Quantcast
[ ]
Notícias de Última Hora
REGIÃO: Mesão Frio: Rali Município de Mesão Frio contou para o Campeonato Regional de Ralis Nordeste Rali: Tiago Almeida foi o grande vencedor
terça-feira, 18 de setembro de 2012 Publicado por Unknown

No passado dia 15 e 16 de setembro realizou-se, pela primeira vez, o Rali Município de Mesão Frio que trouxe à memória as emoções do desporto automóvel no concelho. Foi uma prova pontuável para o Campeonato Regional de Ralis Nordeste, promovida pela Câmara Municipal de Mesão Frio e organizada pelo Clube Automóvel da Régua. O marcoense Tiago Almeida e Ricardo Pinto foram a dupla vencedora, com Vitor Pascoal e Luis Ramalho a marcar a segunda posição e em terceiro lugar, a dupla de irmãos, Manuel Pereira e Adriano Pereira.

O rali contou com a participação de dezoito pilotos, sendo que no início da prova desistiram o piloto José Pouca Sorte com Fernando Vaz e o piloto Rui Florindo com Edgar Pereira.

Frederico Carvalho, com Sérgio Paiva ao seu lado, com o Peugeot 106 Rallye, conquistaram o quarto lugar da classificação final. Amaro Sousa e Álvaro Pontes, ao volante do BMW E36, alcançaram o quinto lugar. Ainda na classificação final da prova, António Fernandes e António Serôdio dominaram o sexto lugar, com o Renault Mégane. Pedro Silva e Rui Ribeiro conseguiram o sétimo lugar num Citroen Saxo e por último, Bruno Germano e Rui Moreira conquistaram o último e oitavo lugar na classificação geral.

O percurso exclusivamente em asfalto, muito técnico e rápido, percorreu quase todas as freguesias do concelho. O primeiro dia da prova teve início pelas 21h30, com uma “Prova de Estrada 1 - Super Especial Mesão Frio.” No segundo dia, 16 de setembro, às 10 horas e às 15h30, decorreram as “Provas de Estrada 2 e 4 - Especial Cidadelhe. As “Provas 3 e 5 - Especial Barqueiros”, tiveram início pelas 10h30 e 16h30 respetivamente.

O vitorioso Tiago Almeida que fez dupla com Ricardo Pinto, ao volante de um Mitsubishi Lancer Evo III, conquistou o primeiro lugar. O piloto mostrou-se surpreendido pela classificação obtida: “estamos muito contentes. Foi a estreia no asfalto com o carro, desde que o renovamos e ganhámos. Não podíamos ter estreia melhor. Não estávamos à espera, tendo em conta os adversários fortes. Com o decorrer do rali, começamos a ver que era possível.” Em relação ao percurso da prova, o piloto declarou com satisfação: “o percurso foi muito bonito, principalmente as paisagens. Os troços eram um bocado rápidos de mais para nós, porque já há muito tempo que não fazíamos. Os pisos eram bons, com um percurso curto, com um desenho pequeno, que é aquilo que deve ser um regional de ralis. Não compreendo, nem penso que seja o mais correto haver dois dias de prova do Regional”, afirmou o piloto marcoense, salientando que é habitual em todas as provas regionais, mas que obriga muitos dos pilotos que não são de Mesão Frio a ter que pernoitar. Relativamente à organização da prova, o piloto destacou: “foi do mais simpático que eu tenho encontrado nos últimos anos e já fiz muitos ralis. Ganharam um cliente.” Ainda satisfeito com a vitória, Tiago Almeida aproveitou o momento para agradecer à sua equipa técnica, sem a qual não teriam conseguido subsistir: Muito obrigado à nossa equipa que trabalharam mesmo muito. A maior parte do trabalho é deles.”

A dupla Vítor Pascoal e Luís Ramalho, do «Baião Rally Team», alcançou o segundo lugar na tabela de classificação final, admitindo que aproveitaram a prova para testar o seu Mitsubishi Lancer Evo VII, como forma de preparação para a próxima prova que é o Rali Centro de Portugal, onde anseiam vencer na Taça de Portugal: “Somamos o máximo de pontos para o Regional Nordeste, era esse o nosso objetivo. Vínhamos com o propósito de fazer alguns quilómetros. No próximo fim-de-semana, temos uma prova importante para a Taça de Portugal e a nossa ideia foi fazer alguns quilómetros aqui, afinar bem o carro, para ganhar essa prova e garantir o campeonato. A prova teve troços magníficos e tenho que dar os parabéns à organização. Os troços foram bastante rápidos. No entanto, ainda sobre a prova, o piloto realça: “houve uma paragem muito grande, de três horas e nós, não estamos muito habituados a fazer regionais, estamos habituados ao nacional, a um ritmo de fazermos mais quilómetros e em três horas, acabamos por perder o ritmo. Estávamos aqui a tentar acertar o carro e é lógico que se paga a fatura, o nosso objetivo era mesmo fazer quilómetros e ganhar algum ritmo. Preferimos não fazer um dia de testes e estarmos presentes nesta prova. Penso que foi mais proveitoso participar, a nível de retorno publicitário para os nossos patrocinadores, porque sem eles nós não poderíamos andar aqui e fizemos essa opção, mas cumprimos e levamos o máximo de pontos para o regional conforme pretendíamos”, declarou o piloto, satisfeito com a classificação final.

O piloto Manuel Pereira, a completar equipa com seu irmão Adriano Pereira, dirigiu o Mitsubishi Lancer Evo VI, que o levou ao pódio, após alcançar o terceiro lugar na tabela de classificação final. A terceira posição foi explicada pelo piloto, por alguns problemas técnicos que afetaram a viatura onde seguia: “tivemos problemas com o carro, o diferencial da frente partiu e, hoje de manhã, ficamos sem a terceira velocidade, tivemos que fazer a prova toda utilizando apenas segunda e quarta velocidade. Esta avaria condicionou a disputa pelo primeiro lugar”, explicou. Ainda sobre o trajeto da prova, o piloto declarou: “o trajeto foi excelente, com dois tipos de trajeto: um mais rápido e plano e um mais curvo montanhoso, ambos diferentes, mas muito engraçados. Foi espetacular. Foi uma prova muito bem organizada, com muita gente durante toda a prova.”

Jerónimo Alves, presidente do Automóvel Clube da Régua, mostrou-se por um lado satisfeito com o decorrer da prova e por outro, insatisfeito com a Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting (FPAK), já que organizou, para mesmo dia, outra prova, numa localidade diferente: “eu falei com alguns pilotos e por aquilo que eu vejo, o rali foi agradável, toda a gente gostou. As paisagens são fantásticas, como é próprio aqui na nossa região. Foi pena, em termos de participantes, não termos o número que esperávamos, porque o objetivo era ter aqui trinta pilotos, mas pelo facto de haver uma prova em simultâneo, que foi calendarizada posteriormente, não tivemos a adesão habitual. O Automóvel Clube da Régua realiza provas há muitos anos e tivemos sempre acima de vinte e cinco pilotos. Correu tudo muito bem, os pilotos gostaram e o público também.

No final da entrega dos prémios, Jerónimo Alves salientou ainda: “espero que para o ano consigamos fazer novamente esta prova com mais pilotos e com alguma mudança por parte da Federação, porque sem a mudança da Federação não conseguimos fazer nada. Em nome do Clube Automóvel da Régua, agradeço ao presidente da Câmara Municipal de Mesão Frio, a toda a gente que nos apoiou, que esteve connosco e à imprensa. O nosso muito obrigado.”

Alberto Pereira, presidente da Câmara Municipal de Mesão Frio, no final da entrega de prémios destacou que tudo correu como previsto: “Suponho que superamos as expectativas a que nos propusemos, uma vez que foi o primeiro rali em Mesão Frio. Os concorrentes transmitiram um feedback muito positivo, que foi um rali espetacular, com troços muito bonitos, com uma paisagem esplêndida e portanto, o público também correspondeu em grande número.”

O presidente da Câmara Municipal de Mesão Frio avançou ainda que, no próximo ano, há intenção de continuar com a iniciativa que, pela primeira vez decorreu no concelho: “Para o ano, pensamos voltar a organizar o rali, porque quando as iniciativas têm êxito devemos dar-lhe continuidade.”

Entre pilotos, co-pilotos e equipas técnicas, o presidente da Câmara Municipal declarou: “vieram cerca de duzentas pessoas. Depois, estavam milhares de pessoas ao longo dos troços, quer do nosso concelho, quer de outros concelhos, aficionadas pelo desporto automóvel. Tive o privilégio de contactar com algumas pessoas que me disseram que não conheciam o nosso concelho, mas que é um concelho a visitar no futuro. Vão encantados com a forma como as pessoas os receberam. Considero grave a posição da Federação Portuguesa de Automobilismo que autorizou uma prova ao mesmo tempo, noutro concelho e que de certo modo, prejudicou-nos em termos de concorrentes. Em todo o caso, os concorrentes que vieram deram o seu melhor e podemos considerar que foi um resultado muito positivo.”

Apesar da dificuldade com que a organização se debateu, com o número de participantes na prova pontuável, a iniciativa alcançou grande êxito, tal como costuma ser habitual com qualquer tipo de evento que envolva as emoções do desporto motorizado, pois em todas as localidades por onde passou o rali, foi visível o número significativo de pessoas que presenciaram o espetáculo automóvel.

Unknown

Obrigado pela sua sua visita..!

0 comentários para "REGIÃO: Mesão Frio: Rali Município de Mesão Frio contou para o Campeonato Regional de Ralis Nordeste Rali: Tiago Almeida foi o grande vencedor "

Deixe um comentário

Regras de utilização aceitável do noticiasderesende.com

Não obstante as regras definidas e a diligência e zelo a que NOTÍCIAS DE RESENDE se propõe, não é possível um controlo exaustivo dos comentários dos utilizadores e, por isso, não é possível a NOTÍCIAS DE RESENDE garantir a correção, qualidade, integridade, precisão ou veracidade dos referidos comentários.

NOTÍCIAS DE RESENDE não é responsável pelo teor difamatório, ofensivo ou ilegal dos comentários. Todos os textos inseridos nas caixas de comentários disponibilizadas em www.noticiasderesende.com expressam unicamente os pontos de vista e opiniões dos seus respetivos autores.

Apesar da referida impossibilidade de exercer um controlo exaustivo, NOTÍCIAS DE RESENDE reserva-se o direito de bloquear e/ou de retirar das caixas de comentários quaisquer mensagens que contrariem as regras que defende para o bom funcionamento do site, designadamente as de caráter injurioso, difamatório, incitador à violência, desrespeitoso de símbolos nacionais, racista, terrorista, xenófobo e homofóbico.

Os comentadores são incentivados a respeitar o Código de Conduta do Utilizador e os Termos de Uso e Política de Privacidade que podem ser consultados neste endereço:
http://www.noticiasderesende.com/p/politica-de-privacidade.html