Quantcast
[ ]
Notícias de Última Hora
Célia Monteiro. «Água, essencial à vida»
sábado, 27 de abril de 2013 Publicado por Unknown

Célia Monteiro
Nutricionista
Sabia que cerca de 50 a 70% do seu corpo é constituído por água? Pois é, na realidade a água desempenha múltiplas funções no nosso organismo, e nenhum ser humano consegue viver muito tempo sem ela!

Transporta nutrientes e oxigénio para as células e substâncias tóxicas para fora do corpo, regula a temperatura corporal, ajuda a controlar o apetite e o peso corporal, funciona como meio para todas as reações do organismo, interfere no funcionamento de todos os órgãos e tecidos do nosso corpo….etc.

Uma correta hidratação é de tal forma importante que, a curto prazo, a sua ausência pode implicar cansaço, fraqueza muscular, dificuldades de concentração e raciocínio mental, dores de cabeça e mal-estar geral. A longo prazo, a desidratação é responsável por complicações a nível cardíaco, renal, respiratório e digestivo.

Sendo assim, e se é pela nossa saúde e bem-estar, o que custa ter sempre uma garrafa de água connosco?

Mas nem só de água vive o Homem…pelo menos na sua forma líquida e transparente tal como a conhecemos.

Já reparou que a água está no centro da Nova Roda dos Alimentos? Isto diz-nos que além de ser um bem essencial, a água faz parte de quase todos os alimentos em especial os hortofrutícolas. Estes são ricos em água, e consumidos nas porções aconselhadas contribuem para satisfazer parte das nossas necessidades hídricas diárias, que segundo as recomendações são de 2l para as mulheres e 2,5l para os homens. As recomendações, que podem variar em função da idade, do clima, da atividade física e do tipo de alimentação, à primeira vista parecem ser complicadas e até quase impossíveis de cumprir, mas se não podemos ser perfeitos pelo menos façamos o nosso melhor!

Beba água, leite, sumos e néctares, chás e infusões; e coma sopa, saladas e fruta! Evite as bebidas ricas em calorias e vazias de nutrientes como os refrigerantes e as bebidas alcoólicas.

Hidrate-se de forma saudável!

Célia Monteiro
Nutricionista
celiamonteiro@noticiasderesende.com

Unknown

Obrigado pela sua sua visita..!

1 comentários para "Célia Monteiro. «Água, essencial à vida»"

  1. Além de necessidades hídricas, o ser humano deve também satisfazer a incessante busca pelo saber. Incontestavelmente, estes artigos complementam algumas lacunas existentes no senso comum e ajudam a observar, com rigor científico, um dos pilares básicos do bem-estar: a alimentação. Parabéns!

Deixe um comentário

Regras de utilização aceitável do noticiasderesende.com

Não obstante as regras definidas e a diligência e zelo a que NOTÍCIAS DE RESENDE se propõe, não é possível um controlo exaustivo dos comentários dos utilizadores e, por isso, não é possível a NOTÍCIAS DE RESENDE garantir a correção, qualidade, integridade, precisão ou veracidade dos referidos comentários.

NOTÍCIAS DE RESENDE não é responsável pelo teor difamatório, ofensivo ou ilegal dos comentários. Todos os textos inseridos nas caixas de comentários disponibilizadas em www.noticiasderesende.com expressam unicamente os pontos de vista e opiniões dos seus respetivos autores.

Apesar da referida impossibilidade de exercer um controlo exaustivo, NOTÍCIAS DE RESENDE reserva-se o direito de bloquear e/ou de retirar das caixas de comentários quaisquer mensagens que contrariem as regras que defende para o bom funcionamento do site, designadamente as de caráter injurioso, difamatório, incitador à violência, desrespeitoso de símbolos nacionais, racista, terrorista, xenófobo e homofóbico.

Os comentadores são incentivados a respeitar o Código de Conduta do Utilizador e os Termos de Uso e Política de Privacidade que podem ser consultados neste endereço:
http://www.noticiasderesende.com/p/politica-de-privacidade.html