Quantcast
[ ]
Notícias de Última Hora
REGIÃO: Mesão Frio: Feira Anual de Santo André 2012 em Mesão Frio: Autarquia reduziu custos nas festividades deste ano
terça-feira, 18 de dezembro de 2012 Publicado por Unknown

Mesão Frio voltou a encher-se de animação, ao receber a edição 2012, da Feira Anual de Santo André, que decorreu de 29 de novembro a 9 de dezembro. As festividades foram assinaladas por um conjunto de atividades musicais, teatro, desfile e concurso pecuários, feira de cavalos, passeio de todo-o-terreno, torneio de Sueca, cantares ao desafio e ainda, no último dia, o Mercado Medieval. O certame que tem merecido destaque pelo tradicional e célebre concurso pecuário, pela Feira Equestre e pela recriação do Mercado Medieval, pauta-se pela oferta gastronómica e artesanal. Este ano, a Autarquia de Mesão Frio conseguiu reduzir os custos acima de metade do investimento total da Feira Anual do ano anterior, no entanto, a iluminação foi amplificada.

No dia 29 de novembro, quinta-feira, o programa de atividades teve início pelas 22 horas, no Auditório Municipal, com a atuação do Grupo de Música dos Alunos da Escola EB 2,3/S Professor António da Natividade, que proporcionaram uma noite musical a todos os munícipes.

Sexta-feira, dia 30 de Novembro, decorreu o tradicional concurso pecuário, no Parque de Estacionamento da Zona de Lazer, seguindo-se um desfile pecuário, acompanhado pelo Grupo de Bombos de Santa Comba. De seguida, a entrega de prémios aconteceu na Praça do Pelourinho. A noite do mesmo dia foi assinalada pela abertura da Exposição de Fotografia “Luz - Tributo a Mesão Frio”, de Vitor Cruz que, teve lugar na Junta de Freguesia de Santa Cristina, pelas 21 horas. De seguida, o Auditório Municipal recebeu uma noite de teatro, momento em que o Grupo de Teatro do Centro Cultural Lordelense encenou a divertida comédia “O Pinto Calçudo.”

No sábado, dia 1 de Dezembro, o Parque de Estacionamento da Zona de Lazer recebeu pelas 9 horas, a Feira de Cavalos. De tarde, a Corrida de Cavalos a Passo Travado teve início pelas 14 horas no mesmo local. Logo depois, o Grupo de Cantares Tradicionais “o Arrais do Douro” atuou na Avenida Conselheiro José Maria Alpoim. Ainda, durante a tarde, a animação de rua foi garantida pelo “Grupo de Concertinas de Baião”. O Torneio de Sueca, organizado pela Associação Juvenil, Cultural e Desportiva de Vila Marim, realizou-se pelas 15h15, na Tenda da Festa da Marrã. Ainda durante a tarde, os visitantes da Feira de Santo André visualizaram a exposição “40 Anos do Ensino Preparatório em Mesão Frio”, organizada pelo Agrupamento de Escolas e patente na antiga Escola Primária. À noite, aconteceu o Baile de Santo André, na Escola EB 2,3/S Professor António da Natividade, onde atuou do agrupamento musical “Norte FM”.

No dia 2 de dezembro, domingo, o passeio todo-o-terreno organizado pela Associação Génese da Aventura – Douro Motor Sport, teve início pelas 9 horas, no Parque de Estacionamento do Centro Escolar, seguindo-se o espetáculo musical “O Estaleiro”, na Avenida Conselheiro José Maria Alpoim. A animação de rua foi fomentada pela “Fanfarra Kaustika” e, pelas 15 horas, houve uma pista de obstáculos Todo-o-Terreno, na Zona Industrial de Mesão Frio, para os amantes da modalidade, seguindo-se o torneio da Sueca.

No dia 7 de dezembro, o grupo mesãofriense “As Delícias D’ouro” animaram a noite, atuando na Escola EB 2,3/S Professor António da Natividade, pelas 21 horas. Às 22 horas, seguiu-se o grande momento da noite, com a atuação de Quim Barreiros.

No dia seguinte, houve cantares ao desafio, na Avenida Conselheiro José Maria Alpoim, no início da tarde, com “Maria Celeste e Jorge Loureiro” e ainda, novamente o Torneio de Sueca. Pelas 22 horas, houve uma noite de Fados, no Salão de Festas da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Mesão Frio, onde atuou “D’Ouro Fado”.

A Feira de Santo André deste ano, terminou a 9 de dezembro, com um Mercado Medieval no Claustro do Convento de S. Francisco, recriando assim, uma praça de comércio da época medieval, onde houve lugar para duelos, um cortejo, teatro medieval, malabaristas e cuspidores de fogo. Ainda durante o último dia, a animação de rua foi proporcionada pelos “Gaiteiros de Urrós”, seguindo-se a entrega de prémios para os vencedores do torneio de Sueca.

Alberto Pereira, presidente da Câmara Municipal de Mesão Frio, foi com grande satisfação que declarou: “faço um balanço bastante positivo sobre a Feira Anual de Santo André. O tempo ajudou e acabamos por receber milhares de pessoas, o que superou todas as nossas expectativas. Todos os eventos estiveram repletos de gente, o que prova o sucesso da nossa Feira de Santo André. A par deste ano, também elevamos a nossa iluminação noturna, que toda a gente elogiou e que atrai, de certa forma, a visita das pessoas e posso também garantir, que foi a Feira de Santo André mais económica dos últimos anos, porque tivemos o cuidado, não só, na contratação de serviços que fizemos, como também, conseguimos a comparticipação financeira por parte da Associação Douro Histórico. Este ano, a Feira Anual de Santo André, em relação ao ano passado, esteve um pouco acima de metade dos custos da Feira Anual de Santo André de 2011”, afirmou.

Como já vem sendo tradição, a Feira Anual de Santo André, continua a contemplar um espaço inteiramente dedicado ao artesanato e aos produtos regionais e este ano, não foi exceção. As Associações e Instituições do Concelho estiveram também presentes através da mostra dos trabalhos realizados ao longo do ano. Distinguindo-se na atividade cultural e comercial do concelho e da região, a Feira anual de Santo André continua a dar a conhecer o que de melhor se produz na Porta do Douro.

Unknown

Obrigado pela sua sua visita..!

0 comentários para "REGIÃO: Mesão Frio: Feira Anual de Santo André 2012 em Mesão Frio: Autarquia reduziu custos nas festividades deste ano "

Deixe um comentário

Regras de utilização aceitável do noticiasderesende.com

Não obstante as regras definidas e a diligência e zelo a que NOTÍCIAS DE RESENDE se propõe, não é possível um controlo exaustivo dos comentários dos utilizadores e, por isso, não é possível a NOTÍCIAS DE RESENDE garantir a correção, qualidade, integridade, precisão ou veracidade dos referidos comentários.

NOTÍCIAS DE RESENDE não é responsável pelo teor difamatório, ofensivo ou ilegal dos comentários. Todos os textos inseridos nas caixas de comentários disponibilizadas em www.noticiasderesende.com expressam unicamente os pontos de vista e opiniões dos seus respetivos autores.

Apesar da referida impossibilidade de exercer um controlo exaustivo, NOTÍCIAS DE RESENDE reserva-se o direito de bloquear e/ou de retirar das caixas de comentários quaisquer mensagens que contrariem as regras que defende para o bom funcionamento do site, designadamente as de caráter injurioso, difamatório, incitador à violência, desrespeitoso de símbolos nacionais, racista, terrorista, xenófobo e homofóbico.

Os comentadores são incentivados a respeitar o Código de Conduta do Utilizador e os Termos de Uso e Política de Privacidade que podem ser consultados neste endereço:
http://www.noticiasderesende.com/p/politica-de-privacidade.html