Quantcast
[ ]
Notícias de Última Hora
REGIÃO: Baião: Tormes planeia unidade de restauração assente na gastronomia queirosiana
terça-feira, 22 de janeiro de 2013 Publicado por Unknown

O relatório de atividades da Fundação Eça de Queiroz (FEQ) para 2013, refere que esta instituição de cariz cultural pretende avançar com o projeto de construção de um restaurante em Tormes. Este investimento visa garantir o reforço da oferta proporcionada pela fundação e ao mesmo tempo aumentar a sua capacidade de captação de receitas. O projeto deverá contar com apoios do Programa de Desenvolvimento Rural e do Município de Baião e visa tirar partido do excecional potencial do universo gastronómico queirosiano.

Nesse mesmo documento pode ler-se que o património da FEQ foi avaliado em 2 milhões e 90 mil euros, sendo a maior parte deste valor correspondente aos prédios urbanos da propriedade situada em Santa Cruz do Douro (1 milhão e 306 mil euros), constando, ainda, da avaliação, os prédios rústicos (749 mil euros) e outros espaços (35 mil euros).

A autarquia baionense é uma das principais parceiras da FEQ, sendo que em caso de extinção da fundação, o seu património iria reverter para o município, passando assim sob a alçada pública.

Desde 2006, o Município atribuiu à fundação apoios no valor de 163 mil euros, no sentido de garantir o seu equilíbrio financeiro, mas também o aprofundamento e a valorização do trabalho de promoção cultural e de desenvolvimento local ali desenvolvido. Por intermédio deste protocolo, os alunos do primeiro ciclo do ensino básico do concelho beneficiam de visitas guiadas gratuitas à instituição, o que garante um importante contacto com este incontornável núcleo patrimonial situado em Baião.

ATIVIDADES DIVERSIFICADAS
Este ano a FEQ irá prosseguir com a publicação da revista “Queirosiana”, cujo objeto incide sobre a divulgação da vida e obra de Eça e das atividades desenvolvidas pela instituição. No plano cultural e formativo realizar-se-ão, ainda, atividades como o Curso Internacional de Verão, diversos Colóquios Queirosianos e várias iniciativas promovidas por intermédio dos Serviços Educativos da FEQ.

No âmbito da Educação e Formação de Adultos, serão desenvolvidas na instituição várias ações de formação nas áreas da agricultura, segurança e higiene no trabalho e informática.

2013 poderá ainda ser o ano da integração do Caminho de Jacinto no conjunto de roteiros pedestres da Federação de Pedestrianismo, proporcionando maior visibilidade junto dos praticantes desta modalidade.

O Serviço Educativo e a componente agrícola serão também importantes componentes da atividade da FEQ.

Unknown

Obrigado pela sua sua visita..!

0 comentários para "REGIÃO: Baião: Tormes planeia unidade de restauração assente na gastronomia queirosiana"

Deixe um comentário

Regras de utilização aceitável do noticiasderesende.com

Não obstante as regras definidas e a diligência e zelo a que NOTÍCIAS DE RESENDE se propõe, não é possível um controlo exaustivo dos comentários dos utilizadores e, por isso, não é possível a NOTÍCIAS DE RESENDE garantir a correção, qualidade, integridade, precisão ou veracidade dos referidos comentários.

NOTÍCIAS DE RESENDE não é responsável pelo teor difamatório, ofensivo ou ilegal dos comentários. Todos os textos inseridos nas caixas de comentários disponibilizadas em www.noticiasderesende.com expressam unicamente os pontos de vista e opiniões dos seus respetivos autores.

Apesar da referida impossibilidade de exercer um controlo exaustivo, NOTÍCIAS DE RESENDE reserva-se o direito de bloquear e/ou de retirar das caixas de comentários quaisquer mensagens que contrariem as regras que defende para o bom funcionamento do site, designadamente as de caráter injurioso, difamatório, incitador à violência, desrespeitoso de símbolos nacionais, racista, terrorista, xenófobo e homofóbico.

Os comentadores são incentivados a respeitar o Código de Conduta do Utilizador e os Termos de Uso e Política de Privacidade que podem ser consultados neste endereço:
http://www.noticiasderesende.com/p/politica-de-privacidade.html