Quantcast
[ ]
Notícias de Última Hora
REGIÃO: Lamego: Câmara de Lamego revoga criação da Fundação Dr. João de Almeida
terça-feira, 16 de outubro de 2012 Publicado por Unknown

A Câmara Municipal de Lamego, em reunião do executivo ocorrida a 16 de outubro, revogou todas as deliberações tomadas anteriormente para a constituição da Fundação Dr. João de Almeida, devido ao indeferimento do pedido de reconhecimento desta fundação pela Presidência do Conselho de Ministros. Assim, o património que antes tinha sido transferido para esta nova fundação reverte de novo para a autarquia.

Com a entrada em vigor da Lei nº24/ 2012, que aprovou a Lei-Quadro das Fundações, foi proibida a criação de novas fundações públicas de direito privado, pelo que o pedido de reconhecimento relativo à Fundação Dr. João de Almeida foi indeferido. Notável cirurgião, fundador e mestre dos Serviços de Cirurgia do Hospital de Lamego, amigos e familiares de João de Almeida (1893-1991) recordam a sua nobreza de carácter e a devoção à causa pública. A constituição de uma fundação com o seu nome teria como objetivo garantir a reutilização do legado patrimonial que deixou à autarquia de Lamego após a sua morte. “É importante honrar e seguir o seu exemplo. O Dr. João de Almeida foi um dos melhores deste século”, elogia Francisco Lopes, Presidente da Câmara Municipal. 

O património concedido a esta Fundação era composto por 31 bens imóveis avaliados em mais de 880 mil euros. Quando foi criada, a Câmara Municipal de Lamego tinha definido como áreas privilegiadas para a atuação desta Fundação o desenvolvimento de ações de carácter cultural, educativo, artístico, científico, social, agrícola, filantrópico e na área do turismo ambiental e de natureza. Estas iniciativas permitiriam preservar o legado do emérito Dr. João de Almeida e valorizar a Quinta de S. João e terrenos agrícolas adjacentes, situados na freguesia de Magueija, bem como a sua antiga residência e o Parque de Campismo da Serra das Meadas, contribuindo para o desenvolvimento sustentável do turismo na região.

Para que estes fins fossem efetivamente alcançados, a Fundação propunha conceder prémios, bolsas de estudo ou subsídios, em especial para fins de ação social que, inscritos naqueles objetivos, hajam sido instituídos pelo Dr. João de Almeida ou por terceiros, que tenham entregue ou confiado à Fundação os bens necessários para a sua atribuição. Também estava previsto promover a preservação do património histórico e cultural português e apoiar iniciativas ou ações que se enquadrassem genericamente no âmbito da vertente cultural, a promoção hípica, artística, científica, desportiva, humanitária e turística.

Numa perspetiva a curto prazo, a Fundação Dr. João de Almeida pretendia candidatar ao Programa de Desenvolvimento Rural (PRODER) a criação de um centro hípico e a remodelação do parque de campismo existente visando o desenvolvimento das suas áreas de atuação, num investimento global de cerca de 600 mil euros. A Câmara Municipal de Lamego asseguraria, através de fundos próprios, a comparticipação privada dos montantes que viessem a ser cofinanciados nestes projetos.

Unknown

Obrigado pela sua sua visita..!

0 comentários para "REGIÃO: Lamego: Câmara de Lamego revoga criação da Fundação Dr. João de Almeida"

Deixe um comentário

Regras de utilização aceitável do noticiasderesende.com

Não obstante as regras definidas e a diligência e zelo a que NOTÍCIAS DE RESENDE se propõe, não é possível um controlo exaustivo dos comentários dos utilizadores e, por isso, não é possível a NOTÍCIAS DE RESENDE garantir a correção, qualidade, integridade, precisão ou veracidade dos referidos comentários.

NOTÍCIAS DE RESENDE não é responsável pelo teor difamatório, ofensivo ou ilegal dos comentários. Todos os textos inseridos nas caixas de comentários disponibilizadas em www.noticiasderesende.com expressam unicamente os pontos de vista e opiniões dos seus respetivos autores.

Apesar da referida impossibilidade de exercer um controlo exaustivo, NOTÍCIAS DE RESENDE reserva-se o direito de bloquear e/ou de retirar das caixas de comentários quaisquer mensagens que contrariem as regras que defende para o bom funcionamento do site, designadamente as de caráter injurioso, difamatório, incitador à violência, desrespeitoso de símbolos nacionais, racista, terrorista, xenófobo e homofóbico.

Os comentadores são incentivados a respeitar o Código de Conduta do Utilizador e os Termos de Uso e Política de Privacidade que podem ser consultados neste endereço:
http://www.noticiasderesende.com/p/politica-de-privacidade.html