Quantcast
[ ]
Notícias de Última Hora
Hélder Amaral: «Poupar e Exportar»
quinta-feira, 28 de junho de 2012 Publicado por Unknown

Hélder Amaral
Deputado do CDS-PP
A saída de bens do país aumentou 8,4%, enquanto a entrada de bens diminuiu 7,7%. São estes os elementos registados até Abril de 2012. De acordo com dados do Banco de Portugal, no primeiro quadrimestre de 2012 as exportações portuguesas de bens e serviços ascenderam a 20,4 mil milhões de euros, o que representa um aumento de 7,1% face a igual período de 2011, e constitui o melhor registo no período dos últimos cinco anos. Ou seja, no primeiro quadrimestre deste ano exportámos mais 1,34 Mil Milhões de Euros do que em relação ao período homólogo do ano passado. De salientar a redução do défice comercial de 76,2%.

Quer isto dizer que as coisas têm corrido bem no desagravamento do défice da balança comercial. O acréscimo registado nas saídas de bens com destino para a China contribuiu significativamente para a evolução positiva das saídas de bens para os mercados externos, que se deveu essencialmente ao crescimento verificado nas exportações de veículos e outro material de transporte. Neste período, a China foi o 4º maior mercado de destino para os veículos e outro material de transporte produzidos em Portugal. Os números oficiais revelam a vitalidade de uma base económica saudável, e salientam o espírito empreendedor dos empresários portugueses, das empresas nacionais e das associações empresariais que, sectorialmente, as representam.

Este é o primeiro sinal de que a retoma do crescimento económico é possível, e que todos os sacrifícios que nos são pedidos não serão inúteis. Mas para que este bom resultado não seja em vão, vamos ter que poupar um pouco mais, principalmente o Estado. Bem sei que o esforço de contenção da despesa tem sido evidente, mas está longe de ser satisfatório: existem ainda muitos interesses corporativos, muito desperdício que importa erradicar. De seguida, teremos que olhar muito a sério para a nossa capacidade produtiva, para o nosso mercado interno e para os nossos produtos. Nessas categorias de produtos, destacam-se os produtos agrícolas, dos quais Portugal importou em Janeiro mais 234 milhões de euros do que exportou, e também os produtos alimentares, com um défice de 12 milhões de euros.

Olhando mais para dentro das categorias e vendo o tipo de produtos, de acordo com os dados que temos disponíveis, Portugal apresentou défices comerciais nomeadamente no que respeita a animais vivos, peixe e crustáceos, produtos hortícolas, leite e lacticínios, frutas, cascas de citrinos e de melões, cereais, produtos alimentares em geral, seda, lã, algodão e vestuário sem ser de malha. Isto significa que não só Portugal deve exportar cada vez mais, como também os portugueses devem optar por consumir, sempre que possível, produtos de origem nacional.

Os consumidores que o fazem estão a ajudar o nosso país, uma vez que contribuem para a redução das importações. Para além disso, estão também a estimular a produção nacional, o que, por conseguinte, cria nas empresas a necessidade de contratação de mais mão-de-obra, e inevitavelmente faz com que se criem mais postos de trabalho e se reduza o número de desempregados. Estão por isso de parabéns os trabalhadores e empresários que têm sabido encontrar soluções. Saibamos todos nós fazer o que está perfeitamente ao nosso alcance: recuperar o nosso mercado interno.

Unknown

Obrigado pela sua sua visita..!

0 comentários para "Hélder Amaral: «Poupar e Exportar»"

Deixe um comentário

Regras de utilização aceitável do noticiasderesende.com

Não obstante as regras definidas e a diligência e zelo a que NOTÍCIAS DE RESENDE se propõe, não é possível um controlo exaustivo dos comentários dos utilizadores e, por isso, não é possível a NOTÍCIAS DE RESENDE garantir a correção, qualidade, integridade, precisão ou veracidade dos referidos comentários.

NOTÍCIAS DE RESENDE não é responsável pelo teor difamatório, ofensivo ou ilegal dos comentários. Todos os textos inseridos nas caixas de comentários disponibilizadas em www.noticiasderesende.com expressam unicamente os pontos de vista e opiniões dos seus respetivos autores.

Apesar da referida impossibilidade de exercer um controlo exaustivo, NOTÍCIAS DE RESENDE reserva-se o direito de bloquear e/ou de retirar das caixas de comentários quaisquer mensagens que contrariem as regras que defende para o bom funcionamento do site, designadamente as de caráter injurioso, difamatório, incitador à violência, desrespeitoso de símbolos nacionais, racista, terrorista, xenófobo e homofóbico.

Os comentadores são incentivados a respeitar o Código de Conduta do Utilizador e os Termos de Uso e Política de Privacidade que podem ser consultados neste endereço:
http://www.noticiasderesende.com/p/politica-de-privacidade.html