Quantcast
[ ]
Notícias de Última Hora
Por Unknown | terça-feira, 31 de julho de 2012 | Publicado em | Com 0 comentários
A Câmara Municipal, em parceria com a Irmandade S. Francisco Xavier, apresentam um programa diversificado de atividades culturais que pretende animar as noites de verão, no Centro Urbano da Vila de S. Martinho de Mouros, em Resende.

O programa, que decorre durante o mês de agosto, a partir das 22:00 horas, contempla um conjunto de espetáculos musicais variados, cujos géneros contemplam o folclore, a música popular portuguesa e o fado.

A agenda da animação é a seguinte:
  • 03 (sexta-feira) - "Art'Som" - Música de Baile
  • 04 (sábado) - " A Tua Cara não me Entranha"
  • 05 (domingo) - Escola de Música - I. S. F. Xavier
  • 10 (sexta-feira) - " Tom Vintém e Amigos"
  • 12 (domingo) - Grupo Danças e Cantares "Resende em Marcha"
  • 20 (segunda-feira) - Noite de Karaoke
  • 21 (terça-feira) - "Sons do Douro"
  • 22 (quarta-feira) - "Dilema"

Recorde-se que S. Martinho de Mouros foi alvo de uma requalificação urbana concluída no ano de 2008 que transformou por completo o centro urbano desta vila que chegou a ser sede do Concelho desde tempos anteriores à nacionalidade Portuguesa até à data de 24 de Outubro de 1855, aquando da reforma administrativa do território, passando a integrar até hoje o concelho de Resende.

Trata-se de uma freguesia com um elevado valor patrimonial: aqui encontra-se a Igreja Matriz de S. Martinho de Mouros, uma construção religiosa e militar do românico de finais do século XII, classificada como Monumento Nacional por decreto a 3 de Junho de 1922; a Igreja do Senhor do Calvário, situada a norte da Praça da Feira Nova, data do século XVII, pertence à Irmandade S. Francisco Xavier, onde ainda hoje se realiza uma romaria anual, de origem remota, no último domingo de agosto; o Pelourinho constituído por uma base de cinco patamares, todos octagonais, um alto fuste ou coluna também de oito faces e um capitel quadrangular e o Castro da Mogueira, uma estação arqueológica situada numa colina sobranceira ao rio Douro.

A animação de verão em S. Martinho de Mouros promete animar os muitos emigrantes e turistas que se deslocam ao concelho durante esta época verão.


Por Unknown | segunda-feira, 30 de julho de 2012 | Publicado em | Com 0 comentários
No passado dia 29 de Julho de 2012, realizou-se em S. Martinho de Mouros uma competição de jogos populares organizada pelo Agrupamento 780. Esta era uma atividade regional mas também aberta ao público em geral. Consistia em 21 jogos tradicionais, muitos dos quais já esquecidos.

A tarde estava muito agradável e toda a gente se divertiu imenso, os que participaram e aqueles que estavam a assistir.

[...]

Cristiana Costa e Rita Fonseca (Caminheiras)
Por Unknown | | Publicado em | Com 0 comentários
Nos passados dias 30 de Junho, 7 e 14 de Julho decorreu o 1º Torneio de matrecos organizado pela secção dos Pioneiros do Agrupamento 1096 de Resende.

A ideia teve origem no facto de nos pioneiros querermos realizar uma atividade que implicaria um jogo de paintball. Para tal acontecer, os chefes propuseram-nos a ideia de angariarmos fundos para tal atividade, e assim foi. A equipa Vasco da Gama juntamente com a equipa Viriato procederam à organização e realização deste Torneio. Divulgamos o evento e acabamos por conseguir 14 equipas, o que passou do mínimo estabelecido que era 10.

No primeiro dia do torneio, dia 30 de Junho, a maioria das equipas marcou presença e os jogos foram-se realizando.

Umas equipas foram ganhando, outras perdendo, mas todas participaram positivamente. Depois de muitos jogos feitos, chegou o dia das meias finais e finais, 14 de Julho, em que o resultado foi o seguinte: em 1º lugar ficou a equipa 100%Jovem (Ricardo e António), em 2º lugar a equipa RibuloseBi-Fosfato (Afonso e Miguel) e em 3º lugar a equipa Os Dragões (Fernando e Helder).

O torneio foi um sucesso graças a todos os elementos da secção, chefes, participantes e pessoas como o Senhor António Santos que nos ajudou na realização dos prémios, a quem desde já agradecemos.

A todos, Parabéns e obrigado!

Rui Botelho (Sub-guia da Equipa Viriato)
Por Unknown | | Publicado em , , | Com 0 comentários

O Centro Municipal Marcha e Corrida de Lamego vai organizar no próximo dia 9 de setembro a 3ª Marcha e Corrida da Mulher Duriense que contará com a presença de Vanessa Fernandes, medalha de prata em triatlo nos Jogos Olímpicos de Pequim, que será a madrinha da prova. A iniciativa, de cariz solidário, pretende homenagear a Mulher Duriense e motivar para a prática de atividade física de uma forma regular. Cada inscrição tem o valor de dois euros, revertendo metade deste montante a favor da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Lamego.

Este ano, há algumas novidades na caminhada que marcará o arranque da nova época do Programa Nacional de Marcha e Corrida. Os participantes vão ter, pela primeira vez, à sua disposição o Espaço Saúde que proporcionará diversos rastreios gratuitos e haverá um grande reforço da promoção desta iniciativa em vários municípios espanhóis.

A organização prevê que cerca de 1000 participantes, de várias idades, se concentrem, a partir das 10h, na Av. Dr. Alfredo de Sousa para percorrerem as principais ruas e avenidas da cidade. Para além de Vanessa Fernandes, está ainda prevista a presença de outras atletas de destaque do atletismo do nosso país.

Integrada na programação das Festas em Honra de Nossa Senhora dos Remédios, a 3ª Marcha e Corrida da Mulher Duriense terá uma distância aproximada de cinco quilómetros, sem fins competitivos, para atletas mulheres federadas e não federadas. Os homens também podem inscrever-se, desde que o façam em conjunto com um elemento feminino (adulto ou criança). As inscrições podem ser efetuadas a partir de 30 de julho no Pavilhão Desportivo Álvaro Magalhães, na sede da Lamego Convida, EEM ou em mulherduriense.cml-marchacorrida.org.

Após a criação do Centro Municipal Marcha e Corrida de Lamego, centenas de lamecenses passaram a estar integrados em diversas dinâmicas que inovam e melhoram os seus hábitos de vida. Uma realidade muito diferente daquela que se verificava antes da abertura deste serviço, quando as caminhadas, os percursos pedestres ou mesmo o atletismo eram atividades com pouca expressão no concelho.
Por Unknown | | Publicado em , | Com 0 comentários

A Mostra Castro Daire 2012, Feira de Actividades Económicas e Culturais do Concelho, decorrerá entre os dias 10 e 14 de Agosto e terá lugar no Jardim Municipal de Castro Daire.

A Mostra Castro Daire promete aos visitantes uma diversidade de experiências nomeadamente na Gastronomia local, passando pela industria, artesanato, turismo, associativismo, entre outros, demonstrando a vitalidade e o dinamismo de um concelho que quer desenvolver-se também pelas suas tradições.

Castro Daire promete ainda nas noites do certame muita animação através de apresentações de diversos grupos de música tradicional que complementam esta festa.

Sendo uma tentativa de impulso à actividade económica e cultural do Concelho, esta Mostra Castro Daire pretende acima de tudo criar novas e mais sinergias no desenvolvimento de uma região do interior, onde os espaços de desenvolvimento e de agregação devem ser criados em prol da própria região.

A organização espera que a Mostra Castro Daire 2012 seja uma referência para os castrenses e visitantes e que esta edição receba ainda mais participantes, de forma a tornar este evento num catalisador de boas energias para a economia local e o progresso do Concelho.
Por Unknown | sexta-feira, 27 de julho de 2012 | Publicado em , , | Com 0 comentários
O Centro Paroquial da freguesia de Loivos da Ribeira, uma obra da responsabilidade da Comissão de Fábrica local e que contou com financiamento da Câmara Municipal de Baião, é inaugurada a 28 de Julho pelo Bispo do Porto D. Manuel Clemente.

O eclesiástico chega aquela freguesia do concelho de Baião pelas 10h30 e irá celebrar uma missa na Igreja Paroquial.

A bênção e inauguração do Centro Paroquial está agendada para as 12h00.
            
Por Unknown | | Publicado em , , | Com 0 comentários
O Notícias de Resende soube através de fontes próximas do Grupo Desportivo de Resende que Rogério, a confirmar-se a notícia, Ex Cinfães, já assinou pelo G.D.R., e representará o clube da sua terra Natal já esta época. As condições do contrato e a duração ainda não são conhecidas.

Rogério é natural de Anreade e representou durante várias épocas o Clube Desportivo de Cinfães, com uma carreira que inclui já vários anos nas divisões nacionais. Rogério chega assim para ajudar o Grupo Desportivo de Resende a disputar a Liga de Honra, visto que a subida é o cenário mais provável, embora ainda não esteja confirmada.

A contratação de Rogério ainda não foi confirmada oficialmente pelo Grupo Desportivo de Resende.

João Pereira
Por Unknown | | Publicado em | Com 0 comentários
O Presidente da Câmara Municipal de Resende, António Borges, procedeu à entrega de incentivos aos produtores de gado de raça arouquesa, no âmbito da tradicional Feira de S. Cristóvão, que se realiza todos os anos no dia 25 de julho, na freguesia de Felgueiras, em Resende

Este ano foram atribuídos prémios a 128 animais, correspondendo a um total de 12.800,00 euros em incentivos, de acordo com as Normas Reguladoras de Atribuição de Incentivos à Criação de Gado Tradicional, que atribui por uma única vez e por animal, um prémio de cem euros aos produtores proprietários de Raça Arouquesa, com seis ou mais meses de idade, até ao limite de 30 meses, tendo sido abatidos.

Do programa da Feira constou ainda um Concurso Pecuário de Bovinos de Raça Arouquesa e respetiva entrega de prémios.

Para o Presidente da Câmara Municipal de Resende, António Borges, “o que se pretende é incentivar a criação de gado, promover o abate no nosso matadouro municipal e introduzir apoios diretos em segmentos da nossa população mais débeis economicamente, sobretudo em Felgueiras, Feirão, Panchorra e Ovadas”.

De referir que segundo dados fornecidos pela Associação Nacional dos Criadores de Raça Arouquesa (ANCRA), desde que o Município de Resende atribui estes incentivos, a partir do ano de 2005, que a produção de gado no concelho de Resende triplicou.

Recorde-se que a Feira de S. Cristóvão é de origem remota e realiza-se todos os anos no dia 25 de julho. Neste dia convergiam para aqui as populações das redondezas em procissões de penitência, celebrando uma eucaristia na Capela de S. Cristóvão e aproveitavam a realização de uma feira de gado nas proximidades para efetuarem os seus negócios, conviverem e comerem os seus merendeiros.

Nos últimos anos, para além da tradicional feira de gado bovino de raça arouquesa, através da qual se pretende realçar a importância de uma das raças autóctones mais importantes da região de Entre Douro e Minho, tem-se realizado um Concurso Pecuário de Gado Bovino, contribuindo, desta forma, para a melhoria e dispersão de bovinos de raça arouquesa, isentos de doenças contagiosas.
Por Unknown | | Publicado em , | Com 0 comentários
Acácio Pinto
Deputado do PS
Esta não pode ser a nossa sina. Este não pode ser o nosso calvário.

O governo tem que perceber, de uma vez por todas, que não pode prosseguir nesta senda de esvaziamento deste corpo nado há quase nove séculos.

Este corpo chama-se Portugal, mas podia, muito bem, chamar-se pelo nome de qualquer um dos leitores, de qualquer um de nós, ou de quem nos precedeu, construtores permanentes deste território que queremos forte e saudável.

Vêm estas considerações a propósito do ostracismo e do esvaziamento a que este governo de direita está a condenar todo o interior do nosso país. Quer subtrair-lhe os tribunais, as valências de saúde, as urgências e as freguesias. Quer permitir a monocultura do eucalipto e retirou os apoios fiscais às empresas do interior, entre um sem número de outros desvarios políticos que nos corroerão a alma e nos secarão o viver; nos sucumbirão, aos do interior, mas porventura matarão primeiro os construtores desta matriz de subdesenvolvimento, desta doença tumoral: macrocefalia do terreiro do paço.

E o resto? O que será o resto para estes arautos defensores deste modelo de desenvolvimento?

O que é facto é que o resto será um corpo seco, um território vazio uma árvore oca, corroída no seu interior, cujos ramos cairão, qual medievo afloramento de lepra.

O rumo tem que ser outro. É urgente que tratemos o nosso país tal qual tratamos o nosso corpo. Todas as suas partes são importantes, fazem falta e são necessárias para a criação de um espírito de coesão social e territorial.

Não são palavras vãs, estas. São palavras que fazem a diferença, que nos permitem mobilizar as pessoas, que nos darão o folego e o oxigénio capaz de nos fazer respirar para além de qualquer crise.

E os resultados das políticas que estão a ser seguidas começam a ser inequívocos de que o caminho está errado. Todos os dias somos surpreendidos com derrapagens na execução orçamental, com a desobediência do deficit a Passos Coelho e a Paulo Portas, com o aumento até ao infinito desse monstro incontornável do desemprego e sobretudo do desemprego jovem.

Para este governo de direita que consegue sempre mais um e mais outro “pote” para os seus indefetíveis, seja na EDP, na REN, na CGD, nas Águas de Portugal… de pouco importa que a pobreza esteja a aumentar ou que os nossos quadros mais jovens e criadores estejam a rumar ao estrangeiro com a sua bênção e aconselhamento.

Porém, mais cedo do que tarde o fogo vai chegar-lhes ao quintal!
Por Unknown | | Publicado em | Com 0 comentários
Com um cartaz tão empolgante que a Câmara Municipal de Resende proporcionou aos jovens de Resende e da região, não foi de admirar o sucesso do primeiro Festival da Juventude em Resende.

Grupos como a Tuna de Engenharia da Universidade do Porto, Tuna do Externato D. Afonso Henriques, Squeeze Theeze Pleeze, Scherzo, Enigma, Nuno Machado, A’ Dançar, Slumdog, DJs Begueiros e DJ Mig L Felix animaram a festa a partir das 17h que se prolongou até altas horas da madrugada do dia seguinte.

O Presidente da Câmara, António Borges, esteve presente, realçando a importância que os jovens resendenses têm para o Município e para as políticas municipais.

Arêgos e o seu espaço envolvente foi também motivo de atracção para os jovens resendenses, uma vez que a Câmara Municipal estabeleceu parcerias com os restaurantes e bares da zona. O bar do Celeiro acabou por estar entregue aos também eles jovens da Associação de Estudantes do Externato D. Afonso Henriques.

João Pereira
Por Unknown | quarta-feira, 25 de julho de 2012 | Publicado em , | Com 0 comentários
O Município de Mesão Frio realizou, no passado fim-de-semana, dias 20, 21 e 22 de Julho, a segunda edição da Feira do Petisco, Vinho e Produtos Regionais, na Avenida Conselheiro José Maria Alpoim. A feira foi uma iniciativa da responsabilidade da Câmara Municipal de Mesão Frio, que contou com a participação de produtores/engarrafadores de Mesão Frio: a Adega Cooperativa de Mesão Frio, a Quinta da Rede, a Quinta da Barca e os R4. No espaço da Feira, estiveram ainda presentes uma parte considerável dos restaurantes do concelho, que não tiveram mãos a medir durante os três dias do certame.

A Feira do Petisco, Vinho e Produtos Regionais abriu ao público, no dia 20 de julho, sexta-feira, pelas 16h30, sendo que a inauguração oficial da Feira, ocorreu pelas 18h30, com a participação da Confraria dos Enófilos da Região Demarcada do Douro e da Confraria Gastronómica de Lamego que, nas instalações da Câmara Municipal de Mesão Frio tiveram a oportunidade de apreciar os verdadeiros tesouros gastronómicos de Mesão Frio, acompanhados por verdadeiros néctares oriundos da Porta do Douro, num lanche convívio promovido pela autarquia. Na sessão de abertura o presidente da Câmara Municipal de Mesão Frio, Alberto Pereira, agradeceu a presença dos convidados, destacando a importância cultural, económica e turística do evento. Pelas 21h30, a Orquestra Ligeira de Tarouca apresentou um espetáculo musical com temas não só da música Portuguesa, mas também de grandes sucessos internacionais das últimas décadas.

No dia 21 de julho, sábado, o certame abriu portas pelas 16h30. A animação do dia ficou marcada pelo espetáculo musical, apresentado pelos brasileiros da Banda Régis, pelas 21h30, uma das melhores bandas brasileira de axé e forró em Portugal, que atuou perante uma Avenida repleta de gente que, numa noite quente de julho, não quis perder a oportunidade de participar no certame que ali decorreu.

No dia 22 de julho, domingo, a Feira do Petisco, Vinho e Produtos Regionais abriu pelas 10 horas e às onze horas teve início a segunda Concentração e Exposição de Carros Clássicos na Avenida Conselheiro José Maria Alpoim, que contou com uma centena de veículos que marcaram a história automóvel. Na parte da tarde, a feira iniciou-se pelas 14h30, com o segundo Passeio de Automóveis Clássicos de Mesão Frio, momento em que os carros antigos desfilaram pelas freguesias do concelho, num percurso escolhido para que os participantes da Concentração pudessem conhecer Mesão Frio, bem como as freguesias do Concelho. Pelas 16 horas, organizado pela Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Mesão Frio, realizou-se o Cortejo de Oferendas, com o objetivo de angariar fundos para a Associação de Bombeiros. O cortejo que serviu de mote para dar início à Comemoração dos setenta e cinco anos da Associação Humanitária local, constituiu um momento de cultura, onde as freguesias foram representadas por carros alegóricos, ilustrando as suas tradições. O Cortejo de Oferendas envolveu a totalidade das Juntas de Freguesias do concelho, bem como todas as instituições e associações culturais, recreativas e folclóricas do concelho.


A segunda edição da Feira do Petisco, Vinho e Produtos Regionais foi um sucesso, até porque, como refere o presidente da Câmara Municipal, “basta ver a quantidade de pessoas que este ano visitou Mesão Frio. Não tenho a menor dúvida que fomos visitados por milhares de pessoas que de outra forma não o fariam”, Salientando que, o certame “ultrapassou todas as expectativas. Acho que este ano não tem comparação com a primeira edição da Feira do Petisco e tenho a certeza absoluta que, para o ano, ainda ultrapassará em larga escala a dimensão deste ano. Esta é uma Feira que está na segunda edição e que, seguindo a sua via normal, será para crescer, pelo menos nos primeiros anos”, afirmou Alberto Pereira, presidente da Câmara Municipal de Mesão Frio. Segundo Alberto Pereira, o evento surgiu o ano passado pela primeira vez, para “promovermos não só a nossa terra, a nossa região, como os produtos que aqui temos e que muitas vezes as pessoas desconheciam, quer em termos de vinhos, quer em termos de outros produtos que nascem aqui no nosso concelho, na nossa terra.”

Os três dias da Feira do Petisco, Vinho e Produtos Regionais mostraram os produtos que a nossa região oferece, atraindo visitantes de todo o país.
Por Unknown | | Publicado em , | Com 0 comentários
No passado domingo, dia 22 de julho, a vila de Mesão acolheu a 2ª Concentração e Exposição de Automóveis Clássicos na Avenida Conselheiro José Maria Alpoim, pelas 11 horas, no âmbito da Feira do Petisco, Vinho e Produtos Regionais. O 2º Passeio de Automóveis Clássicos decorreu pelas 15 horas, momento em que os carros antigos desfilaram pelas freguesias do concelho. A iniciativa contou com a participação de cerca de 300 amantes dos Clássicos, distribuídos por cerca de uma centena de automóveis e duas dezenas de motos.

A chegada dos participantes a Mesão Frio começou pela manhã, altura em que os visitantes da Feira do Petisco, Vinho e Produtos Regionais, puderam apreciar os verdadeiros exemplares do passado. Os participantes da Concentração tiveram a oportunidade de visitar a Adega Cooperativa de Mesão Frio para um “Porto de Honra”, acompanhado de uma visita às instalações pelo Presidente da Cooperativa, Pedro Pires.

No início da tarde, os Automóveis Clássicos em exposição fizeram-se à estrada para um desfile, pelas ruas da vila de Mesão Frio e pelas freguesias do concelho. O desfile de automóveis clássicos terminou na Av. Domingos Monteiro, seguindo-se o lanche oferecido pela Câmara Municipal de Mesão Frio.

A atividade foi um verdadeiro sucesso, porque tal como garantiu Alberto Pereira, presidente da Câmara Municipal de Mesão Frio, na 2ª Concentração de Carros Clássicos, estiveram “muito mais carros clássicos do que o ano passado. O ano passado, couberam todos na avenida e este ano, o espaço não foi suficiente.” A Concentração “ultrapassou o número de viaturas do ano passado”, assegurou.

A Concentração de Clássicos que se realizou pelo segundo ano consecutivo, beneficiou de uma maior afluência de pessoas à vila de Mesão Frio, em comparação ao ano passado, não só pela representatividade que a atividade teve para os amantes dos carros clássicos, mas também para os amantes das iguarias gastronómicas que tiveram a oportunidade de apreciar na Feira do Petisco, Vinho e Produtos Regionais.
Por Unknown | | Publicado em , | Com 0 comentários
No próximo dia 28 de Julho, pelas 21h30, vai decorrer na Avenida Conselheiro José Maria Alpoim, o Baile de Santa Cristina promovido pela Câmara Municipal de Mesão Frio. Staccato Band é uma banda musical formada em Paredes, com uma vertente de baile, que vai abrilhantar a festa de Santa Cristina, padroeira desta freguesia, no concelho de Mesão Frio.

A festa decorre já no próximo fim-de-semana, garantindo a animação, não só a população do concelho, mas para todos os romeiros que no próximo fim-de-semana visitem a Porta do Douro, para mais um fim-de-semana animado, integrado no programa de atividades do Município de Mesão Frio para o ano 2012.
Por Unknown | | Publicado em , | Com 0 comentários
Baião volta a preparar-se, este fim-de-semana, para mostrar a milhares de visitantes a qualidade da sua gastronomia de inspiração tradicional: abre ao público no próximo dia 27 de Julho, a partir das 18h00, mais uma edição do Festival do Anho Assado e do Arroz do Forno.

A grande novidade deste ano é o surgimento da Ginja produzida com cereja do Convento de Santo André – elemento patrimonial situado em Ancede e anterior à fundação da nacionalidade –, cuja quinta tem sido alvo de reabilitação por parte da autarquia. Esta intervenção visa tirar partido de um património municipal, que já resultou na comercialização de vários produtos agrícolas e na produção de um vinho verde designado “Lagar do Convento”.

O Festival do Anho Assado e do Arroz do Forno é promovido pela Câmara Municipal de Baião e faz as delícias dos apreciadores deste manjar típico da região, que será cozinhado por cinco restaurantes do concelho. É em fornos de lenha que entram os alguidares de barro com o anho e o arroz, cozinhados numa rica calda onde cabem várias carnes.

Será também possível degustar produtos que surgiram por via da criatividade de vários produtores locais, como compotas, licores, mel, queijos e até chocolates.

Estes vieram a somar-se aos produtos locais do concelho, que abarcam o biscoito da Teixeira, a broa de milho cozida no local, os citrinos da Pala e terminando na doçaria tradicional, acompanhada por bons vinhos verdes e espumantes da sub-região de Baião.

O certame tem lugar na vila de Baião, numa tenda de grandes dimensões montada especialmente para o efeito e que reúne excelentes condições de conforto.

Também não poderiam faltar os elementos do artesanato concelhio, que têm nas bengalas de Gestaçô e nas cestas de Frende os seus principais embaixadores. A animação será assegurada por bandas musicais, grupos de concertinas e ranchos folclóricos.
Por Unknown | terça-feira, 24 de julho de 2012 | Publicado em , | Com 0 comentários
A Casa do Benfica em Resende celebra no dia 11 de Agosto o Dia do Sócio.


Por Unknown | | Publicado em , , | Com 0 comentários
Os deputados do PS, Acácio Pinto, José Junqueiro e Elza Pais, acompanhados pelos socialistas Manuel Ferreira e Marisabel Moutela, reuniram no dia 23 de julho nas instalações da PSP de Lamego, com o comandante e 2º comandante distritais, respetivamente Serafim Tavares e Almeida Campos e com o comissário Diogo Duarte que está a comandar Lamego.

Desta reunião ficou claro que a PSP tem em Lamego uma excelente relação com as pessoas e as instituições e cumpre todas as funções que lhe estão atribuídas, pese embora o facto de o fazer com grande escassez de pessoal.

O número de operacionais disponíveis, objetivamente, não atinge as quatro dezenas e isso dificulta muito a organização e o planeamento quotidiano dos serviços desenvolvidos na área de intervenção da PSP. Embora não estejamos perante um território com sintomas de criminalidade violenta e grave, antes porém com predomínio de furtos na feira semanal, furtos em residências e contra ordenações rodoviárias, o que é facto é que não pode o governo descurar esta realidade de poucos efetivos a que se associa uma preocupante elevada média etária dos agentes. Esta situação, de escassez de pessoal e idade elevada, é extensiva também a Viseu, conforme foi referenciado aos deputados.

Nesta sequência os deputados do PS irão questionar o Ministro da Administração Interna por forma a saber para quando está previsto o reforço de pessoal para o Comando Distrital de Viseu por forma a poder aumentar o número de agentes em serviço nas áreas de intervenção da PSP em Lamego e Viseu.
Por Unknown | | Publicado em , , , | Com 0 comentários
Os deputados do PS, Acácio Pinto, José Junqueiro e Elza Pais reuniram no dia 23 de julho com a administração do Hospital de Lamego para se inteirarem, em concreto, da proposta, que consta num estudo do governo, de fim da atividade cirúrgica na urgência básica qualificada de Lamego.

Nesta sua deslocação os deputados do PS fizeram-se acompanhar pelos socialistas Manuel Ferreira e Marisabel Moutela e depois da reunião e da visita à urgência mais preocupados ficaram pois do número total de doentes que diariamente passam pela urgência cerca de trinta carecem da intervenção de um cirurgião, o que dá todo o sentido à manutenção deste serviço nos moldes atuais. 

Os deputados do PS deixaram igualmente claro que estarão muito atentos às especialidades previstas para as consultas externas no novo hospital, não estando disponíveis para aceitar qualquer redução das mesmas.
 
Os transportes públicos de Lamego para outros hospitais da região, nomeadamente Vila Real, são inexistentes e qualquer tentativa de reduzir, por parte do atual governo, aquilo que está previsto para as consultas externas terá uma forte oposição dos socialistas que se empenharam para a construção do novo hospital, num investimento global de cerca de 42 milhões de euros, que agora não pode vir a ser espoliado destas valências.

NOTÍCIA DA LUSA SOBRE A VISITA DOS DEPUTADOS DO PS 

Lamego, 23 jul (Lusa) -- Os deputados do PS eleitos por Viseu mostraram-se hoje preocupados com o futuro do hospital de Lamego, devido à possibilidade do fim da atividade cirúrgica no serviço de urgência e de algumas especialidades das consultas externas. 

Na sequência da proposta da Comissão de Reavaliação da Rede Nacional de Emergência e Urgência, os deputados socialistas reuniram hoje com a administração do hospital para falar sobre a prevista desativação da actividade cirúrgica neste Serviço de Urgência Básica. 

Em declarações à agência Lusa, no final da reunião, o deputado socialista José Junqueiro contou terem recebido a confirmação de que, "de facto, o que está aconselhado ao Governo pelo estudo é eliminar a cirurgia" da urgência. 

Na entender dos deputados, esta proposta não faz sentido, porque, "em média, por dia, há 30 casos que entram na urgência e necessitam de cirurgia". 

"Ficámos preocupados, porque isso não respeita o que está contratualizado para este serviço de urgência qualificado", frisou. 

Segundo José Junqueiro, a esta preocupação que os deputados já levavam, juntou-se outro problema que desconheciam. 

"Na contratualização estão representadas todas as especialidades nas consultas externas, mas ficámos a saber hoje que há uma forte possibilidade de serem cortadas algumas especialidades", criticou.
O antigo secretário de Estado disse que, "a ser assim, a população abrangida pelo hospital precisa de se deslocar para Vila Real", o que não é fácil atendendo à falta de transportes públicos entre as duas cidades.
"A confirmar-se a eliminação da cirurgia do serviço de urgência e o corte de algumas especialidades das consultas externas, haverá um grande retrocesso", lamentou. 

Desta forma, acrescentou, quando abrir o novo hospital de Lamego, as pessoas terão "melhores paredes, mas piores serviços". 

A Lusa não conseguiu obter, em tempo útil, informações da administração do hospital sobre as questões levantadas pelos deputados do PS. 

Já no dia 18, os deputados socialistas José Junqueiro, Acácio Pinto e Elza Pais tinham questionado o ministro da Saúde sobre a possibilidade de perda da valência cirúrgica da urgência de Lamego. 

"Em caso desta retirada, está garantido às pessoas um tempo de chegada similar ao atual a uma unidade de saúde com atividade cirúrgica? Onde?", perguntaram. 

AMF.
Lusa/fim
Por Unknown | | Publicado em , | Com 0 comentários
O Forte de S. Julião da Barra, em Oeiras, acolheu o evento de consagração dos vinhos portugueses premiados no Concurso Internacional La Selezione del Sindaco, que decorreu em maio último, na cidade italiana de Lamezia Terme. Recorde-se que, no âmbito desta competição, foram distinguidos dois exemplares produzidos no concelho de Lamego: o Vinho do Porto Quinta das Lamelas Rosé (2010), do produtor José António Fonseca Augusto Guedes, arrecadou uma Medalha de Ouro, enquanto que o Vinho Moscatel do Douro (2010), do mesmo produtor, conquistou uma Medalha de Prata.

La Selezione del Sindaco é a única competição de vinhos internacional que permite a participação conjunta do produtor e do município de proveniência das produções e tem como elemento diferenciador a missão de valorizar estes néctares, fruto da tradição e de um território distinto. Por esta razão, Marina Valle, vereadora da Câmara Municipal de Lamego, participou na cerimónia de entrega de medalhas e diplomas aos vinhos vencedores, um evento que também contou com a presença de Isaltino Morais, autarca de Oeiras, e de Paulo Varanda, Presidente da Associação de Municípios Portugueses do Vinho.

A seguir a Itália, Portugal foi o país participante com o maior número de galardões e apresentou o melhor vinho a concurso – Conde de Oeiras, produzido pelo Município de Oeiras. Na edição deste ano, conseguiu que 40 vinhos fossem medalhados colocando-se deste modo na “vanguarda da qualidade” - 1 Grande Medalha de Ouro, 6 Medalhas de Ouro e 33 Medalhas de Prata -, repartidas por dezanove municípios também premiados: Lamego, Alenquer, Alpiarça, Arruda dos Vinhos, Bombarral, Cadaval, Cartaxo, Gouveia, Loures, Mangualde, Melgaço, Montijo, Moura, Nelas, Oeiras, Palmela, Penalva do Castelo, Rio Maior e Tabuaço.
Por Unknown | | Publicado em , , | Com 0 comentários
Pelo 4º ano consecutivo, a Câmara Municipal vai oferecer os manuais escolares a todos os alunos do 1º Ciclo do Concelho. Perto de 800 crianças serão abrangidas no próximo ano letivo por esta medida da Autarquia que representa uma ajuda preciosa para os agregados familiares cinfanenses, especialmente com a atual conjuntura económica, reduzindo o esforço financeiro das famílias na hora do regresso às aulas.

A proposta apresentada pela vice-presidente e aprovada, por unanimidade, na reunião de Câmara realizada no dia 23 de julho contempla também a atribuição de material escolar (10€ por aluno), bem como uma verba de 4,50€ / aluno para a realização do passeio escolar (uma visita de estudo/ano, desde que não utilizem os autocarros municipais).

O Executivo deliberou ainda dar continuidade, no próximo ano letivo, às transferências para os Agrupamentos de Escolas de Cinfães e Souselo para despesas de higiene/ expediente/consumíveis e fotocopiador (manutenção e consumíveis). Cada Agrupamento receberá uma verba divida em três tranches, de acordo com os períodos letivos, para depois distribuir por cada uma das escolas do 1º Ciclo e Jardins-de-Infância de acordo com os seguintes critérios: 150€ / ano por cada turma para despesas de higiene/expediente e consumíveis; mais 302,50€ /ano por cada escola para manutenção e consumíveis do fotocopiador.

Ainda no âmbito da Educação, a Câmara decidiu também manter no ano letivo 2012/2013, desde que haja candidatura por parte do IFAP (Instituto de Financiamento da Agricultura e Pescas), o regime Fruta Escolar que consiste na distribuição de uma peça de fruta, pelo menos duas vezes por semana, aos alunos do 1.º Ciclo. Um programa que a Câmara Municipal de Cinfães alargou também aos alunos do Pré-Escolar, medida que será igualmente para dar continuidade.
Por Unknown | | Publicado em , | Com 0 comentários
Presentes onze países neste projeto europeu e apoiado pela Comissão Europeia, “Europa 2020 – Estratégia para um crescimento inteligente, sustentável e inclusivo”

Uma comitiva de docentes e alunos da Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Lamego representa o nosso país, a cidade de Lamego, o distrito de Viseu e o Douro, no Forum Internacional em Varsóvia do Projecto Our Strategy 2020.

Os trabalhos tiveram início nesta terça-feira onde se fazem representar além de Portugal, a Alemanha, Bulgária, Espanha, França, Grécia, Inglaterra, Itália, Malta, România e o país anfitrião, a Polónia.

A Conferência decorre até sexta-feira com a apresentação de vários trabalhos pelos representantes dos onze países convidados, com a Profª. Doutora Paula Santos, Presidente do Conselho Técnico Científico, da Coordenação Científico Pedagógico das Pós – Graduações, Membro da Team Europe – Comissão Europeia (IPV – Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Lamego), a fazer a apresentação de Portugal.



Como referiu a Profª. Doutora Paula Santos na apresentação de Portugal neste primeiro dia na Sessão de Abertura, …"É nesse sentido que a ESTGL participa neste projeto europeu, onde se pretende reforçar a cidadania europeia e a sustentabilidade da UE no futuro, através do reforço da cidadania e da capacidade dos cidadãos participarem neste processo integrativo”.
Por Unknown | segunda-feira, 23 de julho de 2012 | Publicado em , , | Com 0 comentários
As famílias que residem no bairro de habitação social da Quinta de Santo António estão hoje mais sensibilizadas para os problemas ambientais, sobretudo para a necessidade de garantir a preservação da zona envolvente onde moram, após terem integrado uma ação de sensibilização subordinada a esta temática, promovida pela Câmara Municipal de Lamego. Ministrada pelo técnico de ambiente Pedro Fragueiro, pela psicóloga Andrea Fonseca e pela técnica de serviço social Ana Botelho, a iniciativa propôs-se esclarecer todas as dúvidas sobre esta matéria.

Sob o lema “O meu ambiente – o meu bairro”, esta atividade registou uma “forte adesão, ficando também estipuladas novas ações relacionadas com a temática ambiental que envolvam a comunidade numa componente mais prática”. Alguns moradores do novo bairro social da cidade de Lamego já tinham anteriormente dado passos seguros no sentido de avançarem com a requalificação daquele espaço público. Aos poucos, cultivaram produtos hortícolas e flores nos terrenos situados nas traseiras do bloco de edifícios.

Desde outubro de 2011, a Câmara Municipal de Lamego tem desenvolvido diversas ações de sensibilização que decorrem nas próprias habitações tendo como destinatários os residentes do bairro da Quinta de Santo António, ocupado por 43 famílias carenciadas. Este plano visa “dotar e potencializar os moradores de instrumentos valorativos de competências pessoais, de modo a contribuir para a integração e interação social de todos os habitantes. As ações têm um carácter educativo, cultural, recreativo e social”.

Para além do acompanhamento social efetuado pelos técnicos da autarquia, a intervenção na habitação social tem passado pelo desenvolvimento de outras realizações para auxiliar as pessoas na adaptação às novas condições de vida e à adequada organização e apropriação do novo bairro. Esta intervenção tem produzido resultados positivos ao nível da eliminação de fatores de conflito entre vizinhos, a criação de atitudes de respeito e preservação do espaço habitado, estimulando os moradores para a correta utilização dos fogos e zonas comuns, e a promoção plena da cidadania de cada individuo. Além destes benefícios, ajuda ainda a combater a solidão e o isolamento, sobretudo de idosos, e promove a sociabilidade e a criação de laços comunitários.

Em breve, novas ações de sensibilização vão ter como destinatário a Quinta de Santo António.
Por Unknown | | Publicado em | Com 0 comentários
S. Cristóvão recebe durante os próximos dois dias, 24 e 25 de julho, a freira tradicional que se realiza todos os anos.

O dia 24 de julho conta com a atuação do grupo "Sons do Douro", pelas 21h30, e lançamento de fogo de artifício. O dia principal é 25 de julho em que será realizada a Feira Anual de S. Cristóvão, a partir das 9h30.

Trata-se de uma organização do Município de Resende em colaboração com a Junta de Freguesia de Felgueiras.


Por Unknown | | Publicado em , | Com 0 comentários
Promovido pela Inzonesport em parceria com o Município de Resende e o Clube Desportivo e Recreativo Juventude de Anreade, encontra-se a decorrer, entre os dias 16 e 20 de julho, o “Campus Resende” que conta com a participação de cerca de 50 jovens atletas de andebol, provenientes de todo o país.

O Presidente da Câmara Municipal, António Borges, recebeu o grupo no Salão Nobre dos Paços do Concelho onde referiu que “campus como este que está a acontecer em Resende são projetos mobilizadores que se juntam ao processo de sociabilização das comunidades e que projetam o andebol como uma modalidade útil à construção do perfil dos nossos jovens, passando uma mensagem de nos superarmos a nós próprios”.

O Campus integra, para além de trabalho técnico de andebol, atividades radicais e desportos ao ar livre, atividades na piscina, visitas culturais e turísticas e uma experiência termal. Os jovens têm ainda praticado “floorball”, que é uma modalidade indoor praticada por duas equipas de cinco jogadores de campo (com sticks - leves, de plástico) mais um guarda-redes (sem stick), sendo uma espécie de "hóquei sem patins". Cada equipa pode ter um total de 22 jogadores (2 guarda-redes e 20 jogadores de campo), por forma a constituir 4 grupos (linhas) de 5 jogadores cada.

A organização referiu que o Campus realizou-se em Resende “pela relação que o Município tem tido com o andebol, sendo que o concelho é reconhecido a nível nacional como promotor da modalidade, pois tem sido nos últimos anos o centro de treino de várias seleções nacionais”. O objetivo é “dar formação aos jovens atletas que têm oportunidade de treinar com os melhores atletas e técnicos nacionais, bem como promover o convívio dos jovens com as gentes da região”.

in Câmara Municipal de Resende
Por Unknown | | Publicado em , , | Com 0 comentários
No próximo sábado, dia 28, o Município de Cinfães e a Federação Portuguesa de Motonáutica organizam o Grande Prémio de Cinfães. A iniciativa decorrerá em Porto Antigo – Foz do Bestança e inclui uma jornada do Campeonato Nacional das classes T850 (monocascos) e F4 (catamarans).

A motonáutica regressa assim a Cinfães depois de vários anos de interregno com um programa que contempla também uma demonstração da Fórmula Futura, dirigida a jovens dos 8 aos 16 anos e que tem como objetivo dinamizar a modalidade, privilegiando a iniciação/formação de jovens na motonáutica, para que possam tornar-se em futuros pilotos das categorias de competição.

No sábado, após as inscrições, os pilotos aquecem os motores pela manhã nos treinos livres e cronometrados das classes T850 e F4, entre as 10h40 e as 12h45 e voltam a entrar em ação pelas 14h30 na competição. A cerimónia de entrega de prémios está marcada para as 17h30.

Um excelente cartaz de divulgação do desporto náutico motorizado e das potencialidades turísticas do concelho de Cinfães.


Programa:

08.00                               Abertura do parque
08.30/10.00                    Inscrições e verificações técnicas F 4 / T 850
10.15                               Reunião de pilotos
10.45/11.30                    Treinos Livres e Cronometrados T 850
12:00 / 12.45                  Treinos Livres e Cronometrados F 4
14:30                               1ª Manga T 850
14:45                            Demonstração Fórmula Futuro
15.15                               1ª Manga F4
15:30                            Demonstração Fórmula Futuro
16:00                               2ª. Manga T 850
16:15                            Demonstração Fórmula Futuro
16.45                               2ª. Manga F4
17:30                               Cerimónia de Entrega de Prémios
Por Unknown | | Publicado em | Com 0 comentários
A tradicional festa em horna de Nossa Senhora da Guia, em S. João de Fontoura, realizar-se-á nos dias 12, 17, 18 e 19 de agosto.

O dia 12 agosto é dedicado aos emigrantes com a atuação do humorista Fernando Rocha, pelas 23 horas. No dia 18 de Agosto é a vez do conhecido grupo nacional Diapasão animar S. João de Fontoura. 


Por Unknown | | Publicado em , , | Com 0 comentários
No próximo dia 28 de julho, a Junta de Freguesia de São João de Fontoura promoverá um rastreio visual gratuito aos fontourenses, na sede de junta a partir das 15h, em parceria com a Óptica Parente.

Em simultâneo é feito um rastreio de saúde, sendo este realizado em todos os últimos sábados de cada mês pela Enf.ª Fátima Costa.
Por Unknown | | Publicado em , | Com 0 comentários
O cais de Bagaúste está a um passo de se tornar num “excelente equipamento de apoio à navegação fluvial” do rio Douro, após a conclusão das obras de requalificação que ali estão a decorrer e que darão lugar a uma nova zona ribeirinha de lazer e um local privilegiado para a realização de desportos não motorizados. Esta intervenção está a ser executada pela Câmara Municipal de Lamego através de um investimento de 1.376.317,17 €, financiado por fundos comunitários (85%) e pelo Instituto Portuário e dos Transportes Marítimos - IPTM (15%). No final da assinatura do protocolo de cooperação institucional que garante o financiamento da componente nacional deste projeto, Francisco Lopes, Presidente da autarquia, destacou que esta obra terá um “custo zero” para o município e realçou mais este contributo positivo do IPTM para a dinamização do complexo de instalações portuárias fluviais.

Situado na margem esquerda do rio Douro, a remodelação do cais de Bagaúste visa sobretudo o aproveitamento do seu potencial para o desenvolvimento turístico regional. Os trabalhos que estão a ser executados são, por esta razão, bastante diversificados, incluindo o rearranjo urbanístico e paisagista do espaço público, a requalificação do acesso e do parqueamento automóvel e a construção de várias infraestruturas de apoio em terra - balneários, cafetaria com esplanada e armazém de canoas.

Destinado a servir o concelho de Lamego e a região do Douro, como última possibilidade de paragem a montante da eclusa de Bagaúste, os futuros utilizadores também terão à sua disposição estruturas de acostagem renovadas para as embarcações de recreio e novas plataformas flutuantes vocacionadas para o apoio ao remo e à canoagem. Será ainda criado um acesso pedonal de ligação a terra do cais que constitui o anteporto montante da eclusa da Régua.

A transformação do antigo porto num moderno cais secundário de apoio à navegação integra uma aspiração maior da Câmara de Lamego de requalificar a orla fluvial a montante da barragem de Bagaúste. Francisco Lopes acredita que o novo equipamento criará “uma dinâmica de desporto fluvial inexistente até agora em Lamego”.
Por Unknown | | Publicado em , | Com 0 comentários
No próximo dia 3 de Agosto, a Casa do Futebol Clube do Porto de Resende receberá a "Noite do Emigrante" com uma sessão de karaoke.


Por Unknown | | Publicado em , , | Com 0 comentários
A época 2012/2013 vai ficar marcada pela estreia do S. Martinho de Mouros – Futsal nas competições nacionais.

O 2º lugar no campeonato distrital que foi o culminar de uma época fantástica, resultou no convite por parte da Federação Portuguesa de Futebol para o S.M.M. – Futsal integrar a 3º Divisão Nacional de futsal.

O clube promete, desde já, novidades no plantel, o que promete uma boa campanha do São Martinho na 3º Divisão Nacional.

Para já, no próximo dia 19 de Agosto, o S. Martinho de Mouros mede forças frente ao Freixieiro, no primeiro jogo de pré-época, em Baião. O Freixieiro compete na 1º Divisão Nacional de futsal, tendo já na sua história vários troféus importantes do futsal Nacional, entre eles um campeonato em 2001/2002.

João Pereira