Quantcast
[ ]
Notícias de Última Hora
REGIÃO: Baião: Xadrez humano na EB 2/3 de Santa Marinha do Zêzere
segunda-feira, 27 de junho de 2011 Publicado por Unknown

No dia 22 de Junho, realizou-se um jogo de Xadrez ao vivo, inserido nas actividades de final de ano lectivo.

O Agrupamento faz parte pelo segundo ano consecutivo do Projecto TEIP – Território Educativo de Intervenção Prioritária. Este projecto permitiu a criação do clube de Xadrez (Xeque-mate) e um maior envolvimento dos alunos. De facto motivar os alunos e promover o seu sucesso educativo é a prioridade de todos os intervenientes neste projecto.

Neste contexto, o Clube de Xadrez, promovido pelo docente Fernando Valentim contou com os apoios necessários à dinamização do referido clube.

Este clube teve várias vertentes de trabalho ao longo deste ano lectivo. Em primeiro lugar a aprendizagem das regras de jogo e consequente aplicação em vários torneios internos, nomeadamente o campeonato da escola e a taça da rainha, aonde se realizaram cerca de mil jogos.

A segunda vertente relaciona-se com o Xadrez para os mais novos, envolvendo assim cinco escolas do 1º Ciclo: Fonseca, Teixeira, Teixeiró, Senhora e Gestaçô. As quatro primeiras escolas receberam aulas de aprendizagem nas suas próprias instalações, enquanto a quinta escola se deslocou à escola sede, numa visita articulada com a Biblioteca Escolar.

A terceira vertente prende-se com o Xadrez Humano, desenhado no presente ano lectivo, contando com duas apresentações públicas, uma na Escola Preparatória de Resende e esta agora, na sede do Agrupamento.

O clube conta já com um património que lhe permite encarar futuras participações em espectáculos, estando já previstas deslocações a outras escolas do país no inicio do próximo ano lectivo.

Para o responsável pelo clube, este conjunto de actividades permite aos alunos criar uma maior motivação para a escola, propiciando uma maior atenção e concentração em sala de aula; o planeamento; a memória; a vontade de vencer; o autocontrolo; a lógica matemática, o raciocínio analítico e sintético; a criatividade e inteligência.

Finalmente, e em termos competitivos, como refere o docente, pretende-se abrir os horizontes da competição saudável deste alunos, através da participação no campeonato de Desporto Escolar da modalidade.

Aquilino Rocha Pinto

Unknown

Obrigado pela sua sua visita..!

0 comentários para "REGIÃO: Baião: Xadrez humano na EB 2/3 de Santa Marinha do Zêzere"

Deixe um comentário

Regras de utilização aceitável do noticiasderesende.com

Não obstante as regras definidas e a diligência e zelo a que NOTÍCIAS DE RESENDE se propõe, não é possível um controlo exaustivo dos comentários dos utilizadores e, por isso, não é possível a NOTÍCIAS DE RESENDE garantir a correção, qualidade, integridade, precisão ou veracidade dos referidos comentários.

NOTÍCIAS DE RESENDE não é responsável pelo teor difamatório, ofensivo ou ilegal dos comentários. Todos os textos inseridos nas caixas de comentários disponibilizadas em www.noticiasderesende.com expressam unicamente os pontos de vista e opiniões dos seus respetivos autores.

Apesar da referida impossibilidade de exercer um controlo exaustivo, NOTÍCIAS DE RESENDE reserva-se o direito de bloquear e/ou de retirar das caixas de comentários quaisquer mensagens que contrariem as regras que defende para o bom funcionamento do site, designadamente as de caráter injurioso, difamatório, incitador à violência, desrespeitoso de símbolos nacionais, racista, terrorista, xenófobo e homofóbico.

Os comentadores são incentivados a respeitar o Código de Conduta do Utilizador e os Termos de Uso e Política de Privacidade que podem ser consultados neste endereço:
http://www.noticiasderesende.com/p/politica-de-privacidade.html