Quantcast
[ ]
Notícias de Última Hora
António Almeida Henriques: «2012: Há sinais de esperança?»
sexta-feira, 6 de janeiro de 2012 Publicado por Unknown

António Almeida Henriques
Secretário de Estado Adjunto
da Economia e Desenvolvimento Regional
Começo por formular aos leitores os votos de um feliz 2012! Faço-o vivamente porque não existem anos bons ou maus à partida. A sua maior ou menor felicidade depende, em boa medida, do que soubermos fazer deles.

2012 parece nascer sob maus presságios. É anunciado como um ano difícil. E sê-lo-á, de facto, para as famílias, as empresas, os municípios, o Estado. Em suma, para todos. Mas é também nas provas mais exigentes que o melhor de nós vem ao de cima, que nos confrontamos com os nossos limites e somos desafiados a superá-los. Isto é tão válido para o país, como para cada um, individualmente.

É sensível já o cansaço dos portugueses com a palavra “crise”, mas a realidade europeia e mundial em 2012 poderá impedir-nos de substituí-la tão rapidamente quanto desejaríamos. Haverá, ainda assim, sinais de esperança?

Ensina – e bem - a sabedoria popular que “a necessidade aguça o engenho”. O país passou, noutros momentos da sua história, por desafios muito rigorosos e soube vencê-los. A coragem, a capacidade de adaptação e um singular sentido de solidariedade (particularmente importante em momentos de carências) fazem parte da nossa identidade, aquilo que nos fez enquanto povo. Este é o tempo para resgatá-la. Os leitores, originários ou residentes desta região, sabem bem do que falo.

Permito-me neste diálogo assinalar dois factos recentes, um no plano nacional, outro no plano regional, que nos podem inspirar expectativa e confiança.

O primeiro respeita à parceria celebrada há dias entre a EDP e a China Three Gorges. Pondo de lado medos atávicos sem sentido, este acontecimento deve orgulhar-nos, valoriza muito a reputação global de Portugal (num momento decisivo) e abre portas a outros ativos nacionais, incluindo pequenas e médias empresas.

O segundo está relacionado com os números agora divulgados da execução dos fundos comunitários nas regiões portuguesas. O segundo semestre do ano de 2011 revelou uma aceleração de 40 por cento dos financiamentos pagos, face aos primeiros seis meses do ano. O nível médio mensal de transferências para a economia subiu, assim, de 137 para 200 milhões de Euros. Estes saltos (assinaláveis) traduzem dois sinais muito positivos: de vitalidade das empresas e das regiões, por um lado; de maior agilidade e compromisso do país na gestão e aplicação responsáveis das ajudas europeias.

Temos um caminho pela frente em 2012. Percorramo-lo com coragem e determinação.

Unknown

Obrigado pela sua sua visita..!

0 comentários para "António Almeida Henriques: «2012: Há sinais de esperança?»"

Deixe um comentário

Regras de utilização aceitável do noticiasderesende.com

Não obstante as regras definidas e a diligência e zelo a que NOTÍCIAS DE RESENDE se propõe, não é possível um controlo exaustivo dos comentários dos utilizadores e, por isso, não é possível a NOTÍCIAS DE RESENDE garantir a correção, qualidade, integridade, precisão ou veracidade dos referidos comentários.

NOTÍCIAS DE RESENDE não é responsável pelo teor difamatório, ofensivo ou ilegal dos comentários. Todos os textos inseridos nas caixas de comentários disponibilizadas em www.noticiasderesende.com expressam unicamente os pontos de vista e opiniões dos seus respetivos autores.

Apesar da referida impossibilidade de exercer um controlo exaustivo, NOTÍCIAS DE RESENDE reserva-se o direito de bloquear e/ou de retirar das caixas de comentários quaisquer mensagens que contrariem as regras que defende para o bom funcionamento do site, designadamente as de caráter injurioso, difamatório, incitador à violência, desrespeitoso de símbolos nacionais, racista, terrorista, xenófobo e homofóbico.

Os comentadores são incentivados a respeitar o Código de Conduta do Utilizador e os Termos de Uso e Política de Privacidade que podem ser consultados neste endereço:
http://www.noticiasderesende.com/p/politica-de-privacidade.html