Quantcast
[ ]
Notícias de Última Hora
REGIÃO: Baião: Investimentos públicos tornam Ribadouro uma freguesia mais atrativa
terça-feira, 7 de maio de 2013 Publicado por Unknown

A valorização de um local simbólico e dotado de uma paisagem de rara beleza: foi desta forma que os presidentes da Assembleia Municipal e da Câmara Municipal de Baião, respetivamente José Pinho Silva e José Luís Carneiro, classificaram a obra de requalificação do Jardim da Pala, em Ribadouro.

A visita à obra que presta homenagem ao escritor neo-realista Alves Redol e aos arrais que se entregaram ao duro ofício de navegar o Douro realizou-se no dia 4 de Maio e contou com a presença de muitos habitantes da freguesia.

A intervenção consistiu na construção de uma pequena praça com um anfiteatro virado para o Douro, capaz de proporcionar o convívio e o encontro da comunidade local e a realização de eventos de caráter cultural, inserindo-se na estratégia de criação de centros cívicos, na qual a Câmara de Baião tem apostado.

A empreitada contemplou, ainda, a criação de um muro/cenário que contém uma cascata e de um espelho de água, situados lado a lado com uma escultura alusiva aos barcos rebelos e à citação de várias passagens da obra “Portomanso” de Alves Redol. Foram também executados os arranjos exteriores do espaço e o ajardinamento dos mesmos, bem como a instalação de mobiliário urbano.

Natural de Ribadouro, José Pinho Silva congratulou-se pela realização de uma obra que proporciona a qualificação de um local simbólico. “Apesar de não ser natural desta freguesia, o escritor neo-realista Alves Redol interessou-se por Ribadouro e imortalizou nas páginas do romance “Portomanso” o duro quotidiano dos homens que se dedicavam ao transporte de vinho do Porto no Douro. Ao homenagear este escritor e os homens que se dedicaram a este ofício, esta obra cumpre o duplo objetivo de qualificar a freguesia e de valorizar a nossa memória e a nossa cultura”, observou José Pinho Silva.

O presidente da Câmara Municipal de Baião, José Luís Carneiro, explicou, por sua vez, que aquele investimento se insere na estratégia de qualificação do território que tem sido seguida pela autarquia. “Este era um espaço bonito, mas que apresentava alguns sinais de degradação. Com a realização desta empreitada quisemos torná-lo mais atrativo para os que aqui vivem e para os turistas que visitam Ribadouro nos seus momentos de lazer e de recreio”, referiu. O autarca explicou que para além das árvores já plantadas, a obra irá ainda mais árvores que garantam o ensombramento do espaço.

José Luís Carneiro fez ainda uma referência ao contributo dado à causa pública pelo antigo presidente de Junta de Ribadouro, Francisco Barbosa, que marcou presença no evento. “Francisco Barbosa é merecedor da nossa consideração pela forma dedicada como se entregou à causa pública. Devemos compreender que por vezes surgem situações imponderáveis na vida dos cidadãos e que impedem o cumprimento integral dos mandatos que são confiados pelo voto popular”, referiu, em alusão a questões relacionadas com a vida profissional deste cidadão que o obrigaram a renunciar ao mandato autárquico.

José Luís Carneiro notou, ainda, que a autarquia tem apostado na valorização da dimensão turística da freguesia. Para esse efeito arrancará, dentro de dias, a obra de reconversão da antiga escola primária de Portomanso, que se irá destinar ao apoio a grupos que se dediquem ao turismo de natureza e à observação da biodiversidade. Este investimento surge em paralelo com outros do mesmo tipo, realizados pela Câmara de Baião em escolas desativadas na aldeia de Mafómedes (Teixeira) e na aldeia de Almofrela (Campelo).

O presidente de Câmara de Baião fez, também, alusão ao lançamento do concurso público para a construção do novo hotel de cinco estrelas, em Ribadouro. Este investimento de natureza privada conta com financiamento de fundos comunitários e vai trazer uma importante dinâmica económica a Ribadouro, primeiro na fase de construção e, posteriormente, por intermédio da atração de novos turistas. Trata-se de um projeto de caráter inovador, ao associar a dimensão da hotelaria à componente de formação profissional e de nível superior, por intermédio de uma parceria entre os investidores privados o Instituto Politécnico do Porto.

Na manhã de 4 de Maio foi também visitada a obra de requalificação do parque infantil da Pala, que visou dotar aquele local de melhores condições de segurança e de conforto para as crianças da freguesia. A empreitada consistiu na colocação de uma nova vedação e de um novo piso e no reforço da iluminação pública.

No entendimento da presidente da Junta de Ribadouro, Helena Rocha, ambas as empreitadas proporcionam vários benefícios para a freguesia ao garantirem a melhoria da qualidade de vida dos moradores e ao tornarem a localidade mais apelativa para os turistas.

Ao todo a Câmara Municipal de Baião investiu cerca de 100 mil euros euros nas duas empreitadas realizadas na Pala, para a requalificação do Jardim e do Parque Infantil.

Unknown

Obrigado pela sua sua visita..!

0 comentários para "REGIÃO: Baião: Investimentos públicos tornam Ribadouro uma freguesia mais atrativa"

Deixe um comentário

Regras de utilização aceitável do noticiasderesende.com

Não obstante as regras definidas e a diligência e zelo a que NOTÍCIAS DE RESENDE se propõe, não é possível um controlo exaustivo dos comentários dos utilizadores e, por isso, não é possível a NOTÍCIAS DE RESENDE garantir a correção, qualidade, integridade, precisão ou veracidade dos referidos comentários.

NOTÍCIAS DE RESENDE não é responsável pelo teor difamatório, ofensivo ou ilegal dos comentários. Todos os textos inseridos nas caixas de comentários disponibilizadas em www.noticiasderesende.com expressam unicamente os pontos de vista e opiniões dos seus respetivos autores.

Apesar da referida impossibilidade de exercer um controlo exaustivo, NOTÍCIAS DE RESENDE reserva-se o direito de bloquear e/ou de retirar das caixas de comentários quaisquer mensagens que contrariem as regras que defende para o bom funcionamento do site, designadamente as de caráter injurioso, difamatório, incitador à violência, desrespeitoso de símbolos nacionais, racista, terrorista, xenófobo e homofóbico.

Os comentadores são incentivados a respeitar o Código de Conduta do Utilizador e os Termos de Uso e Política de Privacidade que podem ser consultados neste endereço:
http://www.noticiasderesende.com/p/politica-de-privacidade.html