Quantcast
[ ]
Notícias de Última Hora
A Actividade Física e a Depressão
quarta-feira, 3 de abril de 2013 Publicado por Unknown


A célebre frase latina “ mens sana in corpore sano” (mente sã em corpo são) elucida o facto de que o homem sempre sentiu a necessidade de exercitar o corpo para poder alcançar um equilíbrio psíquico completo. A depressão é uma das doenças que mais incapacita o Ser Humano.

A Depressão é um Transtorno Afectivo (ou do Humor), caracterizado por uma alteração psíquica e orgânica global, com consequentes alterações na maneira de valorizar a realidade e a vida. Na pessoa deprimida há uma falta de vitalidade que poderá estar acompanhada de sentimento de tristeza, falta de confiança em si próprio, sentimentos de culpa generalizados, pessimismo e nos casos mais graves pode haver tendência ao suicídio.

A prática de exercício físico é uma boa forma de prevenir e combater a depressão. O exercício físico constante e moderado tem efeitos benéficos na saúde em geral e ao nível psicológico pode reduzir a ansiedade, melhorar a auto-estima e auto-confiança, melhorar a cognição e diminuir o stress.

Segundo a Professora de Educação Física Eliane Jany Barbanti (coordenadora do Núcleo de Psicologia do Desporte e Actividade Física, da Universidade de São Paulo), "O exercício físico actua como coadjuvante e, também, auxilia na prevenção de novos episódios de depressão".

A Actividade Física desaperta no cérebro substâncias que proporcionam uma sensação de paz e de tranquilidade. São as endorfinas, neuromediadores ligados à génese do bem- estar e do prazer. Por ser um potente libertador de endorfina o exercício físico cria a boa dependência quando praticado regularmente e faz falta como faria qualquer outra substância associada ao prazer.

Segundo Michelly Dellecave, psicóloga, CRP 12/6519, a actividade física traz benefícios tanto a saúde física como para a saúde mental, e pode ser considerada como uma alternativa não-farmacológica do tratamento dos transtornos de humor, mas não esquecendo da importância dos tratamentos medicamentosos e da psicoterapia.

É importante praticar uma modalidade na qual a pessoa se sinta bem e que goste para evitar a frustração. As modalidades mais adequadas quando se sofre de depressão são aquelas mais calmas, menos exigentes, de fácil realização e que trabalhem com a concentração, respiração e relaxamento. Como por exemplo o Ioga, Pilates e o Bodybalance.

O segredo da longevidade e do bem-estar físico e psicológico está principalmente em ter uma alimentação adequada e praticar exercício físico regular.
Profª Ilídia Almeida

Unknown

Obrigado pela sua sua visita..!

0 comentários para "A Actividade Física e a Depressão"

Deixe um comentário

Regras de utilização aceitável do noticiasderesende.com

Não obstante as regras definidas e a diligência e zelo a que NOTÍCIAS DE RESENDE se propõe, não é possível um controlo exaustivo dos comentários dos utilizadores e, por isso, não é possível a NOTÍCIAS DE RESENDE garantir a correção, qualidade, integridade, precisão ou veracidade dos referidos comentários.

NOTÍCIAS DE RESENDE não é responsável pelo teor difamatório, ofensivo ou ilegal dos comentários. Todos os textos inseridos nas caixas de comentários disponibilizadas em www.noticiasderesende.com expressam unicamente os pontos de vista e opiniões dos seus respetivos autores.

Apesar da referida impossibilidade de exercer um controlo exaustivo, NOTÍCIAS DE RESENDE reserva-se o direito de bloquear e/ou de retirar das caixas de comentários quaisquer mensagens que contrariem as regras que defende para o bom funcionamento do site, designadamente as de caráter injurioso, difamatório, incitador à violência, desrespeitoso de símbolos nacionais, racista, terrorista, xenófobo e homofóbico.

Os comentadores são incentivados a respeitar o Código de Conduta do Utilizador e os Termos de Uso e Política de Privacidade que podem ser consultados neste endereço:
http://www.noticiasderesende.com/p/politica-de-privacidade.html