Quantcast
[ ]
Notícias de Última Hora
REGIÃO: Castro Daire: Carta Europeia de Turismo Sustentável - candidatura à Federação Europeia de Parques para promoção das "Montanhas Mágicas"
terça-feira, 29 de janeiro de 2013 Publicado por Notícias de Resende

Enquanto território do “Montemuro, Arada e Gralheira - Montanhas Mágicas”, o Município de Castro Daire, integra a candidatura à Carta Europeia de Turismo Sustentável (CETS), a apresentar à Federação EUROPARC (Federação de Parques Naturais e Nacionais da Europa), depois de no dia 23 de janeiro ter sido assinada no Salão Nobre do Município de Arouca.

Arouca, Castelo de Paiva, Castro Daire, Cinfães, S. Pedro do Sul, Sever do Vouga e Vale de Cambra são os sete municípios abrangidos pela candidatura à CETS, desenvolvida no âmbito do Projeto de Gestão da Parceria – PROVERE, da responsabilidade da ADRIMAG (Associação de Desenvolvimento Rural Integrado das Serras de Montemuro, Arada e Gralheira), para promoção comum das “Montanhas Mágicas”.

Esta Carta pretende valorizar sete produtos do território: as práticas de águas bravas, o termalismo, o património geológico, a paisagem serrana, a cultura regional, a gastronomia e os vinhos locais, e é reconhecida pela ADRIMAG como "um certificado de excelência atribuído a um território com valor ambiental em que se desenvolve - ou se pretende desenvolver - um turismo de qualidade em moldes sustentáveis e com respeito pelos valores ambientais e interesses económicos das comunidades".

José Artur Neves, presidente da direção da ADRIMAG e Presidente do Município de Arouca, declarou à Lusa que "o que muda hoje é a visão de desenvolvimento destes municípios, que deixam de ter uma estratégia isolada do que querem para si próprios e passam a implementar um plano de ação coletivo, em que todos contribuem para a valorização das singularidades próprias deste território especial de montanha".

A confirmar-se a adesão à Federação Europeia de Parques, as "Montanhas Mágicas" passarão a integrar uma rede que, atualmente, é constituída por 89 territórios protegidos e classificados, dispersos por nove países.

Esse acompanhamento facilitará a promoção de soluções comuns e de maior escala, visando quatro grandes objetivos: uma melhor planificação turística do território; a criação de uma oferta de produtos turísticos baseados nos recursos locais; a consolidação dessa oferta junto de nichos de mercado específicos e o reforço das possibilidades de acesso a novas fontes de financiamento.

Notícias de Resende

Obrigado pela sua sua visita..!

0 comentários para "REGIÃO: Castro Daire: Carta Europeia de Turismo Sustentável - candidatura à Federação Europeia de Parques para promoção das "Montanhas Mágicas""

Deixe um comentário

Regras de utilização aceitável do noticiasderesende.com

Não obstante as regras definidas e a diligência e zelo a que NOTÍCIAS DE RESENDE se propõe, não é possível um controlo exaustivo dos comentários dos utilizadores e, por isso, não é possível a NOTÍCIAS DE RESENDE garantir a correção, qualidade, integridade, precisão ou veracidade dos referidos comentários.

NOTÍCIAS DE RESENDE não é responsável pelo teor difamatório, ofensivo ou ilegal dos comentários. Todos os textos inseridos nas caixas de comentários disponibilizadas em www.noticiasderesende.com expressam unicamente os pontos de vista e opiniões dos seus respetivos autores.

Apesar da referida impossibilidade de exercer um controlo exaustivo, NOTÍCIAS DE RESENDE reserva-se o direito de bloquear e/ou de retirar das caixas de comentários quaisquer mensagens que contrariem as regras que defende para o bom funcionamento do site, designadamente as de caráter injurioso, difamatório, incitador à violência, desrespeitoso de símbolos nacionais, racista, terrorista, xenófobo e homofóbico.

Os comentadores são incentivados a respeitar o Código de Conduta do Utilizador e os Termos de Uso e Política de Privacidade que podem ser consultados neste endereço:
http://www.noticiasderesende.com/p/politica-de-privacidade.html