Quantcast
[ ]
Notícias de Última Hora
Ciclo “Imagens de Portugal” na Cinemateca Portuguesa: Termas e sanatórios encerram ciclo de cinema do centenário do turismo
quarta-feira, 25 de janeiro de 2012 Publicado por Unknown

Desde Outubro que a Comissão Nacional do Centenário do Turismo em Portugal exibe, na Cinemateca Portuguesa, sessões de documentários de turismo, numa série intitulada "Imagens de Portugal", integrada na programação nacional.

Neste mês de Janeiro, o ciclo chega ao fim dia 26, quinta-feira, a partir das 19h30, com uma sessão que percorre a história do termalismo e dos sanatórios, com seis filmes dos anos vinte a sessenta. Esta sessão será apresentada pela historiadora Helena Gonçalves Pinto, especialista em arquitecturas da saúde.

Trata-se de uma sessão sobre a "paisagem que cura", das águas e dos ares, imagens raras dos sanatórios e das termas, no primeiro caso quando a tuberculose grassava nas grandes cidades e quatro documentários mostrando a evolução das infra-estruturas termais e a ligação, cada vez mais importante, com o turismo.

Nesta sessão será protocolado mais um restauro de um filme histórico turístico, entre a Comissão Nacional e a Cinemateca Portuguesa, desta vez a película "Os Monumentos de Belém", de 1960, do realizador António Lopes Ribeiro. Estarão presentes Jorge Mangorrinha, presidente da Comissão Nacional do Centenário do Turismo em Portugal, e Carlos Mamede, vogal executivo desta Comissão Nacional e vice-presidente da Fundação INATEL.

As comemorações do Centenário do Turismo em Portugal decorrem desde o início de 2011 e prolongam-se até Maio de 2012, sendo marcadas pelo Congresso do Centenário, realizado no passado mês de Maio, em Lisboa, mais de três dezenas de encontros técnico-científicos, em todo o país, 11 exposições ou mostras, que já ultrapassaram os 100.000 visitantes, um conjunto de passeios e, ainda, passatempos e concursos.

O Centenário do Turismo em Portugal tem o Alto Patrocínio do Presidente da República e o apoio do Governo de Portugal, cujo executivo anterior confiou na Comissão Nacional o cumprimento do programa das comemorações.

Programa de "Imagens de Portugal" (26 de Janeiro):

Termas e Sanatórios

CALDAS DE CANAVEZES
Portugal, 1922 / 4 min

SETÚBAL SANATÓRIO DO OUTÃO
de Virgílio Nunes
Portugal, 1930 / 10 min

CARAMULO
Portugal, 1936 / 8 min

CALDAS DE AREGOS
de Armando de Miranda
Portugal, 1945 / 9 min

A NOSSA RIQUEZA TERMAL
de Cândido da Costa Pinto
Portugal, 1961 / 20 min

ÁGUAS VIVAS
de Alfredo Tropa
Portugal, 1969 / 10 min 

Duração total da sessão: 61 min
Sala Luís de Pina
Qui. [26] 19:30

Unknown

Obrigado pela sua sua visita..!

0 comentários para "Ciclo “Imagens de Portugal” na Cinemateca Portuguesa: Termas e sanatórios encerram ciclo de cinema do centenário do turismo"

Deixe um comentário

Regras de utilização aceitável do noticiasderesende.com

Não obstante as regras definidas e a diligência e zelo a que NOTÍCIAS DE RESENDE se propõe, não é possível um controlo exaustivo dos comentários dos utilizadores e, por isso, não é possível a NOTÍCIAS DE RESENDE garantir a correção, qualidade, integridade, precisão ou veracidade dos referidos comentários.

NOTÍCIAS DE RESENDE não é responsável pelo teor difamatório, ofensivo ou ilegal dos comentários. Todos os textos inseridos nas caixas de comentários disponibilizadas em www.noticiasderesende.com expressam unicamente os pontos de vista e opiniões dos seus respetivos autores.

Apesar da referida impossibilidade de exercer um controlo exaustivo, NOTÍCIAS DE RESENDE reserva-se o direito de bloquear e/ou de retirar das caixas de comentários quaisquer mensagens que contrariem as regras que defende para o bom funcionamento do site, designadamente as de caráter injurioso, difamatório, incitador à violência, desrespeitoso de símbolos nacionais, racista, terrorista, xenófobo e homofóbico.

Os comentadores são incentivados a respeitar o Código de Conduta do Utilizador e os Termos de Uso e Política de Privacidade que podem ser consultados neste endereço:
http://www.noticiasderesende.com/p/politica-de-privacidade.html