Quantcast
[ ]
Notícias de Última Hora
REGIÃO: Castro Daire: Milhares de pessoas passaram pela Festa das Colheitas em Castro Daire
sexta-feira, 28 de setembro de 2012 Publicado por Unknown

O fim de semana de 21, 22 e 23 de setembro levou milhares de pessoas até ao Parque Urbano de Castro Daire, palco escolhido para a Festa das Colheitas do Concelho.

Esta Festa das Colheitas do Concelho de Castro Daire teve a sua abertura na Sexta-feira ao final da tarde, com a comitiva dos convidados a visitar as barraquinhas de expositores onde se podia encontrar os diversos produtos agrícolas da região, e onde estavam demonstradas e recriadas algumas das tradições das colheitas no Concelho.

O Senhor Presidente da Câmara, Fernando Carneiro, acompanhado pelos senhores Vereadores, Presidentes de Junta, Membros da Assembleia Municipal e outros convidados puderam ainda degustar diversas iguarias da gastronomia castrense, também estas alusivas ao que os agricultores têm como tradição.

O dia de Sexta Feita ficou ainda marcado pela atuação do Famoso Cantor Augusto Canário, onde estiveram presentes milhares de pessoas, num estimativa a rondas as 4 mil, que encheram por completo o recinto de Festas, criando uma atmosfera de grande entusiasmo e alegria entre os presentes.

No sábado, dia 22 de setembro, o cartaz cultural foi preenchido por grupos de música tradicional portuguesa, assistindo-se ainda à recriação da Malha e a um majestoso desfile de vestidos de chita, onde marcaram presença dezenas de figurantes e modelos, todos eles castrenses.

Este desfile de moda, cultura e tradições recriou todo o ambiente vivido nas colheitas do Concelho, acompanhado por músicas e cantigas da altura que perpetuam no tempo e fazem parte do imaginário de todos.

No domingo o dia foi dedicado ao gado bovino arouquês e a resposta dos criadores foi a de uma presença massiva no Festa das Colheitas.

Durante a manha decorreu o Concurso Nacional de Bovinos de Raça Arouquesa, onde estiveram centenas de animais arouqueses de criadores de toda a região, sempre com um espírito de grande apego à raça bovina e de promoção da cultura que é inerente a esta raça de bovinos.

A tarde foi abrilhantada por um desfile de carros de vacas, todos eles carregados com os produtos das colheitas da região, sendo seguido pelos animais premiados do concurso da manha.

No desfile além dos muitos populares que se quiseram associar marcaram presença inúmeros cavaleiros, também eles da região, e alguns pastores, representando a pastorícia, também ela com muita história e tradição no concelho.

Nem a muita chuva que se abateu por Castro Daire, na hora do desfile pelas ruas da Vila, conseguiu afastar o público que se espalhou por diversos locais e ruas da Vila e no próprio Parque Urbano, rejubilando com esta manifestação de cultura e tradição das colheitas do antigamente no concelho.

No final do desfile procedeu-se à entrega dos prémios aos criadores que tiveram os seus animais premiados e a todos os participantes.

Nesta cerimónia protocolar o Senhor Presidente da ANCRA (Associação Nacional de criadores da Raça Arouquesa), Fernando Moreira deu os parabéns ao Município Castrense pela iniciativa e caracterizou o Concurso como “Um dos melhores concurso de gado Bovino Arouquês que já se fizeram na região”. O Presidente da ANCRA foi ainda muito elogioso para com o espaço, O Parque Urbano de Castro Daire, caracterizando-o como sendo “Um espaço de excelência e de grande utilidade para o Concelho e para a região, sendo o ideal para este tipo de iniciativas e outras do género”.

O Senhor Presidente da Câmara Municipal de Castro Daire, Fernando Carneiro, agradeceu a presença dos criadores no concurso, de todo o público presente vincando que “esta Festa das Colheitas é a Festa dos agricultores e das tradições do povo castrense, daí ser tão importante e tão bem recebida por todos.” O Autarca afirmou ainda que “aqui fica a prova que é possível rumar contra a crise e fazer eventos válidos que ajudem as populações. Incentivo as pessoas a substituírem a palavra CRISE, retirando-lhe o S para ficar CRIE: crie riqueza, crie ideias, crie soluções e criem projectos que nos levem a ter um futuro melhor para nós e para os vindouros”.

Esta Festa das Colheitas do Concelho de Castro Daire permitiu reviver tradições e divulgar a riqueza da cultura castrense, num ambiente de partilha, acolhimento e festa que deixou satisfeitos organização e participantes e que tornou este evento uma referência do panorama festivo do Concelho e da própria região.

Os muitos milhares de visitantes que passaram pelo recinto e que marcaram presença nas diversas iniciativas deste fim de semana de Festa das Colheitas são a prova da aceitação das pessoas a este tipo de iniciativas e da importância que deve ser dedicada às nossas tradições, como forma de perpetuarmos o nosso passado aos vindouros, sempre numa perspectiva de valorização dos nossos produtos endógenos e do que de melhor tem para oferecer.

Outro dos projetos pioneiros desta Festa das Colheitas foi o lançamento da CASTRO DAIRE TV, o novo canal de televisão da autarquia que foi inaugurado na abertura da Festa das Colheitas e que permitiu transmitir em direto o evento, possibilitando que desta forma o acompanhamento das diversas iniciativas por todos aqueles que em virtude de diversos fatores não puderam estar presentes fisicamente.

Numa época de crise e de alguma nostalgia das pessoas esta Festa das Colheitas representou para os castrenses uma lufada de ar fresco e um incentivo para que continuem a criar riqueza e para aproveitar as potencialidades turísticas, culturais, tradicionais e históricas que o Concelho tem.

Perante a grande adesão e recetividade que se sentiu na Festa das Colheitas 2012 a organização, a cargo da Câmara Municipal, promete criar novas e mais sinergias para que esta Festa das Colheitas continue a crescer, a envolver os castrense e a trazer ainda mais pessoas até ao Concelho.

Unknown

Obrigado pela sua sua visita..!

0 comentários para "REGIÃO: Castro Daire: Milhares de pessoas passaram pela Festa das Colheitas em Castro Daire"

Deixe um comentário

Regras de utilização aceitável do noticiasderesende.com

Não obstante as regras definidas e a diligência e zelo a que NOTÍCIAS DE RESENDE se propõe, não é possível um controlo exaustivo dos comentários dos utilizadores e, por isso, não é possível a NOTÍCIAS DE RESENDE garantir a correção, qualidade, integridade, precisão ou veracidade dos referidos comentários.

NOTÍCIAS DE RESENDE não é responsável pelo teor difamatório, ofensivo ou ilegal dos comentários. Todos os textos inseridos nas caixas de comentários disponibilizadas em www.noticiasderesende.com expressam unicamente os pontos de vista e opiniões dos seus respetivos autores.

Apesar da referida impossibilidade de exercer um controlo exaustivo, NOTÍCIAS DE RESENDE reserva-se o direito de bloquear e/ou de retirar das caixas de comentários quaisquer mensagens que contrariem as regras que defende para o bom funcionamento do site, designadamente as de caráter injurioso, difamatório, incitador à violência, desrespeitoso de símbolos nacionais, racista, terrorista, xenófobo e homofóbico.

Os comentadores são incentivados a respeitar o Código de Conduta do Utilizador e os Termos de Uso e Política de Privacidade que podem ser consultados neste endereço:
http://www.noticiasderesende.com/p/politica-de-privacidade.html