Quantcast
[ ]
Notícias de Última Hora
Actividade Física na Gravidez
segunda-feira, 18 de março de 2013 Publicado por Notícias de Resende

A gravidez, é um momento marcante, em que o corpo da grávida passa por inúmeras alterações. Em mulheres saudáveis e sem factores de risco a prática de exercício físico regular a moderado durante a gravidez, é benéfica, deve ser incentivada. E, segundo Nunes, L. (1999) parece ter uma influência efectiva sobre a evolução da gravidez.

Os benefícios são inúmeros tanto a nível físico como psicológico tais como: a melhoria da capacidade aeróbia e da resistência muscular, diminuição da incidência de lombalgias (dor na coluna lombar), bem-estar geral, redução da probabilidade do aparecimento de problemas circulatórios, redução da obstipação e melhoria da digestão, controlo do aumento de peso, melhoria das condições para o trabalho de parto, facilitação da recuperação pós-parto e na diminuição do perímetro abdominal.

Mas tal como nos idosos, é necessário que a grávida tenha uma aprovação e acompanhamento de um médico especialista antes que se comece a praticar qualquer actividade física. O programa de exercícios na grávida deve sofrer modificações com o decorrer da gravidez, de acordo com a resposta materna e do feto ao exercício. De qualquer modo, deve evitar-se claramente: atingir a exaustão, temperaturas corporais muito elevadas e a desidratação.

Na mulher grávida são aconselhados exercícios aeróbios de baixo impacto como por exemplo a marcha, a natação, o andar de bicicleta e o jogging. A natação e a hidroginástica têm a vantagem de pelas próprias características do meio (a água) amortecerem os movimentos, para além de ainda aumentar a dissipação do calor. Actividades como saltos, corridas e jogos colectivos e de contacto, como futebol e basquetebol não são recomendados durante todo o período gestacional, principalmente devido ao risco inerente de colisões de alto impacto e quedas que podem prejudicar o feto ou o bebé.

“Não há um comprimido para combater os transtornos típicos da gestação, os exercícios, sim, é que podem ser um santo remédio.” (Marlos Domingues)

Profª Ilídia Almeida

Notícias de Resende

Obrigado pela sua sua visita..!

0 comentários para "Actividade Física na Gravidez"

Deixe um comentário

Regras de utilização aceitável do noticiasderesende.com

Não obstante as regras definidas e a diligência e zelo a que NOTÍCIAS DE RESENDE se propõe, não é possível um controlo exaustivo dos comentários dos utilizadores e, por isso, não é possível a NOTÍCIAS DE RESENDE garantir a correção, qualidade, integridade, precisão ou veracidade dos referidos comentários.

NOTÍCIAS DE RESENDE não é responsável pelo teor difamatório, ofensivo ou ilegal dos comentários. Todos os textos inseridos nas caixas de comentários disponibilizadas em www.noticiasderesende.com expressam unicamente os pontos de vista e opiniões dos seus respetivos autores.

Apesar da referida impossibilidade de exercer um controlo exaustivo, NOTÍCIAS DE RESENDE reserva-se o direito de bloquear e/ou de retirar das caixas de comentários quaisquer mensagens que contrariem as regras que defende para o bom funcionamento do site, designadamente as de caráter injurioso, difamatório, incitador à violência, desrespeitoso de símbolos nacionais, racista, terrorista, xenófobo e homofóbico.

Os comentadores são incentivados a respeitar o Código de Conduta do Utilizador e os Termos de Uso e Política de Privacidade que podem ser consultados neste endereço:
http://www.noticiasderesende.com/p/politica-de-privacidade.html