Quantcast
[ ]
Notícias de Última Hora
REGIÃO: Baião: Restaurante vai nascer em Tormes para deliciar queirosianos
sexta-feira, 5 de abril de 2013 Publicado por Unknown

Teve início na semana passada a construção de um restaurante Queirosiano em Tormes (Santa Cruz do Douro, Baião). O projeto, idealizado há vários anos, promete aliar de forma ímpar a excelência da gastronomia e a criatividade e mestria de um dos maiores nomes da literatura portuguesa: Eça de Queiroz.

Iguarias imortalizadas no universo literário queirosiano, como sejam o Arroz de Favas com Frango Alourado, a Carne Assada à moda da Luísa ou o Fricassé de Ave não deixarão de constar na ementa do restaurante, lado a lado com o vinho verde local que na obra “A Cidade e as Serras” é descrito como “fresco, esperto, seivoso e tendo mais alma que muito poema ou livro santo”.

O restaurante está a ser construído na sede da Fundação Eça de Queiroz (FEQ) e resulta de uma parceria entre esta instituição, a Câmara Municipal de Baião e a Cooperativa Dolmen

O projeto é visto como “muito importante para o desenvolvimento económico e social de Baião, porque permitirá contribuir para o aumento da notoriedade a nível nacional e internacional do concelho e da Fundação Eça de Queiroz, por via da promoção de dois elementos de grande relevância: a gastronomia da região e a vida e obra de Eça de Queiroz. A dimensão mais importante deste investimento reside no facto de vir a contribuir para a sustentabilidade financeira da Fundação Eça de Queiroz”, salienta o presidente da Câmara de Baião, José Luís Carneiro. Este investimento possui uma importância estratégica para a Câmara Municipal de Baião, que assumiu o compromisso de comparticipar a obra através da atribuição de um apoio plurianual, no valor de 25 mil euros, até ao montante máximo de 100 mil euros.

No entender da neta do escritor e presidente do Conselho de Administração da FEQ, Maria da Graça Salema de Castro, a criação do restaurante “Vem reforçar a capacidade de criação de receitas próprias da instituição, bem como a diversificação dos serviços prestados aos visitantes”.

A construção do restaurante queirosiano vai beneficiar de uma comparticipação por parte dos fundos comunitários no valor de 150 mil euros, já que o projeto foi alvo de uma candidatura ao Programa de Desenvolvimento Rural (PRODER), através da medida Diversificação da Economia e Criação de Emprego, por intermédio da Cooperativa Dolmen.

FUNDAÇÃO EÇA DE QUEIROZ: A CULTURA AO SERVIÇO DO DESENVOLVIMENTO LOCAL
A Fundação Eça de Queiroz é uma instituição sem fins lucrativos, de utilidade pública administrativa e de interesse público municipal e que tem como objetivo a divulgação e promoção nacional e internacional da obra de Eça de Queiroz.

Fundada em Setembro de 1990 a FEQ possui na sua sede um museu queirosiano, onde estão expostos vários objetos pertencentes ao escritor. Todos os anos este espaço é visitado por cerca de 10 mil visitantes, nomeadamente grupos escolares e especialistas nacionais e estrangeiros na obra queirosiana. Em 2012 visitaram a sede da FEQ turistas brasileiros, chineses, espanhóis, norte-americanos e franceses.

Muitos destes visitantes são atraídos pelos cursos de verão, conferências e seminários subordinados ao estudo da vida e obra organizados anualmente pela FEQ. A entidade desenvolve ainda atividades em áreas como o turismo em espaço rural ou a agricultura, com destaque para a produção de vinhos, espumantes e produtos hortícolas.

Unknown

Obrigado pela sua sua visita..!

0 comentários para "REGIÃO: Baião: Restaurante vai nascer em Tormes para deliciar queirosianos"

Deixe um comentário

Regras de utilização aceitável do noticiasderesende.com

Não obstante as regras definidas e a diligência e zelo a que NOTÍCIAS DE RESENDE se propõe, não é possível um controlo exaustivo dos comentários dos utilizadores e, por isso, não é possível a NOTÍCIAS DE RESENDE garantir a correção, qualidade, integridade, precisão ou veracidade dos referidos comentários.

NOTÍCIAS DE RESENDE não é responsável pelo teor difamatório, ofensivo ou ilegal dos comentários. Todos os textos inseridos nas caixas de comentários disponibilizadas em www.noticiasderesende.com expressam unicamente os pontos de vista e opiniões dos seus respetivos autores.

Apesar da referida impossibilidade de exercer um controlo exaustivo, NOTÍCIAS DE RESENDE reserva-se o direito de bloquear e/ou de retirar das caixas de comentários quaisquer mensagens que contrariem as regras que defende para o bom funcionamento do site, designadamente as de caráter injurioso, difamatório, incitador à violência, desrespeitoso de símbolos nacionais, racista, terrorista, xenófobo e homofóbico.

Os comentadores são incentivados a respeitar o Código de Conduta do Utilizador e os Termos de Uso e Política de Privacidade que podem ser consultados neste endereço:
http://www.noticiasderesende.com/p/politica-de-privacidade.html