Quantcast
[ ]
Notícias de Última Hora
REGIÃO: Baião: Praça Requalificada promete ser nova sala de visitas do concelho de Baião: Investimento de 702 mil euros
quarta-feira, 22 de maio de 2013 Publicado por Notícias de Resende

É inaugurada na próxima sexta-feira, dia 24 de Maio, a partir das 22h00, a obra de requalificação da Praça Dr. Francisco Sá Carneiro, uma intervenção integrada no projeto de regeneração urbana da vila de Baião e que promete contribuir para o aumento da qualidade de vida e da atratividade turística da sede de concelho.

Representando um investimento na ordem dos 702 mil euros, comparticipado a 85 % por fundos comunitários, esta obra insere-se num “pacote” mais alargado de obras no valor de 2,4 milhões de euros, destinado a promover a requalificação urbanística da sede de concelho de Baião, tornando-a num espaço mais moderno, funcional e adaptado às exigências contemporâneas. Entre as áreas contempladas na regeneração urbana de Baião estão o reforço do estacionamento, a requalificação urbana ou a melhoria da sinalização.

A obra que será inaugurada na próxima sexta-feira contemplou a redução da cota a que a praça de situava, colocando-a praticamente ao nível da rua de Camões, que cruza a sede de concelho. Foi criado um passeio largo, central, que possibilitará o desenvolvimento de atividades de lazer e a criação de condições para a instalação de esplanadas.

Nos pavimentos da praça foram utilizados lajes de granito branco serrado e bujardado pico fino, recorrendo-se aos cubos de granito para os passeios e arruamentos.

No topo norte da praça foi erguido um muro que exibe a heráldica de cada uma das freguesias do concelho.

A praça possui, ainda, outros elementos decorativos, como sejam um espelho de água junto do qual se podem ler passagens da obra “A Cidade e as Serras”, para a escrita da qual Eça de Queiroz se inspirou em paisagens do concelho de Baião.

O espaço dispõe também de mobiliário urbano e de um parque infantil, destinados a proporcionar apoio às famílias que irão frequentar a praça.

No topo norte da praça situa-se um pequeno anfiteatro preparado para receber intervenções culturais. Será nesse local que na noite de 24 de Maio irá decorrer o momento musical destinado a abrilhantar a cerimónia, a cargo do grupo de fados e baladas de Coimbra “Do Choupal até à Lapa”.

Nesta zona da praça é possível aceder ao arruamento de acesso ao bairro Sá Carneiro e ao Parque de Estacionamento situado nas imediações da praça. Esse arruamento foi também beneficiado no âmbito das obras de requalificação da praça, através de um perfil transversal de 4,5 metros e do alargamento dos passeios para 2,25 metros.



O projeto de requalificação contemplou ainda a plantação de 13 árvores de diversas espécies (Acer, Magnólias, Tílias, Acácias, Japoneiras e Castanheiros da Índia), a que se somou a plantação de uma dezena de outras espécies, entre árvores e árbutos, na envolvente à praça.

Notícias de Resende

Obrigado pela sua sua visita..!

0 comentários para "REGIÃO: Baião: Praça Requalificada promete ser nova sala de visitas do concelho de Baião: Investimento de 702 mil euros"

Deixe um comentário

Regras de utilização aceitável do noticiasderesende.com

Não obstante as regras definidas e a diligência e zelo a que NOTÍCIAS DE RESENDE se propõe, não é possível um controlo exaustivo dos comentários dos utilizadores e, por isso, não é possível a NOTÍCIAS DE RESENDE garantir a correção, qualidade, integridade, precisão ou veracidade dos referidos comentários.

NOTÍCIAS DE RESENDE não é responsável pelo teor difamatório, ofensivo ou ilegal dos comentários. Todos os textos inseridos nas caixas de comentários disponibilizadas em www.noticiasderesende.com expressam unicamente os pontos de vista e opiniões dos seus respetivos autores.

Apesar da referida impossibilidade de exercer um controlo exaustivo, NOTÍCIAS DE RESENDE reserva-se o direito de bloquear e/ou de retirar das caixas de comentários quaisquer mensagens que contrariem as regras que defende para o bom funcionamento do site, designadamente as de caráter injurioso, difamatório, incitador à violência, desrespeitoso de símbolos nacionais, racista, terrorista, xenófobo e homofóbico.

Os comentadores são incentivados a respeitar o Código de Conduta do Utilizador e os Termos de Uso e Política de Privacidade que podem ser consultados neste endereço:
http://www.noticiasderesende.com/p/politica-de-privacidade.html