Quantcast
[ ]
Notícias de Última Hora
REGIÃO: Baião: Uma Praça que traz nova vida à vila de Baião
segunda-feira, 27 de maio de 2013 Publicado por Unknown

O presidente da Câmara Municipal de Baião, José Luís Carneiro, afirmou, na noite de 24 de Maio, que a obra de requalificação urbana da Praça da Fonte Nova e do Jardim Dr. Francisco Sá Carneiro está a cumprir o propósito para o qual foi executada ao ser "habitada todos os dias". "É uma grande alegria e um grande orgulho passar todos os dias nesta praça e poder ver como nela se juntam pessoas de todas as idades para conviverem, para brincarem e para passarem os seus tempos livres", notou o autarca, durante a cerimónia de inauguração daquele investimento municipal.

A cerimónia de inauguração foi presenciada por muito público, vindo não só da vila de Baião, mas também de outros pontos do concelho e contou com a participação do grupo de Fados e Baladas de Coimbra "Do Choupal até à Lapa".

No seu discurso, José Luís Carneiro explicou que coube à Câmara de Baião suportar apenas 105 mil euros de um investimento total de 702 mil euros, já que a obra teve direito a fundos comunitários. "Quisemos com este investimento criar uma grande praça na vila de Baião, onde as pessoas pudessem recuperar um pouco o sentimento de pertença e de encontro que existia muito nas nossas comunidades, em particular nos lugares, em tempos passados", observou, lembrando que o espaço pré-existente não cumpria com essa função - "Havia uma excessiva proximidade e confusão entre as pessoas e a zona de estacionamento, o que era especialmente grave dada a proximidade com o Parque Infantil".

Esta obra insere-se num "pacote" mais alargado de investimentos na regeneração urbana no valor de 2,4 milhões de euros, destinado a tornar a vila de Baião num espaço mais moderno, funcional e adaptado às exigências contemporâneas. Entre as áreas contempladas estão o reforço do estacionamento, a requalificação urbana ou a melhoria da sinalização. As intervenções inerentes a esta estratégia contaram com a participação ativa da Associação Empresarial de Baião, de moradores, comerciantes e ainda de uma equipa técnica constituída por colaboradores da autarquia e de especialistas em áreas como o urbanismo ou a mobilidade urbana.

No quadro desta estratégia, José Luís Carneiro disse que muito já foi feito, mas que falta, ainda, qualificar a ligação entre a sede de concelho e o lugar do Ingilde, criando uma grande avenida que evite que as pessoas utilizem as bermas da estrada nacional para se dirigem a pé até à vila de Baião. O outro grande elemento em falta nesta estratégia de qualificação, passa pela deslocalização do posto de combustíveis situado no centro da vila para a zona do Tijelinho, que será posteriormente alvo de qualificação urbana.

Marcaram presença na sessão de inauguração da obra os vereadores da autarquia Paulo Pereira e Ivone Abreu, vários autarcas de freguesia, entre eles o presidente da Junta de Campelo, Fernando Guedes e muitos representantes do movimento associativo concelhio.

Entre os presentes esteve também o presidente da Assembleia Municipal de Baião, José Pinho Silva, que usou da palavra para qualificar a nova praça como "um espaço público de qualidade e que dignifica a vila de Baião". "Há alguns meses assistimos, no Auditório Municipal, à apresentação deste projeto e ouve quem manifestasse dúvidas sobre a sua pertinência e a sua necessidade para a vila de Baião. Hoje, podemos afirmar convictamente que valeu a pena esperar por este momento e realizar este investimento", completou José Pinho Silva. O presidente do órgão deliberativo baionense enalteceu ainda o trabalho de todos quantos contribuíram com o seu trabalho para a realização, em particular os colaboradores da CM Baião, José Naia (arquiteto) e Ricardo Miranda (engenheiro e responsável pela fiscalização).

EÇA DE QUEIROZ LADO A LADO COM 20 FREGUESIAS
A obra de requalificação da Praça da Fonte Nova e do Jardim Dr. Francisco Sá Carneiro contemplou a redução da cota a que a praça de situava, colocando-a praticamente ao nível da rua de Camões, que cruza a sede de concelho. Foi criado um passeio largo, central, que possibilita o desenvolvimento de atividades de lazer e a criação de condições para a instalação de esplanadas. Nos pavimentos da praça foram utilizados lajes de granito branco serrado e bujardado pico fino, recorrendo-se aos cubos de granito para os passeios e arruamentos.

No topo norte da praça foi erguido um muro que exibe a heráldica de cada uma das freguesias do concelho. A praça possui, ainda, outros elementos decorativos, como sejam um espelho de água junto do qual se podem ler passagens da obra "A Cidade e as Serras", para a escrita da qual Eça de Queiroz se inspirou em paisagens do concelho de Baião.

O espaço dispõe também de mobiliário urbano e de um parque infantil, destinados a proporcionar apoio às famílias que frequentam a praça. No topo norte da praça situa-se um pequeno anfiteatro preparado para receber intervenções culturais.

Nesta zona da praça é possível aceder ao arruamento de acesso ao bairro Sá Carneiro e ao Parque de Estacionamento situado nas imediações da praça. Esse arruamento foi também beneficiado no âmbito das obras de requalificação da praça, através de um perfil transversal de 4,5 metros e do alargamento dos passeios para 2,25 metros. O projeto de requalificação contemplou ainda a plantação de 13 árvores de diversas espécies (Acer, Magnólias, Tílias, Acácias, Japoneiras e Castanheiros da Índia), a que se somou a plantação de uma dezena de outras espécies, entre árvores e arbustos, na envolvente à praça.

Unknown

Obrigado pela sua sua visita..!

0 comentários para "REGIÃO: Baião: Uma Praça que traz nova vida à vila de Baião"

Deixe um comentário

Regras de utilização aceitável do noticiasderesende.com

Não obstante as regras definidas e a diligência e zelo a que NOTÍCIAS DE RESENDE se propõe, não é possível um controlo exaustivo dos comentários dos utilizadores e, por isso, não é possível a NOTÍCIAS DE RESENDE garantir a correção, qualidade, integridade, precisão ou veracidade dos referidos comentários.

NOTÍCIAS DE RESENDE não é responsável pelo teor difamatório, ofensivo ou ilegal dos comentários. Todos os textos inseridos nas caixas de comentários disponibilizadas em www.noticiasderesende.com expressam unicamente os pontos de vista e opiniões dos seus respetivos autores.

Apesar da referida impossibilidade de exercer um controlo exaustivo, NOTÍCIAS DE RESENDE reserva-se o direito de bloquear e/ou de retirar das caixas de comentários quaisquer mensagens que contrariem as regras que defende para o bom funcionamento do site, designadamente as de caráter injurioso, difamatório, incitador à violência, desrespeitoso de símbolos nacionais, racista, terrorista, xenófobo e homofóbico.

Os comentadores são incentivados a respeitar o Código de Conduta do Utilizador e os Termos de Uso e Política de Privacidade que podem ser consultados neste endereço:
http://www.noticiasderesende.com/p/politica-de-privacidade.html