Quantcast
[ ]
Notícias de Última Hora
Ilídia Almeida: «Os benéficos das Caminhadas»
sábado, 20 de abril de 2013 Publicado por Unknown

Está aí o bom tempo e com ele vêm as caminhadas.

Caminhar é uma actividade popular, excelente para socialização, que pode ser praticada por qualquer pessoa de qualquer idade, desde que alguns cuidados sejam tomados. É um exercício de baixo impacto, não é necessário equipamento especial, não se paga para praticar e ainda ajuda na manutenção do peso.

A caminhada ajuda a evitar ansiedade; depressão; osteoporose; artrose; acidente vascular; baixa o colesterol; baixa a resistência à insulina e, assim, até diminui a quantidade de drogas para controlar a diabetes; dilatam os brônquios e fortalecem os músculos da respiração, factores essenciais para contornar crises de asma; e se praticada rotineiramente, liberta endorfinas que são hormônios capazes de tranquilizar e dar a sensação de bem-estar.

Segundo Cooper, K., caminhar três vezes na semana, em ritmo acelerado por trinta minutos, reduz em 58% o risco de doenças cardiovasculares, que causam morte.

A alimentação, como em qualquer outra actividade física, é importante para um bom resultado. Caminhar sem se alimentar não é adequado, pois o organismo precisa de muitos nutrientes para accionar os músculos, por isso é primordial manter uma alimentação equilibrada.

Quando praticamos qualquer tipo de exercício, a temperatura do corpo eleva, e naturalmente perde-se líquidos, sendo assim, é fundamental a ingestão de água durante e depois do exercício.

É fundamental alongar os músculos antes e depois da prática do exercício. Antes para aquecer os músculos e depois para evitar dores.

“Caminhar com bom tempo, numa terra bonita, sem pressa, e ter por fim da caminhada um objectivo agradável: eis, de todas as maneiras de viver, aquela que mais me agrada.” (Rousseau) 

Boa Caminhada! 
Profª Ilídia Almeida

Unknown

Obrigado pela sua sua visita..!

0 comentários para "Ilídia Almeida: «Os benéficos das Caminhadas»"

Deixe um comentário

Regras de utilização aceitável do noticiasderesende.com

Não obstante as regras definidas e a diligência e zelo a que NOTÍCIAS DE RESENDE se propõe, não é possível um controlo exaustivo dos comentários dos utilizadores e, por isso, não é possível a NOTÍCIAS DE RESENDE garantir a correção, qualidade, integridade, precisão ou veracidade dos referidos comentários.

NOTÍCIAS DE RESENDE não é responsável pelo teor difamatório, ofensivo ou ilegal dos comentários. Todos os textos inseridos nas caixas de comentários disponibilizadas em www.noticiasderesende.com expressam unicamente os pontos de vista e opiniões dos seus respetivos autores.

Apesar da referida impossibilidade de exercer um controlo exaustivo, NOTÍCIAS DE RESENDE reserva-se o direito de bloquear e/ou de retirar das caixas de comentários quaisquer mensagens que contrariem as regras que defende para o bom funcionamento do site, designadamente as de caráter injurioso, difamatório, incitador à violência, desrespeitoso de símbolos nacionais, racista, terrorista, xenófobo e homofóbico.

Os comentadores são incentivados a respeitar o Código de Conduta do Utilizador e os Termos de Uso e Política de Privacidade que podem ser consultados neste endereço:
http://www.noticiasderesende.com/p/politica-de-privacidade.html