Quantcast
[ ]
Notícias de Última Hora
REGIÃO: Mesão Frio: Feira do Livro atraiu centenas de Crianças
terça-feira, 29 de maio de 2012 Publicado por Unknown

A Câmara Municipal de Mesão Frio promoveu de 24 a 27 de maio, na Praça do Pelourinho, mais uma edição da Feira do Livro. No decorrer de toda a iniciativa, em colaboração com os monitores da Biblioteca Escolar da E.B. 2/3 S Prof. António da Natividade, vários contadores de histórias passaram todos os dias pelo recinto da Feira. A iniciativa que, ao longo dos últimos anos tem atraído cada vez mais público contou com a presença de centenas de crianças.

A sessão de abertura da Feira do Livro teve lugar no dia 24 de maio, com a inauguração da “Exposição Guerra Junqueiro”, na Residência de estudantes de Mesão Frio, em colaboração da Direção Regional de Cultura do Norte.

Pelas 15 horas, decorreu o encontro com o escritor Nuno Meireles, no auditório Municipal, onde várias pessoas assistiram, com grande admiração e reconhecimento ao relato de vida e obra do escritor natural de Amarante, com paralisia cerebral. Na apresentação do livro de Nuno Meireles foram debatidas várias temáticas, como a descriminação social e a diferença entre classes, que acabaram por sensibilizar toda a plateia. No final da apresentação, todos os presentes tiveram direito a uma sessão de autógrafos.

Mário Sousa Pinto, Vice-Presidente da Câmara Municipal de Mesão Frio, afirmou que a apresentação do livro de Nuno Meireles serviu para “celebrar o saber e o conhecimento”, pois “os livros são instrumentos muito importantes na sua difusão”. O Vice-Presidente aproveitou ainda para fazer referência ao investimento que a Câmara Municipal de Mesão Frio tem feito para fomentar todas as iniciativas culturais. O Programa Contratos Locais de Desenvolvimento Social (CLDS), em parceria com a Câmara Municipal de Mesão Frio desenvolveu uma atividade integrada no projeto “Ser Cidadão”, visando a sensibilização para a exclusão de barreiras arquitetónicas que dificultam a acessibilidade das pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida a alguns serviços existentes no concelho. Esta iniciativa foi mais uma das atividades inerentes à parceria estabelecida.

O segundo dia da Feira do Livro, dia 25 de maio foi assinalado com atuações da Companhia Teatro Filandorra – Teatro do Nordeste, que tiveram lugar a partir das 10 horas, apresentando a peça “O macaco de rabo cortado”. O espetáculo destinado a alunos do ensino pré-escolar e ensino básico, contou com a presença de mais de 200 alunos, no Auditório Municipal de Mesão Frio. Bibiana Mota, membro desta Companhia de teatro que mantém um protocolo com o Município de Mesão Frio, revelou que “a adesão por parte das crianças de Mesão Frio é sempre muito boa. Neste espetáculo as crianças interagem muito e o objetivo é mesmo esse”, relata.

No dia 26 de maio, Mesão Frio recebeu pelas 22 horas a sessão de Teatro de Comédia “Pão com Histórias”, promovida pela Oficina de Teatro de Favaios (OFITEFA). Mais uma vez, a OFITEFA visitou o Concelho para apresentar a comédia que ilustra a vida de pessoas que passaram pela vila de Favaios. O espetáculo de memórias cruzadas e vidas de quem vivia o pão, que normalmente é representado na rua, foi desta vez apresentado no Auditório Municipal de Mesão Frio.

No dia 27 de maio, pelas 14h30, a Câmara Municipal de Mesão Frio promoveu uma atividade para pais e filhos, com jogos populares, pinturas faciais e ateliers de pintura. Isabel Ramos, professora no Agrupamento de Escolas de Mesão Frio, afirmou que “o balanço da Feira é positivo. Acho que os pais devem vir a este tipo de eventos, porque quem lê mais, quase de certeza lê melhor. Ler mais é também melhor para os estudos.”

Isabel Vieira, vendedora na Feira do Livro, lembra a crise que este ano se está a viver “o ano passado compraram mais um bocado, porque tínhamos o desconto de 10% sobre o valor do livro, Este ano isso não aconteceu. O espaço é mais reduzido, logo temos menos variedade de livros”, refere. O público infantil foi o que mais se destacou na iniciativa, pois, segundo Isabel Vieira “os livros que têm sido mais procurados são os livros infantis”.

A Feira encerrou pelas 18 horas, com os contadores de histórias, que marcaram presença no decorrer de toda a Feira do Livro. No próximo ano, o Concelho de Mesão Frio espera receber mais uma edição da Feira do Livro, uma iniciativa que pretendeu celebrar o livro como objeto de crescimento cultural das populações.

Unknown

Obrigado pela sua sua visita..!

0 comentários para "REGIÃO: Mesão Frio: Feira do Livro atraiu centenas de Crianças"

Deixe um comentário

Regras de utilização aceitável do noticiasderesende.com

Não obstante as regras definidas e a diligência e zelo a que NOTÍCIAS DE RESENDE se propõe, não é possível um controlo exaustivo dos comentários dos utilizadores e, por isso, não é possível a NOTÍCIAS DE RESENDE garantir a correção, qualidade, integridade, precisão ou veracidade dos referidos comentários.

NOTÍCIAS DE RESENDE não é responsável pelo teor difamatório, ofensivo ou ilegal dos comentários. Todos os textos inseridos nas caixas de comentários disponibilizadas em www.noticiasderesende.com expressam unicamente os pontos de vista e opiniões dos seus respetivos autores.

Apesar da referida impossibilidade de exercer um controlo exaustivo, NOTÍCIAS DE RESENDE reserva-se o direito de bloquear e/ou de retirar das caixas de comentários quaisquer mensagens que contrariem as regras que defende para o bom funcionamento do site, designadamente as de caráter injurioso, difamatório, incitador à violência, desrespeitoso de símbolos nacionais, racista, terrorista, xenófobo e homofóbico.

Os comentadores são incentivados a respeitar o Código de Conduta do Utilizador e os Termos de Uso e Política de Privacidade que podem ser consultados neste endereço:
http://www.noticiasderesende.com/p/politica-de-privacidade.html