Quantcast
[ ]
Notícias de Última Hora
Célia Monteiro: Dietas rápidas de Verão. Funcionam?
quinta-feira, 11 de abril de 2013 Publicado por Unknown

Célia Monteiro
Nutricionista
Com o início da Primavera é inevitável a preocupação com a imagem corporal. Quem não fez já uma dieta antes das férias de Verão? Desde passar fome às pastilhas milagrosas, vale tudo desde que, chegado o tão aguardado momento, o fato de banho assente bem!

Mas lembre-se, não existem dietas milagrosas!

De facto, dietas demasiado restritivas e/ou com recurso a suplementos alimentares, com perspetivas irrealistas, não são recomendáveis e podem ter efeitos prejudiciais.

Por um lado, as dietas restritivas são ineficazes a longo prazo, uma vez que inicialmente até podem levar à diminuição de peso mas sendo difíceis de cumprir, levam à fácil desistência. Além disso, após uma privação nutricional severa é provável que ocorra um consumo descontrolado de alimentos cujas calorias serão mais rapidamente assimiladas pelo organismo que, sendo prevenido, constrói reservas para o próximo “período de fome” levando facilmente a um ganho de peso, muitas vezes superior ao inicial.

Por outro lado, e falando um pouco sobre suplementos alimentares para a perda de peso, não acha estranho que uma pastilha seja capaz de “aspirar” ou “derreter” gorduras? É facto que certos estudos apontam para alguns efeitos estatisticamente significativos mas, na sua maioria, não suficientemente significativos em termos clínicos. Não obstante é ainda o facto dos efeitos secundários serem, em muitos casos, desconhecidos. Sabe-se que os diuréticos e laxantes promovem a perda de água em vez de gordura e que os estimulantes, normalmente à base de cafeína e extrato de chá verde, só terão um efeito real em doses demasiado altas, insustentáveis a nível cardíaco.

Se quer perder peso e ser mais saudável, prepare-se para mudar! Mudar hábitos alimentares, comportamentos e atitudes. Reorganize pensamentos, sentimentos e emoções. Não tome esta decisão de ânimo leve, mas sim como um compromisso e lembre-se que não vai fazer dieta, mas antes adotar uma mudança alimentar e comportamental sustentável ao longo de toda a sua vida. Procure a ajuda de um Nutricionista e defina um plano alimentar individual e flexível sem descurar as suas preferências alimentares. E não se esqueça do exercício físico! Pratique regularmente uma atividade física que lhe dê prazer e que se adapte ao seu contexto de vida.

Acima de tudo, seja feliz, lembre-se que quanto ao seu bem-estar, cabe a si ter a última palavra!

Célia Monteiro 
Nutricionista
celiamonteiro@noticiasderesende.com

Unknown

Obrigado pela sua sua visita..!

0 comentários para "Célia Monteiro: Dietas rápidas de Verão. Funcionam? "

Deixe um comentário

Regras de utilização aceitável do noticiasderesende.com

Não obstante as regras definidas e a diligência e zelo a que NOTÍCIAS DE RESENDE se propõe, não é possível um controlo exaustivo dos comentários dos utilizadores e, por isso, não é possível a NOTÍCIAS DE RESENDE garantir a correção, qualidade, integridade, precisão ou veracidade dos referidos comentários.

NOTÍCIAS DE RESENDE não é responsável pelo teor difamatório, ofensivo ou ilegal dos comentários. Todos os textos inseridos nas caixas de comentários disponibilizadas em www.noticiasderesende.com expressam unicamente os pontos de vista e opiniões dos seus respetivos autores.

Apesar da referida impossibilidade de exercer um controlo exaustivo, NOTÍCIAS DE RESENDE reserva-se o direito de bloquear e/ou de retirar das caixas de comentários quaisquer mensagens que contrariem as regras que defende para o bom funcionamento do site, designadamente as de caráter injurioso, difamatório, incitador à violência, desrespeitoso de símbolos nacionais, racista, terrorista, xenófobo e homofóbico.

Os comentadores são incentivados a respeitar o Código de Conduta do Utilizador e os Termos de Uso e Política de Privacidade que podem ser consultados neste endereço:
http://www.noticiasderesende.com/p/politica-de-privacidade.html