Quantcast
[ ]
Notícias de Última Hora
Acácio Pinto: «Mapa judiciário: cegueira, surdez e incompetência»
quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012 Publicado por Unknown

Acácio Pinto
Deputado do PS
Nunca o interior sofreu um ataque tão violento como aquele de que está a ser alvo por parte deste Governo.

E a violência mede-se pela contundência do ataque a uma das questões mais básicas e elementares de uma sociedade estruturada segundo os princípios do estado de direito, que é o da acessibilidade universal à justiça.

A proposta de mapa judiciário, com o encerramento de seis tribunais no distrito de Viseu (Tabuaço, Armamar, Resende, Castro Daire, Nelas e Oliveira de Frades), apresentada por este Governo representa, pois, o abandono do interior do país e um perigoso retrocesso civilizacional. Se é bem verdade que os ricos sempre saberão como e onde procurar a justiça, já os mais pobres, e se ainda do interior, encontrarão nesta reforma uma cega e forte limitação no acesso à domus iustitiae que a Constituição e qualquer Carta relacionada com os Direitos Humanos lhes conferem.

Só posso estar, como é bom de ver, frontalmente contra esta reforma irracional concebida a partir de um qualquer gabinete ministerial no Terreiro do Paço. Utilizar como critérios o número de processos entrados, sem ter em conta as pendências e “medir” por guia Michelin os tempos de deslocação sem ter em conta as acessibilidades serranas, por exemplo no Montemuro, no Caramulo e na Freita ou na Nave, são NÃO CRITÉRIOS por tanta superficialidade e arbitrariedade.

Será que algum dos desenhadores e avalistas deste mapa judiciário alguma vez desceu a serra do Montemuro desde Feirão ou de São Cipriano até Resende? E de Granja do Tedo ou de Valença do Douro até Tabuaço? E de Varzielas ou de S. João da Serra até Oliveira de Frades? E de Cabril ou de Almofala até Castro Daire? E de Queimadela ou de Goujoim até Armamar? E será que conhecem a industrialização do concelho de Nelas?

As respostas só podem ser negativas às perguntas anteriores. Não conhecem e não sabem que viver nestes territórios é um ato de coragem sem que com isto os residentes se considerem “piegas” ou “coitadinhos”. Os residentes neste interior têm alma e caráter e sabem muito bem, sem vitimização, os caminhos que devem trilhar habituados que estão às agruras da natureza. O que eles só querem e exigem é respeito pelo território, pela coesão territorial e pela acessibilidade / proximidade às funções mais elementares do nosso estado tal qual o concebemos, como sejam, por exemplo, a justiça e a segurança, ou a saúde e a educação.

As pessoas e as instituições, nomeadamente as autarquias, saberão dar uma resposta a este feroz ataque do Governo ao distrito de Viseu e ao interior em geral.

Unknown

Obrigado pela sua sua visita..!

1 comentários para "Acácio Pinto: «Mapa judiciário: cegueira, surdez e incompetência»"

  1. Esta mensagem serve para os indivíduos, para os pobres, ou para todos aqueles que
    está na necessidade de um empréstimo especial para reconstruir suas vidas.
    Você está procurando por empréstimo para reviver suas atividades
    para a realização de um projeto, ou comprar um apartamento
    mas você está proibido de banco ou sua pasta foi rejeitado no
    o banco. Sou um particular que fornece empréstimos que variam de€ 1.000
    900.000.00€ para todas as pessoas capazes de satisfazer as condições. Eu
    não sou um Banco e eu não requer um monte de documentos para você
    a confiança, mas você deve ser uma pessoa Justa, Honesta,
    Sábio e Confiável. Eu, concede empréstimos a pessoas vivas em todos os
    A europa e em todo o Mundo( França , Bélgica , Suíça ,
    Roménia , Itália , Espanha , Canadá , Portugal , Índia, Ilha de
    marshall...). Minha taxa de juros é de 3% por ano. Se você precisa de
    dinheiro para outras razões, por favor, não hesite em contactar-me para mais
    informações. Eu estou disponível para atender meus clientes de uma
    período máximo de 5 Dias após a recepção do seu formulário
    pedido. Se você estiver interessado, por favor contacte-me para mais
    as informações Aqui está o meu e-mail :
    aidefinance91@gmail.com

Deixe um comentário

Regras de utilização aceitável do noticiasderesende.com

Não obstante as regras definidas e a diligência e zelo a que NOTÍCIAS DE RESENDE se propõe, não é possível um controlo exaustivo dos comentários dos utilizadores e, por isso, não é possível a NOTÍCIAS DE RESENDE garantir a correção, qualidade, integridade, precisão ou veracidade dos referidos comentários.

NOTÍCIAS DE RESENDE não é responsável pelo teor difamatório, ofensivo ou ilegal dos comentários. Todos os textos inseridos nas caixas de comentários disponibilizadas em www.noticiasderesende.com expressam unicamente os pontos de vista e opiniões dos seus respetivos autores.

Apesar da referida impossibilidade de exercer um controlo exaustivo, NOTÍCIAS DE RESENDE reserva-se o direito de bloquear e/ou de retirar das caixas de comentários quaisquer mensagens que contrariem as regras que defende para o bom funcionamento do site, designadamente as de caráter injurioso, difamatório, incitador à violência, desrespeitoso de símbolos nacionais, racista, terrorista, xenófobo e homofóbico.

Os comentadores são incentivados a respeitar o Código de Conduta do Utilizador e os Termos de Uso e Política de Privacidade que podem ser consultados neste endereço:
http://www.noticiasderesende.com/p/politica-de-privacidade.html