Quantcast
[ ]
Notícias de Última Hora
REGIÃO: Castro Daire: PROJETO BIA Apresentado na Assembleia da República
segunda-feira, 13 de maio de 2013 Publicado por Unknown

O Projeto BIA foi apresentado no plenário da Comissão de Educação, Ciência e Cultura da Assembleia da República no passado dia 7 de maio.

Para apresentar o projeto estiveram presentes os Vereadores da Câmara Municipal de Castro Daire, Dr. Rui Braguês e Eurico Moita, o responsável pelo desenvolvimento do projeto, prof Filipe Duarte e a “voz” do Projeto BIA, a locutora da Rádio Limite, Cátia Cardoso.

O Projeto BIA, é um Sistema de Comunicação Aumentativo e Alternativo (aplicação informática), que visa facilitar a comunicação de pessoas que não comunicam de forma de verbal. Este software é a 1º aplicação informática multiplataforma desenvolvida em Portugal. O Projeto BIA contém funcionalidades únicas no mundo, tais como a geo-localização, que permite localizar pessoas quando estas se encontram desorientadas e ainda a comunicação com o exterior, via Email.

O Vereador da Educação e das Novas Tecnologias, Dr. Rui Braguês, começou por agradecer a oportunidade de poder mostrar o projeto na Assembleia da Republica, frisando que no interior do país também existem bons projetos com visibilidade nacional e internacional, pessoas com capacidade de inovar e autarcas atentos aos problemas não só locais como nacionais.

Durante a apresentação do projeto, foi explicada a forma de como surgiu a aplicação, as entidades envolvidas, como é o caso da Associação de Paralisia Cerebral de Viseu e da Rádio Limite, as suas funcionalidades, número de downloads, feedback e convites, as perspetivas para o futuro e ainda candidatura ao Prémio Europeu de Inovação na Administração Pública.

Os deputados dos diversos grupos parlamentares usaram da palavra para saudar e elogiar o projeto mas também a iniciativa, colocando posteriormente algumas questões. Foi expressa a vontade de se iniciar conversações com o grupo de trabalho do ensino especial, no sentido de se estudar a melhor forma de dinamização do Projeto BIA nas escolas e instituições.

No final da audiência o vereador Eurico Moita brindou o Presidente da Comissão, José Ribeiro e Castro, com ofertas do município (medalha, livros e um canastro).

Os deputados eleitos por Viseu, Dr. Acácio Pinto e Dra. Elza Pais, gentilmente acompanharam os membros da delegação pelos diversos espaços da Assembleia da Republica.

Esta iniciativa histórica para Castro Daire, é mais um exemplo de reconhecimento pelo excelente trabalho que tem vindo a ser feito em prol da comunidade e a afirmação que para os autarcas de Castro Daire, as pessoas estão em 1º lugar.

Unknown

Obrigado pela sua sua visita..!

0 comentários para "REGIÃO: Castro Daire: PROJETO BIA Apresentado na Assembleia da República"

Deixe um comentário

Regras de utilização aceitável do noticiasderesende.com

Não obstante as regras definidas e a diligência e zelo a que NOTÍCIAS DE RESENDE se propõe, não é possível um controlo exaustivo dos comentários dos utilizadores e, por isso, não é possível a NOTÍCIAS DE RESENDE garantir a correção, qualidade, integridade, precisão ou veracidade dos referidos comentários.

NOTÍCIAS DE RESENDE não é responsável pelo teor difamatório, ofensivo ou ilegal dos comentários. Todos os textos inseridos nas caixas de comentários disponibilizadas em www.noticiasderesende.com expressam unicamente os pontos de vista e opiniões dos seus respetivos autores.

Apesar da referida impossibilidade de exercer um controlo exaustivo, NOTÍCIAS DE RESENDE reserva-se o direito de bloquear e/ou de retirar das caixas de comentários quaisquer mensagens que contrariem as regras que defende para o bom funcionamento do site, designadamente as de caráter injurioso, difamatório, incitador à violência, desrespeitoso de símbolos nacionais, racista, terrorista, xenófobo e homofóbico.

Os comentadores são incentivados a respeitar o Código de Conduta do Utilizador e os Termos de Uso e Política de Privacidade que podem ser consultados neste endereço:
http://www.noticiasderesende.com/p/politica-de-privacidade.html