Quantcast
[ ]
Notícias de Última Hora
Resende contra extinção de freguesias: As zonas rurais são diferentes!
segunda-feira, 15 de outubro de 2012 Publicado por Unknown

A proposta do Presidente da Câmara Municipal de Resende, António Borges, contra a extinção de freguesias no concelho que considera que “em Resende a diminuição de freguesias não representa qualquer melhoria objetiva na gestão do território e nos serviços à população”, foi aprovada pela Assembleia Municipal, em sessão ordinária realizada no dia 28 de setembro.

“Ao querer acabar com freguesias sem que isso represente melhores serviços, sem que isso represente poupar dinheiro, sobretudo nas zonas rurais e afastadas, o Governo está a criar mais entraves a um melhor serviço às pessoas” refere o Presidente da Câmara Municipal de Resende.

A proposta apresentada na Assembleia Municipal defende que, ao contrário do que diz a Lei da Reorganização Administrativa Autárquica, “estamos perante mais custos em face da dispersão do povoamento, da distância da sede do concelho às freguesias mais afastadas e situadas em espaços como a serra do Montemuro, agrestes e exigentes do ponto de vista geográfico, sendo que a diminuição de freguesias no concelho vai no sentido duma menor coesão social e territorial”. Considera ainda que “a lei tem sobretudo sentido nas áreas urbanas, mostrando-se inadequada ao concelho de Resende, pela sua tradição cultural, pelas suas lógicas identitárias e pelas relações sociais consolidadas ao longo de décadas”.

António Borges acrescenta, ainda, que “somos pela continuação das nossas freguesias, e se há algumas que podem acabar não é aqui em Resende mas nas cidades, onde tudo é muito mais próximo e existem transportes permanentemente”.

O concelho de Resende tem uma área total de 122,7 km2, dividida por 15 freguesias: Anreade, Cárquere, Feirão, Felgueiras, Freigil, Miomães, Ovadas, Panchorra, Paus, Resende, S. Cipriano, S. Romão, S. João de Fontoura, S. Martinho de Mouros e Barrô. De acordo com os CENSOS 2001, a população residente do concelho é de 12370 habitantes, sendo a Densidade Populacional de 101,0 Hab/Km2.

Refira-se, por último, que as deliberações sobre esta matéria contaram com a unanimidade dos eleitos pelo PS e pelo PSD na Assembleia Municipal, mas na Câmara os eleitos do PSD, na oposição, votaram contra estas posições sem terem apresentado propostas alternativas.

Unknown

Obrigado pela sua sua visita..!

1 comentários para "Resende contra extinção de freguesias: As zonas rurais são diferentes!"

  1. Anónimo

    Em termos genéricos concordo com a decisão da AM de Resende. Não é com a extinção de freguesias em que os eleitos nada ou pouco recebem e com estruturas pouco maiores que nada que se poupa alguma coisa. A proposta inicial do governo também não levava muito em conta as diferenças entre freguesias urbanas de grandes centros e as freguesias rurais dos concelhos do interior.No entanto também temos que convir que a situação de hoje tem evoluído muito no que toca a vias de ligação entre as freguesias, o que tem que ser tido em conta em qualquer estratégia de associação de freguesias. Terá que ser a partir da partilha de serviços que a junção de freguesias tem que se iniciar. Só depois se pode partir para uma associação de freguesias e depois, algum tempo depois, para a sua junção.A última grande reforma das estruturas administrativas foi feita como se sabe em meados do século XIX e desde aí nada (lembram-se do fim do concelho de S. Martinho de Mouros que era formado pelas freguesias de S. Martinho, Paus, Barrô e S. João de Fontoura - não lhes parece que hà por aqui uma certa afinidade? ou do de Aregos?). O reprovar a medida não quer dizer que em termos de estratégia da autarquia não se comecem a pensar em outro tipo de solução.Muito sinceramente espero que o caminho dos nossos autarcas vá por aí.
    João Magalhães Correia, nascido em S. Martinho de Mouros, a viver em Gaia

Deixe um comentário

Regras de utilização aceitável do noticiasderesende.com

Não obstante as regras definidas e a diligência e zelo a que NOTÍCIAS DE RESENDE se propõe, não é possível um controlo exaustivo dos comentários dos utilizadores e, por isso, não é possível a NOTÍCIAS DE RESENDE garantir a correção, qualidade, integridade, precisão ou veracidade dos referidos comentários.

NOTÍCIAS DE RESENDE não é responsável pelo teor difamatório, ofensivo ou ilegal dos comentários. Todos os textos inseridos nas caixas de comentários disponibilizadas em www.noticiasderesende.com expressam unicamente os pontos de vista e opiniões dos seus respetivos autores.

Apesar da referida impossibilidade de exercer um controlo exaustivo, NOTÍCIAS DE RESENDE reserva-se o direito de bloquear e/ou de retirar das caixas de comentários quaisquer mensagens que contrariem as regras que defende para o bom funcionamento do site, designadamente as de caráter injurioso, difamatório, incitador à violência, desrespeitoso de símbolos nacionais, racista, terrorista, xenófobo e homofóbico.

Os comentadores são incentivados a respeitar o Código de Conduta do Utilizador e os Termos de Uso e Política de Privacidade que podem ser consultados neste endereço:
http://www.noticiasderesende.com/p/politica-de-privacidade.html