos de água muito pouco poluídos. O rio Paiva, uma das áreas de intervenção do projeto possui uma população envelhecida que será agora incrementada no âmbito deste projecto.

A reprodução da espécie ocorre no Outono e as larvas (gloquídios), logo que são expelidas na água, fixam-se nas brânquias dos peixes hospedeiros (Truta-de-rio: Salmo trutta), ocorrendo durante os sete a dez meses seguintes uma lenta metamorfose. No final da Primavera, os juvenis abandonam o peixe hospedeiro deixando-se cair no fundo do curso de água. Prefere rios de águas limpas e claras, de correntes não muito fortes, pobres em cálcio, com fundos rochosos-arenosos e pouco lodo.

O que se efectuou em cativeiro foi recriar nas instalações do Posto Aquícola de Campelo o processo que ocorreria na natureza, pelo que logo que houve a confirmação de que as larvas começavam a ser libertadas pelas fêmeas, o que veio a ocorrer em setembro de 2012, estas foram colocadas junto dos peixes hospedeiros. O processo de parasitação realizou-se em poucos dias, ficando as trutas jovens infestadas em tanques até que, já em inícios deste mês de Abril, as trutas foram translocadas para tanques construídos para o efeito onde são capturados os juvenis, os quais são constituídos por três reservatório e por um sistema de circulação de água que incorpora telas de retenção.

Neste momento, diariamente procede-se à contagem dos juvenis recolhidos, com o auxílio de lupas binoculares, e estão a ser testadas diferentes formas de alimentação. Em breve serão colocados alguns exemplares no rio Paiva, com o objectivo de comparar as taxas de crescimento que ocorrem no meio natural com as obtidas em cativeiro e assim aferir qual o método que permite obter os melhores resultados.

Este projecto, que decorre entre 2012 e 2016, possue uma componente de reabilitação dos bosques de amieiros no rio Paiva (Castro Daire) e na ribeira do Torgal (Odemira) e prevê ainda a reprodução de outro mexilhão-de-rio, o Unio tumidiformis, espécie que ocorre no sul do País, mas que parasita os Escalos (Squalius sp.). Também se prevê efectuar repovoamentos com os peixes hospedeiros das espécies em ambos os locais. Mais informações sobre o projecto podem se obtidas no sítio electrónico em: www.ecotone.pt

Unknown

Obrigado pela sua sua visita..!

0 comentários para "REGIÃO: Castro Daire: Rio Paiva recebe Primeiros Mexilhões-de-rio reproduzidos em cativeiro em Portugal"

Deixe um comentário

Regras de utilização aceitável do noticiasderesende.com

Não obstante as regras definidas e a diligência e zelo a que NOTÍCIAS DE RESENDE se propõe, não é possível um controlo exaustivo dos comentários dos utilizadores e, por isso, não é possível a NOTÍCIAS DE RESENDE garantir a correção, qualidade, integridade, precisão ou veracidade dos referidos comentários.

NOTÍCIAS DE RESENDE não é responsável pelo teor difamatório, ofensivo ou ilegal dos comentários. Todos os textos inseridos nas caixas de comentários disponibilizadas em www.noticiasderesende.com expressam unicamente os pontos de vista e opiniões dos seus respetivos autores.

Apesar da referida impossibilidade de exercer um controlo exaustivo, NOTÍCIAS DE RESENDE reserva-se o direito de bloquear e/ou de retirar das caixas de comentários quaisquer mensagens que contrariem as regras que defende para o bom funcionamento do site, designadamente as de caráter injurioso, difamatório, incitador à violência, desrespeitoso de símbolos nacionais, racista, terrorista, xenófobo e homofóbico.

Os comentadores são incentivados a respeitar o Código de Conduta do Utilizador e os Termos de Uso e Política de Privacidade que podem ser consultados neste endereço:
http://www.noticiasderesende.com/p/politica-de-privacidade.html